Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 30 de outubro

Entre outros temas, o vereador Miguel Fonseca dedicou grande parte da sua intervenção inicial para dar conta de uma visita recente que fez à China, em representação do Município. Miguel Fonseca, em representação da Câmara Municipal de Coimbra, participou na International Conference on Green and Innovation-driven Urban Development, realizada no dia 18 de outubro, na cidade de Suzhou, na China. Durante o evento, o vereador com o pelouro do Empreendedorismo, Investimento e Emprego foi orador na sessão “Towns with Distinctive Features” (Cidades com Caraterísticas Distintivas) onde destacou os atributos que fazem de Coimbra um lugar único e “the right place to be”.

 

« I

 

Saúdo em primeiro lugar o Sr. Presidente da União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, Jorge Mendes, que acolhe hoje esta reunião de Câmara, bem como todos os seus 4285 habitantes (segundo dados do próprio site da União de Freguesias), devendo destacar-se que o Ameal, onde nos encontramos, é uma das mais antigas freguesias de Coimbra, cujo povoamento remonta à primeira reconquista do território.

 

Gostaria de começar a minha intervenção com uma breve nota sobre a minha recente participação, em representação do Sr. Presidente da Câmara, na International Conference on Green and Innovation-driven Urban Development, que ocorreu em Suzhou, China, no passado dia 18 de outubro. Esta missão foi realizada a convite do Governo da província de Jiangsu, através da União das Associações de Amizade e Cooperação Portugal-China.

 

Durante este evento, tive a honra de representar a nossa cidade e de ser orador na sessão intitulada “Towns with Distinctive Features” (Cidades com Caraterísticas Distintivas), na qual destaquei as características que fazem de Coimbra um lugar verdadeiramente único e “the right place to be”.

 

Nesta conferência, que contou com mais de 300 participantes de 18 países, tive a oportunidade de enaltecer a elevada capacidade de produção de talentos de Coimbra e de destacar os clusters da Tecnologia e da Saúde, o que despertou bastante interesse nos presentes. A estratégia de colaboração entre o Município e os vários stakeholders e os resultados alcançados foi outro dos assuntos que abordei, bem como as caraterísticas distintivas de Coimbra no que se refere à qualidade de vida, o rico ambiente cultural, o nosso património histórico, a segurança e a localização estratégica.

 

Durante esta visita à China conheci instituições notáveis como o Suzhou Industrial Park Exhibition Center, a Higer Bus Company Limited, a Suzhou High-tech Zone Planning Exhibition e a High Tech Rail Tram Limited, além do campus da Universidade de Nanjing, uma instituição de elevado prestígio na China.

 

Suzhou é uma cidade que conheceu um rápido crescimento económico, com um ambiente inovador, high-tech e empreendedor. Estou certo de que com esta oportunidade, Coimbra conseguirá abrir portas à cooperação cultural, política e económica entre Portugal e a China.

 

II

 

Para concluir, gostaria de partilhar a minha participação no encontro “Bora Mulheres”, que decorreu este sábado na Casa das Caldeiras. 

 

Este evento é promovido pela Coca-Cola e o Impact Hub Lisbon, contando já com uma comunidade de cerca de duas mil mulheres empreendedoras, e passou por Coimbra (após o Porto e antes de Lisboa) para um debate produtivo e desafiador, no qual tive o gosto de participar.

 

A motivação fundamental para apoiar o empreendedorismo, em particular o empreendedorismo feminino, reside na compreensão do seu impacto positivo na economia local e no bem-estar da comunidade. Empreendedores e empreendedoras trazem inovação, criatividade e soluções para os desafios da nossa cidade, criando empregos, promovendo o crescimento económico e fortalecendo a identidade de Coimbra como um local propício para o desenvolvimento de ideias e negócios.

 

Reconhecemos que as mulheres têm desempenhado um papel crucial no tecido empreendedor, muitas vezes enfrentando desafios acrescidos. O nosso apoio ativo às empreendedoras visa assim criar um ambiente inclusivo e igualitário, onde todas as vozes e ideias possam prosperar. As mulheres empreendedoras trazem perspetivas únicas e soluções valiosas para os negócios, e é do nosso interesse promover a igualdade de oportunidades para que todas as pessoas possam contribuir para o sucesso de Coimbra.

 

Com a criação do DDEECI e o reforço do iParque, Coimbra tem hoje planos muito ambiciosos para o empreendedorismo, com foco no alargamento de zonas industriais e empresariais, na criação de infraestruturas favoráveis à colaboração e networking, que permitam dar resposta às necessidades específicas de todos que aqui querem desenvolver a sua atividade, criando o próprio emprego e saindo da sua “zona de conforto”. É para lhes dar as melhores condições que todos os dias nos empenhamos!»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×