Intervenção inicial da vereadora Ana Cortez Vaz | Reunião de Câmara, 11 de dezembro

A vereadora Ana Cortez Vaz dedicou a sua intervenção à Habitação e à Ação Social. Ana Cortez Vaz aproveitou para destacar a aprovação, pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana. IP (IHRU), a candidatura para a aquisição de terrenos e construção de 268 fogos na Quinta das Bicas, através do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, do Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de 38.497.004,47 euros (com IVA). De acordo com o contrato de comparticipação assinado pelas partes, a CM de Coimbra compromete-se a concluir a obra até ao dia 30 de março de 2026. “Com estes 268 fogos tornar-se-á possível a criação de melhores condições de habitabilidade e melhor conforto a 268 famílias”, sublinhou a vereadora.

 

Intervenção na íntegra:

 

« Hoje dedico a minha intervenção à Habitação e à Ação Social.

 

Foi hoje assinada a escritura da Quinta das Bicas.

 

Está assim dado mais um passo importante, a juntar à aprovação da candidatura ao IHRU, ocorrida a 29 de novembro.

 

A Quinta das Bicas vai permitir a criação de 268 fogos, dirigidos a agregados familiares socialmente frágeis.

 

Ciente desde desafio, e dada a conjuntura económica e a crise na habitação, que assolam o país, o Município de Coimbra assume este empreendimento e o trabalho social a fazer com os agregados, como uma prioridade.

 

Note-se, e já tenho referido algumas vezes, que o paradigma da habitação social se alterou muito. Se por um lado, temos muitos indivíduos isolados, por outro, a maioria, são agregados monoparentais com descendentes, que apesar de se encontrarem a trabalhar, o rendimento não permite que acedam ao mercado privado de arrendamento.

 

Efetivamente, cada vez nos chegam mais casos de famílias que não conseguem suportar a renda de casa, tendo em conta os preços absurdos que têm vindo a ser praticados no nosso concelho, sendo que, infelizmente, é uma tendência nacional.

 

Com estes 268 fogos tornar-se-á possível a criação de melhores condições de habitabilidade e melhor conforto a 268 famílias.

 

20 anos da Rede Social de Coimbra.

 

No dia 25 de novembro de 2003 iniciou-se a Rede Social de Coimbra – “num mundo em que cada vez é mais importante a conjugação de esforços que reforcem a atenção, a compreensão e a resposta. São 20 anos de dedicação e partilha porque sabemos todos que não podemos deixar que ninguém fique para trás”, palavras do 1º Presidente do Conselho Local de Ação Social de Coimbra (CLAS/C), Dr. Carlos Encarnação.

 

A Rede Social de Coimbra é fundamental, através de um trabalho em parceria, para prevenir, atenuar ou erradicar situações de pobreza e exclusão, bem como para garantir a coesão e o desenvolvimento do território.

 

Nos dias de hoje, a Rede Social de Coimbra conta atualmente com 323 entidades parceiras, que atuam como uma malha apertada que permite agir e atuar de forma personalizada sobre as problemáticas sociais.

 

A Rede Social juntou instituições e saberes, criou parcerias, permitindo a articulação e o trabalho em rede e em equipa, com o objetivo de garantir o bem-estar das populações mais frágeis e mais vulneráveis, harmonizando o apoio e a ajuda, sempre com respeito pelo Outro e sempre com a máxima – ‘Ninguém ficará para trás’.

 

O trabalho em rede permitiu a criação das Comissões Sociais de Freguesia – pilar importantíssimo na ação social de maior proximidade – “A CSF foi o parente que as Instituições deram às populações”, palavras de José Simão, Presidente da UF e da CSF de Santa Clara e Castelo Viegas.

 

Permitiu também a criação do Núcleo de Planeamento e Intervenção em Sem-Abrigo de Coimbra (NPISA/C), da Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Coimbra (CoMPIC), da Rede Institucional das Adições de Coimbra (RIAC), do Banco de Recursos “ÚBAU”, do Plano Municipal para o Acolhimento e Integração de Refugiados Coimbr(A)colhe, entre outros.

 

Para além da criação destes projetos e programas, também, a Rede Social de Coimbra desenvolveu, ao longo dos 20 anos de existência, diversas atividades e ações, nomeadamente de formação, de informação e de sensibilização em diversas áreas temáticas.

 

A Rede Social de Coimbra tem em funcionamento vários grupos de trabalho, que visam planear e executar diversas ações, nomeadamente: saúde, pessoa com deficiência, pessoas idosas, crianças e jovens, população em situação de sem-abrigo, migrantes e refugiados, rede social e comunidade e pobreza e exclusão social.

 

Neste mês de ‘novembro – mês da Rede Social’ foram desenvolvidas várias iniciativas:

 

➜ “Quebrar Silêncios. Fazer Perguntas. Receber Respostas. Ler Sinais” – exposição “Shame – European Stories” – histórias partilhadas por vítimas de abusos na infância, e que esteve em exposição no Átrio da Câmara;

 

➜ “Um olhar sobre a pobreza” – Exposição fotográfica que está ainda a percorre os estabelecimentos de ensino até 19 de fevereiro de 2024;

 

➜ Assinatura do Protocolo da RIAC;

 

➜ “Coimbra + inclusiva” – dirigido ao público escolar e contou com a participação da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos Do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra, do Centro Vida Independente e do orador motivacional, também ele portador de deficiência, Paulo Azevedo;

 

➜ “Saco do Migrante” – Workshop comunitário;

 

➜ “Mediação de Pares – Pessoas em situação de sem-abrigo”, que contou com a presença de Henrique Joaquim, gestor executivo da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo;

 

➜ “Regime Jurídico do Maior Acompanhado: Esclarecer para Melhor Atuar”;

 

➜ No âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, foram apresentados dados estatísticos referentes ao concelho de Coimbra, com base nos dados da APAV e da UMAR/DIAP

 

A iniciativa, mês de ‘novembro – mês da Rede Social’ terminou no dia 30 de novembro com o Encontro da Rede Social de Coimbra.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×