Intervenção inicial do vice-presidente Francisco Veiga | Reunião de Câmara, 18 de dezembro

O vice-presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Francisco Veiga, aproveitou a sua intervenção inicial para destacar algumas iniciativas no âmbito dos seus pelouros. O lançamento do catálogo da exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades”; a sessão de teatro-debate sobre Saúde Mental, na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, no âmbito do Programa Cuida-te +; ou a iniciativa “Teste-se, pelo menos, uma vez na vida” foram alguns dos destaques feitos por Francisco Veiga.

 

Intervenção na íntegra:

 

«Na minha intervenção de hoje, sublinho o lançamento do catálogo da exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades”, que foi apresentado publicamente, na passada terça-feira, no dia12 de dezembro, no Edifício da Inquisição. Trata-se de uma publicação da autoria da Dra. Berta Duarte (ex-funcionária desta Câmara, que dedicou parte da sua a vida profissional a aprofundar o estudo sobre a história e a vivência judaica em Coimbra, sendo este catálogo o resultado desse mesmo trabalho). O lançamento da obra contou com a apresentação da Prof.ª Doutora Luísa Trindade, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O catálogo tem edição da Livraria Almedina e poderá ser adquirido nesta livraria, ou então, se preferirem, no Museu Municipal de Coimbra, pelo preço de 15,90€.

 

Relembrar também que, no âmbito da anunciada Programação de Natal, o CACC vai realizar, no dia 23 de dezembro, pelas 15h00, uma visita acompanhada à exposição “Visitante ocasional”, pelo curador José Maçãs de Carvalho, que contará com a participação de Sandra Vieira Jürgens, curadora da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE). Creio que será uma oportunidade, muito interessante, de conhecer esta exposição e aprofundar o conhecimento sobre as obras que aí estão expostas. Por isso, aqui fica esta recordatória, bem como um convite geral a todo o público, alertando, no entanto, que os participantes eventualmente interessados terão de realizar a respetiva inscrição através do telefone, ou do email geral do Centro de Arte Contemporânea Coimbra, visto que é obrigatória.

 

Aproveito esta ocasião para informar que, no dia 20 de dezembro (quarta-feira), irá ser lançado e apresentado publicamente, pelas 12 horas, no Museu do Chiado, um novo mapa de carácter turístico, dedicado exclusivamente aos museus, que foi concebido no âmbito do trabalho desenvolvido pela Coimbra | Rede de Museus, onde, para além do Museu Municipal e respetivos núcleos museológicos, e Casa Miguel Torga, estão também representados os espaços museológicos das entidades culturais que integram esta Rede. Este mapa é o culminar de uma ideia antiga, que agora finalmente foi possível de concretizar. Trata-se de um instrumento de divulgação e promoção turística, que pretende orientar e facilitar a experiência do turista, sendo também uma forma de promover a cidade de forma integrada, dando a quem nos visita uma perspetiva geral do que existe na cidade em termos de oferta cultural museológica. Portanto, se tiverem interesse, apareçam na apresentação do dia 20 (quarta-feira), no Museu do Chiado, onde este mapa irá ser apresentado, de forma mais detalhada.

 

Mudando de assunto, informar também que, no passado dia 22 de novembro, a Divisão de Saúde, em parceria com as Divisões de Juventude e de Educação, concretizou uma sessão de teatro-debate sobre Saúde Mental, na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, no âmbito do Programa Cuida-te +, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). O teatro, intitulado #Desordem e promovido pela Companhia de Teatro baal17, decorreu no Conservatório de Música de Coimbra e foi dirigido aos alunos dos 10º e 11º anos do Curso Profissional Instrumentista de Jazz. Esta ação dá continuidade à implementação da Estratégia Municipal de Saúde de Coimbra, estando enquadrada no Eixo 5: “Educação e Literacia para a Saúde”.

 

Também na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, a Divisão de Saúde, através da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, promoveu, no passado dia 4 de dezembro, uma ação de sensibilização em Suporte Básico de Vida, destinada aos estudantes, professores e outros profissionais do Conservatório de Música de Coimbra. A atividade pretende alertar e capacitar a comunidade escolar para intervir em situações de emergência, nomeadamente em casos de paragem cardiorrespiratória, sensibilizando para o papel da comunidade na diminuição da mortalidade por falta de assistência médica imediata. Deixo, aqui, o meu agradecimento, pessoal e institucional, à Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros pela disponibilidade em dinamizar esta iniciativa, que se pretende alargar a todas as escolas.

 

Informar-vos também que, no passado dia 12, a Divisão de Saúde aliou-se à Associação Existência e ao Serviço de Infecciologia do CHUC para promover um dia dedicado ao rastreio de infeções por VIH, Hepatite B e Hepatite C. A iniciativa, que teve como mote “Teste-se, pelo menos, uma vez na vida”, consistiu numa ação de sensibilização, prevenção e rastreio, direcionada à comunidade da União de Freguesias de Coimbra. Estiveram envolvidas, e foram nossas parceiras nesta ação, as Farmácias de Celas, Figueiredo, Luciano e Matos e Universal, oferecendo condições gratuitas para que as pessoas se pudessem testar. No total, foram realizados 70 rastreios, o que nos deixa bastantes satisfeitos.

 

Finalmente, e para terminar a minha intervenção, desejar a todos um Santo Natal, Votos de Boas Festas e Feliz Ano Novo.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×