Interreg Europe – CHARME [digital Cultural Heritage Activities acRoss Multiple European regions]

A Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com quatro cidades europeias e com a Universidade de Pavia (Itália), participa no projeto CHARME – Digital Cultural Heritage Activity acRoss Multiple European Regions, cofinanciado pela União Europeia.

O projeto CHARME encontra-se entre as 78 propostas europeias admitidas para financiamento no âmbito da segunda convocatória do Interreg Europe, programa europeu de cooperação territorial.

O projeto CHARME vai desenvolver-se através da implementação de um processo de aprendizagem, incluindo o intercâmbio de boas práticas, centrado na questão da digitalização do património cultural, como elemento-chave, quer na construção da identidade europeia como na promoção da inovação, da criatividade e do crescimento económico. A digitalização do património cultural é uma ação abrangente de apoio a numerosas atividades de gestão e promoção do património cultural – como o restauro e a preservação, a conservação planeada, o impacto relacionado com o clima – bem como tem incidência na participação dos cidadãos: público não especializado, alvos específicos como os jovens e inclusão cultural, com destaque para as pessoas mais desfavorecidas.

Os PARCEIROS do projeto são os Municípios de Pavia (Itália – líder do projeto), Coimbra (Portugal), Iasi (Roménia), Turku (Finlândia) e a Comunidade Urbana de Grand Poitiers (França) – que colaboram há mais de dois anos no âmbito da Aliança EC2U, rede do projeto Campus Europeu de Cidades-Universidades que envolve as respetivas universidades. No contexto da sua colaboração, o tema do património cultural foi imediatamente identificado como sendo de interesse prevalecente, considerando a caraterística comum de sermos cidades de média dimensão com um importante património histórico-artístico, interessadas em aprender e capitalizar as experiências umas das outras neste domínio.

A Universidade de Pavia (Itália) também está envolvida através das competências do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, participando como parceiro consultivo que orienta o processo de aprendizagem desenvolvido pelo projeto.

Todas as entidades envolvidas no projeto CHARME assinaram um Acordo de Amizade em Pavia, em 2022, que deu início ao “Culture and Heritage Living Lab”, no contexto do qual surgiu a necessidade de desenvolver o projeto CHARME.

Cada município parceiro envolve nas atividades do projeto algumas entidades locais consideradas relevantes em relação ao tópico abordado. Há um total de 34 organizações que participarão nas atividades do projeto CHARME, incluindo, no caso de Coimbra, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o TUMO, programa educativo que combina tecnologia com criatividade. A Câmara Municipal de Coimbra partilha no projeto Interreg Europe a experiência de digitalização do património cultural na Torre de Almedina, do Museu Municipal de Coimbra.

De acordo com o Programa Interreg Europe, o objetivo do projeto CHARME é a melhoria de um instrumento político por cada parceiro, visando a implementação de estratégias de desenvolvimento regional e, em última análise, apresentar soluções que beneficiem todos os cidadãos.

Para tal, a Câmara Municipal de Coimbra identificou o Programa Regional do Centro 2030, cuja entidade gestora é a CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

A melhoria deste instrumento de política poderá ser conseguida através da inclusão de critérios de seleção nos convites a lançar no futuro pelo instrumento de política, que valorizem as candidaturas que tenham em conta a dimensão digital, especificamente, no património cultural.

O orçamento global do projeto CHARME é de 1.366.646,00 euros: 80% é cofinanciado pela União Europeia e os restantes 20% são cobertos pela parceria.

As atividades do projeto desenvolvem-se ao longo de quatro anos:

➜ nos primeiros três anos (fase central), o processo de aprendizagem decorrerá através de reuniões locais e de reuniões inter-regionais a nível europeu, a primeira das quais deverá ter lugar em Pavia, aproximadamente no mês de setembro. Ao longo do decurso do projeto CHARME serão delineadas e aplicadas propostas para melhorar os instrumentos políticos;
➜ o último ano (fase de acompanhamento) será dedicado ao controlo dos efeitos das melhorias introduzidas e terminará com uma reunião internacional final em Pavia.

O projeto CHARME envolve no seu projeto o Gabinete de Integração Europeia de Lviv (Ucrânia), também envolvido no projeto EC2U através da sua universidade. A participação como “parceiro de descoberta” no CHARME permitirá a Lviv a familiarização com o processo inter-regional de troca de experiências, com o objetivo de aumentar a sua capacidade de atuação europeia, quer na questão da digitalização do património cultural, como na gestão de projetos de cooperação internacional.

🌐 Página Oficial do Projeto

📹 Kick-Off Meeting progetto CHARME