Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 13 de novembro

O vereador Miguel Fonseca começou a sua intervenção inicial por felicitar as 55 empresas do concelho de Coimbra que foram distinguidas como PME Excelência 2022 pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal. “Esta conquista é um reflexo do dinamismo e da solidez económica e financeira que caracterizam o tecido empresarial local”, sublinhou o vereador. Miguel Fonseca felicitou também a The Loop Co., uma reconhecida empresa tecnológica de Coimbra instalada na Baixa da cidade, por ter sido uma das vencedoras dos CTT E-Commerce Awards na categoria Iniciativa e-Commerce Green, pela sua inovadora solução LoopOS.

 

Intervenção na íntegra:

 

«Gostaria de começar por destacar e felicitar as 55 empresas do nosso concelho que foram distinguidas como PME Excelência 2022 pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, em parceria com um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, selecionadas a partir do universo das 127 PME Líder, num justo reconhecimento do seu mérito e contributo para os resultados da economia portuguesa (sendo que a nível nacional foram distinguidas 3922 empresas, representativas dos vários setores de atividade, responsáveis no conjunto por perto de 125 000 postos de trabalho).

 

Esta conquista é um reflexo do dinamismo e da solidez económica e financeira que caracterizam o tecido empresarial local. Numa conjuntura económica desfavorável e altamente desafiadora, estas empresas têm demonstrado resiliência e contribuído de forma significativa para o desenvolvimento económico da nossa região. Saudamo-las, desta forma, pelo empenho e pelo papel fundamental que desempenham na criação de empregos e no fortalecimento da economia local. Neste contexto, constata-se com orgulho que na presente edição se verificou o acréscimo de três empresas do nosso concelho face a 2021, tendo como setores mais representados comércio (29%), construção e imobiliário (20%), alojamento e restauração (com 16%) e indústria transformadora com 15%. É com passos firmes, como estes, que vamos fortalecendo o nosso tecido económico!

 

Foi também com grande satisfação que tomei conhecimento dos resultados da 15.ª edição do Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio (EPCC), referentes a 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e em que Coimbra (119,8) se destaca entre os 31 municípios que têm poder de compra “per capita” acima da média nacional, contribuindo assim para o desenvolvimento regional. Neste estudo, constata-se que apenas 23 municípios concentram 50% do poder de compra nacional e que, no conjunto, as duas áreas metropolitanas representavam mais de metade (51%) do poder de compra, apesar de reunirem 44,5% da população do país, o que ilustra de forma evidente a bicefalia urbana de Portugal. Acresce ainda que 15 dos 31 municípios com poder de compra “per capita” superior à média nacional localizam-se nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto (com 10 e 5 concelhos, respetivamente) com Lisboa, Oeiras e Porto a apresentarem os valores mais elevados, e que em termos de capitais de distrito se destacam Coimbra, Aveiro, Faro e Évora. A 5ª posição em termos globais que Coimbra ocupa é um reconhecimento da capacidade de consumo, do poder aquisitivo e da qualidade de vida dos nossos munícipes, que constitui seguramente um motivo de orgulho para todos nós!

 

Aproveito também esta oportunidade para felicitar a The Loop Co., uma reconhecida empresa tecnológica de Coimbra instalada na Baixa da cidade, por ter sido uma das vencedoras dos CTT E-Commerce Awards na categoria Iniciativa e-Commerce Green, pela sua inovadora solução LoopOS. Este galardão é um testemunho do compromisso da empresa com práticas sustentáveis no comércio online, refletindo a importância crescente de incorporar a responsabilidade ambiental nas estratégias comerciais.

 

Por último, mas não menos importante, quero destacar e celebrar a atribuição a João Parreira, fundador da Book in Loop, Baby in Loop e Zero, da 2ª edição do Prémio João Ataíde 2023 pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC). Este prémio, destinado a jovens entre os 18 e os 35 anos, foi instituído em memória do antigo Secretário de Estado, Presidente da CIM-RC, Presidente de Câmara e Deputado, e não apenas reconhece o sucesso empresarial de João Parreira, mas também destaca o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e a inovação. Este jovem, de 26 anos, é um exemplo inspirador de empreendedorismo que começou em Coimbra, mas cuja influência já se estendeu a todo o país. As empresas a que está ligado têm sido autênticas pioneiras na promoção da economia circular, reutilizando recursos de forma inteligente e contribuindo para a redução da pegada ecológica, que deve ser um compromisso de todos e de cada um!

 

Coimbra tem muitos e bons exemplos a diferentes níveis, nunca é demais afirmá-lo, e são por isso merecedores do tributo do Município.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×