Escadas na Urbanização Quinta das Lágrimas – Requalificação

IDENTIFICAÇÃO
Obra: “Escadas na Urbanização Quinta das Lágrimas – Requalificação”

UF de Santa Clara e Castelo Viegas

Planta de Localização

Zona a Intervir

MEMÓRIA DESCRITIVA

GENERALIDADES

Na Urbanização Quinta das Lágrimas, existem umas escadas em espaço público entre os Lotes 5 e 6 que apresentam graves problemas de infiltrações de águas pluviais.

Se por um lado é muito evidente que a inexistência de órgãos de drenagem no topo da escada é uma das principais razões, não se sabe ao certo se poderão existir outros fatores associados.
Assim, a principal solução passa pela recolha das águas pluviais superficiais e encaminhamento para os órgãos de drenagem existentes, bem como a implantação de um dreno mais profundo que consiga assegurar que o problema de infiltração fique resolvido.

Verificou-se no local a existência de dois armários da “E-Redes”, um de cada lado da escada e, por isso, existe a travessia de cabos de baixa tensão e de iluminação pública na zona onde se prevê a colocação dos órgãos de drenagem mencionados anteriormente, obrigando assim a uma escavação cuidada.

Todo este problema de infiltrações originou uma série de patologias graves ao nível da estrutura das escadas, provocando o destacamento de pedaços de betão nas vigas resistentes do lado do Lote 6, ficando a armadura desprotegida e suscetível ao processo de carbonatação. A laje de teto e paredes (por baixo da referida escada) também apresentam sinais de saturação devido à água que se vai infiltrando.

Para além destes problemas de maior gravidade e que carecem de intervenção urgente, também se observam outro tipo de intervenções de manutenção necessárias, tanto ao nível de juntas nos degraus das escadas, como de pinturas no geral.

SOLUÇÃO ADOTADA

Tendo em conta a profundidade das caixas de visita existentes no local, o dreno ficará localizado a uma profundidade de 1,20m, por forma a que o escoamento das águas captadas seja feito de forma gravítica, inicialmente até uma caixa mais próxima situada na calçada e depois conduzida até uma caixa já existente no arruamento.

Por sua vez, as grelhas de recolha das águas superficiais terão igualmente uma ligação inicial à caixa de visita mais próxima.

A calçada vai ser levantada e recolocada, por forma a corrigir a falta de pendentes no encaminhamento da água para os órgãos de drenagem.

Quanto às estruturas danificadas, está prevista a remoção do betão degradado, reforço das armaduras com novos varões, aplicação de agente de colagem e revestimento anticorrosivo para armaduras, argamassa monocomponente reforçada, aplicação de microbetão de enchimento C30/37 e por fim pintadas de cor igual à existente.

Relativamente às restantes intervenções, será necessário o refechamento de juntas existentes nas escadas, reparação de zonas com reboco danificado, pintura do gradeamento metálico e pitura de alvenarias em geral de cor igual à existente.

PROJECTO

Equipa Técnica