Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 11 de dezembro

Carlos Matias Lopes aproveitou o período antes da ordem do dia da Reunião de Câmara para fazer um ponto de situação sobre iniciativas no âmbito dos seus pelouros. Relativamente ao Desporto, o vereador relembrou a 45º edição da Corrida de São Silvestre de Coimbra, que decorre no próximo sábado, dia 16, e que conta já com um record de inscrições. Já no âmbito da Proteção Civil, Carlos Matias Lopes destacou a realização do simulacro municipal “AquaEx23”, que decorreu de 5 a 7 de dezembro. Este simulacro pretendeu simular cenários relacionados com cheias e inundações, levando à ativação do Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações no concelho de Coimbra e do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Coimbra, bem como reunir, treinar e testar o Centro de Coordenação Operacional Municipal e a Comissão Municipal de Proteção Civil.

 

Intervenção na íntegra:

 

«

 

DIVISÃO DO DESPORTO

 

Para fechar o ciclo Desportivo do ano 2023, em que Coimbra foi o palco de grandes e excelentes eventos desportivos, com competições nacionais e internacionais de diferentes modalidades, é com grande orgulho e entusiasmo que recebemos no próximo dia 15 de dezembro, às 19h30, no Pavilhão Mário Mexia, a Seleção Nacional de Futsal numa partida disputada com a Finlândia, num encontro da 5.ª jornada da Ronda de Elite de acesso ao Mundial’2024. A seleção está na cidade desde o dia de ontem, onde fará o seu estágio para a preparação do jogo de sexta-feira.

 

CORRIDA SÃO SILVESTRE

 

No dia 16 de dezembro, acontece a 45º São Silvestre de Coimbra com um novo recorde de participantes. Este ano estão confirmados 2700 atletas.  A prova tem crescido muito nos últimos anos e tem contado com a presença dos melhores atletas e clubes portugueses, sendo atualmente considerada pelos especialistas, como a terceira maior do circuito nacional. A apadrinhar a edição de 2023 estarão os ex-atletas Olímpicos, Domingos e Dionisio Castro.

 

A prova realiza-se no próximo sábado, com início às 18h e 30m, sendo que a partida e chegada se efetua na Rua Infanta D. Maria (junto à Praça Heróis do Ultramar) e compreende a Corrida, de aproximadamente 10km, e a Caminhada, com uma distância aproximada de 5km. Um pouco antes, pelas 16h e 30m, teremos a realização da Mini São Silvestre destinada aos escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis.

 

DIVISÃO DA JUVENTUDE

 

1 – Realizou-se pela primeira vez a Primeira Reunião dos Representantes dos Estudantes das Alianças Universitárias Europeias, nos dias 08, 09 e 10 de dezembro, para debater a sua representação e participação no futuro das Alianças Universitárias Europeias.

 

Tratou-se de uma organização da CM de Coimbra, a European Students Union, a Associação Académica de Coimbra e Representação Externa dos Estudantes Portugueses (FAIRe).

 

Tive a oportunidade de participar na sessão de Encerramento que decorreu, ontem, no Colégio da Trindade na Universidade de Coimbra, com a presença do Senhor Secretário de Estado para o Ensino Superior, Doutor Pedro Nuno Teixeira, o Sr. Reitor da UC e representantes dos Estudantes Europeus e da Comissão Europeia.

 

Atualmente estão constituídas 50 Alianças Europeias de Universidades, de 35 países, agregando mais de 400 instituições. O objetivo em 2024, enunciado pela Comissão Europeia, é que se atinja proximamente o número de 60 alianças, envolvendo 500 universidades. Em Coimbra, para além da já criada Aliança European Campus of City Universities, está a funcionar, desde junho de 2023 – a UniGreen – dedicada ao Desenvolvimento Sustentável.

 

2 – Sessão 10⁰ Ciclo Diálogo Jovem da União Europeia, irá realizar-se no dia 12 de dezembro, Sala Sá de Miranda (09h às 17h30) na Casa Municipal da Cultura

 

O Diálogo Jovem da União Europeia é um mecanismo multinacional de recolha de contributos, necessidades e opiniões dos jovens, pondo-as em contacto com os decisores políticos e fazendo com que sejam tidas em conta no desenvolvimento de políticas a nível europeu. Este projeto, como parte da Estratégia Europeia para a Juventude, pretende apoiar jovens de múltiplos contextos, nomeadamente aqueles com menos oportunidades.

 

O 10⁰ Ciclo tem como foco a implementação do Objetivo Europeu de Juventude: Sociedades Inclusivas.

 

Nesse sentido, o Conselho Nacional de Juventude, enquanto entidade que implementa o Diálogo Jovem da UE em Portugal, está a dar início, em Coimbra à primeira fase do Ciclo, que consiste na realização de Sessões de Auscultação com jovens entre os 18 e 30 anos de todo o país, sendo dinamizadas pelo CNJ.

 

SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL

 

O Serviço Municipal de Proteção Civil desenvolveu o simulacro “AquaEx23” que iniciou dia 5 de dezembro, e teve como objetivos treinar e simular cenários relacionados com Cheias e Inundações, ativar o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações no Concelho de Coimbra e o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Coimbra.

 

Pretendeu ainda reunir, treinar e testar o Centro de Coordenação Operacional Municipal e a Comissão Municipal de Proteção Civil.

 

Este simulacro iniciou-se com a emissão de Aviso à população e a ativação do Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações no Concelho de Coimbra e do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Coimbra, tendo no dia 6 operacionalizado 3 exercícios LIVEX, nomeadamente na Freguesia de Brasfemes (deslizamento de terras), União das Freguesias de Coimbra (incêndio na Escola Jaime Cortesão) e em Ceira (zona do Cabouco, cheia rápida com necessidade de evacuação de pessoas, animais e bens), estando em simultâneo reunida o Centro de Coordenação Operacional Municipal. Além disso foram realizados alguns simulacros em Sala, nomeadamente a relocalização temporária do canil municipal).

 

No dia 7 de dezembro efetuou-se a Avaliação dos cenários por parte de todas as entidades que contribuíram para este simulacro, terminando no período da tarde com 2 apresentações. Uma proferida pelo especialista italiano Rosiello Luca, com uma apresentação sobre as cheias e Inundações na zona de Emília Romagna, na região da Toscânia. E outra proferida pelo Chefe da DECPAF, o Dr. João Pardal e que versou sobre os Processos perigosos naturais do Rio Mondego.

 

Este colóquio terminou com a sessão de encerramento da Senhora Secretária de Estado da Proteção Civil, Dra Patrícia Gaspar, a qual teve a oportunidade de agradecer ao Município de Coimbra a capacidade de desenvolver instrumentos que valorizam a prevenção e a segurança coletiva, desta feita em cenário de simulacros.

 

Não posso deixar de agradecer e mencionar todas as Entidades que estiveram envolvidas nos Exercícios:

 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil; O Centro Operacional do Norte – 112; As Juntas de freguesia; A Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra; Os Bombeiros Voluntários de Coimbra; Os Bombeiros Voluntários de Brasfemes; A Polícia de Segurança Pública; A Guarda Nacional Republicana; A Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR; A Polícia Municipal; A Autoridade Municipal de Transportes; O Instituto Nacional de Emergência Médica; A Cruz Vermelha Portuguesa; A Autoridade de Saúde do Município; Os Serviços de Segurança Social; A Agência Portuguesa do Ambiente; As Infraestruturas de Portugal; O Corpo Nacional de Escutas – Região de Coimbra; O Agrupamento de Escolas Coimbra Centro – Escola Secundária Jaime Cortesão; Os diversos Departamentos e Divisões da CMC e o Serviço Municipalizado de Transportes Urbanos de Coimbra.

 

PORQUE TODOS SOMOS MESMO PROTEÇÃO CIVIL!»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×