Intervenção inicial da vereadora Ana Cortez Vaz | Reunião de Câmara, 18 de dezembro

A vereadora Ana Cortez Vaz aproveitou a sua intervenção inicial para felicitar a PAJE – Plataforma de Apoio a Jovens ex-Acolhidos de Coimbra, que recebeu, no dia 13 de dezembro, o Prémio Direitos Humanos 2023, atribuído pela Assembleia da República. Uma distinção conferida pelo seu trabalho de promoção da inclusão social e laboral de jovens adultos, que viveram acolhidos em crianças, através do apoio em situações burocráticas quotidianas e também de psicológico e jurídico, realizado por profissionais voluntários com conhecimento e experiência. Ana Cortez Vaz deu ainda os parabéns ao projeto Mercadoria Humana 4, promovido na Região Centro pela Saúde em Português, e que conta com a parceria da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, que foi o vencedor do Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade 2023 (European Crime Prevention Award – ECPA).

 

Intervenção na íntegra:

 

« A PAJE venceu o Prémio Direitos Humanos 2023, galardão atribuído pela Assembleia da República.

 

A PAJE foi premiada, segundo nota da AR “pelo seu trabalho de promoção da inclusão social e laboral de jovens adultos que viveram acolhidos em crianças, apoiando-os em situações burocráticas quotidianas e apoio psicológico e jurídico, através de conhecimentos e experiência de profissionais voluntários”.

 

A PAJE, com sede em Coimbra, tem como missão cumprir o dever de solidariedade e de justiça social com os jovens que vieram em acolhimento residencial. É propósito da Instituição orientar, apoiar, formar jovens e adultos com vivencias em acolhimento residencial, no sentido de promover uma autonomização bem-sucedida, e plena inclusão social.

 

A PAJE começou a desenvolver a sua atividade em 2016, e segundo os dados disponíveis, até maio deste ano, dar resposta a 362 pedidos de ajuda.

 

A PAJE é a única instituição em Portugal que se dedica a apoiar jovens que cresceram em casas de acolhimento e é por isso, um enorme motivo de orgulho para Coimbra.

 

Também a Saúde em Português venceu o 1º lugar do prémio europeu de prevenção da criminalidade 2023, com o projeto Mercadoria Humana 4 – projeto de sensibilização em tráfico de seres humanos. Este prémio visa reconhecer o melhor projeto europeu de prevenção da criminalidade.

 

A Saúde em Português, com sede em Coimbra, tem como principal propósito a promoção da integração social e comunitária, com vista ao desenvolvimento integral da pessoa humana, respeitando e assegurando os direitos e liberdades de cada pessoa.

 

O Município de Coimbra foi parceiro deste projeto e congratula a Saúde em Português pelo galardão recebido.

 

Por último, referir que o Município de Coimbra irá receber amanhã a distinção de ‘Território da Longevidade’. Serão distinguidos 25 municípios da região Centro, neste evento promovido pela CCDRC, que tem como objetivo distinguir os territórios que melhores condições oferecem para um envelhecimento seguro, saudável e ativo.

 

Esta é uma distinção que orgulha muito o Município de Coimbra e é fruto do trabalho, empenho e dedicação sobretudo dos elementos do GGEA.

 

O Município de Coimbra tem demonstrado cada vez mais a sua preocupação com as pessoas que residem no concelho, independentemente da idade e/ou género. Encaramos esta distinção como um desafio, no sentido de continuarmos a inovar nas políticas e estratégias municipais, sobretudo para com pessoas adultas mais velhas, atendendo às dinâmicas demográficas do concelho, que são transversais a todo o território municipal.

 

Termino a minha intervenção, citando José Luís Peixoto, porque o Natal, altura de excelência para a Família, é também para muitos, altura de ausências e de perdas:

 

na hora de pôr a mesa, éramos cinco:

o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs

e eu. depois, a minha irmã mais velha

casou-se. depois, a minha irmã mais nova

casou-se. depois, o meu pai morreu. hoje,

na hora de pôr a mesa, somos cinco,

menos a minha irmã mais velha que está

na casa dela, menos a minha irmã mais

nova que está na casa dela, menos o meu

pai, menos a minha mãe viúva. cada um

deles é um lugar vazio nesta mesa onde

como sozinho. mas irão estar sempre aqui.

na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco.

enquanto um de nós estiver vivo, seremos

sempre cinco.

 

José Luís Peixoto, in ‘A Criança em Ruínas’

 

 

Feliz Natal para todos e para todas!»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×