Intervenção inicial do vice-presidente Francisco Veiga | Reunião de Câmara, 16 de outubro

O vice-presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Francisco Veiga, aproveitou a sua intervenção inicial para fazer um ponto de situação de algumas iniciativas recentes que decorreram no âmbito dos seus pelouros. Francisco Veiga destacou a participação do Município no Portugal Smart Cities Summit 2023, nos dias 10 e 11 (representado institucionalmente), sendo de destacar também a participação de dirigentes e elementos técnicos do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital, da Divisão de Sistemas de Informação e Comunicação, da Divisão de Modernização Administrativa e, claro, do Centro de Inteligência de Coimbra. O vice-presidente destacou também as ações de formação realizadas no âmbito do Protocolo de colaboração celebrado entre o Município de Coimbra e a Turismo de Portugal para a implementação do Programa de nacional “Formação + Próxima”.

 

Intervenção na íntegra:

 

« 1.        Portugal Smart Cities Summit 2023

 

Nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2023, decorreu a 9.ª edição do Portugal Smart Cities Summit, na Feira Internacional de Lisboa (Parque das Nações).

 

O Portugal Smart Cities Summit, organizado pela Fundação AIP, destaca-se por ser o maior e o mais importante evento nacional sobre cidades inteligentes, que conta com a participação de autarquias, entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, universidades, centros de investigação, empresas e ‘startups’ tecnológicas ligadas aos clusters da Mobilidade Inteligente, Energias, IoT (internet das coisas), Ambiente e Sustentabilidade, Água, Resíduos, Inteligência Artificial, Cibersegurança e BigData.

 

Através dos diversos expositores, do debate e partilha de experiências, esta cimeira (que inclui workshops, apresentações e conferências sobre diversos temas relacionadas com o conceito que preside ao evento) estimula e potencia a partilha de conhecimento sobre soluções tecnológicas inovadoras, com impacto positivo no bem-estar dos cidadãos, providenciando respostas céleres e eficazes aos desafios do quotidiano, que promovam a inclusão social, a segurança, a saúde, a melhoria da mobilidade, a eficiência energética, a sustentabilidade e a consequente diminuição da pegada ecológica.

 

O Município de Coimbra esteve presente no evento nos dias 10 e 11 (representado institucionalmente por mim e pelo Vereador Miguel Fonseca), sendo de destacar também a participação de dirigentes e elementos técnicos do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital (DTIID), da Divisão de Sistemas de Informação e Comunicação (DSIC), da Divisão de Modernização Administrativa (DMA) e, claro, do Centro de Inteligência de Coimbra. 

 

Sublinhe-se que todas estas unidades orgânicas têm a seu cargo, no âmbito das suas respetivas competências e atribuições (em especial o Centro de Inteligência de Coimbra), um conjunto de responsabilidades em matéria de inovação e smart cities. Para nos mantermos atualizados sobre as principais novidades e soluções de base tecnológica aplicadas ao conceito de cidades inteligentes, e também mais capacitados para as implementar com benefício para o nosso território e impacto na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, temos necessariamente de alargar o conhecimento sobre as opções que existem na área de inovação e gestão urbana inteligente e implementação de boas práticas. Aliás, com o desafio que temos agora em mãos – resultante da aprovação do projeto @Baixa Coimbra, na sequência da candidatura conjunta da Câmara Municipal de Coimbra, da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e da Coimbra Mais Futuro à linha de financiamento “Bairros Comerciais Digitais” (do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR) -, a Câmara Municipal, através do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital (DTIID), tem agora a seu cargo a implementação de soluções tecnológicas e digitais, na área das smart cities, no valor de cerca de 1.140.000€, num total de 1.236.000€ que foram aprovados ao abrigo da referida candidatura. Daí a importância da nossa participação e representação institucional no Portugal Smart Cities Summit. Incluída na participação deste ano, destaco, por fim, a candidatura do #CoimbraCityLab ao Prémio Portugal Smart Cities Summit – António Almeida Henriques. Esta distinção visa premiar as propostas e projetos de ecossistemas de inovação e implementação de práticas inteligentes em Comunidades Intermunicipais, Municípios nacionais e Juntas de Freguesias, orientados pela implementação com sucesso de projetos sustentáveis, eficientes e pela criação de soluções de inteligência urbana. Não ganhámos, é verdade, mas disputámos o prémio, candidatando o #CoimbraCityLab com os projetos inovadores, na área da transformação digital e da sustentabilidade, que estão a ser implementados e testados, no âmbito do trabalho que está a ser desenvolvido pelo Município, em rede com outras instituições, no contexto deste laboratório experimental.

 

 

Outro assunto que gostaria de referir e partilhar aqui convosco tem a ver com a realização de uma ação de capacitação, destinada a trabalhadores da área do Turismo, organizada e promovida pelo Município de Coimbra, em parceria com o Turismo de Portugal, no âmbito do programa de capacitação nacional “Formação + Próxima”, e que está a ser desenvolvida em estreita colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

 

 

  1. Ações de Formação realizadas no âmbito do Protocolo de colaboração celebrado entre o Município de Coimbra e a Turismo de Portugal para a implementação do Programa de nacional “Formação + Próxima”

 

No âmbito do programa nacional “Formação + Próxima”, que o Turismo de Portugal está a desenvolver em parceria com os municípios portugueses, foi assinado um Protocolo de Colaboração, entre o Município de Coimbra e aquela entidade, com vista à implementação de um plano de formação descentralizado (inteiramente gratuito), destinado a capacitar todos os profissionais, públicos ou privados, que trabalham no setor do Turismo.

 

No âmbito desta parceria, através de um questionário online, a Divisão de Turismo realizou uma auscultação aos agentes económicos do Município, que nos permitiu traçar o diagnóstico das necessidades de formação ao nível do território.

 

Com base no diagnóstico realizado foi desenhado, em conjunto com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), um calendário de ações formativas, cujo programa inclui 4 ações de formação distintas, em regime presencial, num total de 15 sessões distribuídas pelos meses de outubro e dezembro.

 

As sessões incidem sobre as seguintes temáticas:

 

– Welcome to Coimbra – Informação Turística | 3 sessões | 11, 16 e 18 de outubro 2023 (inicialmente estavam programadas 4 sessões, a primeira no dia 9 de outubro, mas a formadora ficou com COVID e, como tal, tivemos de cancelar a data)

 

– Alojamento Local – novos desafios da gestão | 3 sessões | 12, 13 e 14 de outubro 2023

 

– Marketing Digital: Como Promover o Seu Negócio Online | 4 sessões | 24, 25, 30 e 31 de outubro 2023

 

– Acolhimento e Atendimento ao Cliente – Qualidade do Serviço | 5 sessões | 14, 15, 18, 19, 20 dezembro

 

Relembro que a participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória e registo prévia na plataforma da Academia Digital Turismo de Portugal. Os interessados poderão consultar toda a informação e detalhes sobre estas ações de formação no Site do Município, incluindo o link para inscrição. Todas as ações de formação decorrem em regime exclusivamente presencial, na Casa Municipal da Cultura. Convido todas os trabalhadores, agentes económicos e operadores que desenvolvem a sua atividade na área do Turismo a inscreverem-se, não apenas porque é gratuito (e por isso mesmo devem aproveitar esta oportunidade), mas também porque a capacitação dos trabalhadores do setor do Turismo é de facto um fator determinante para introduzir mudanças estruturais e potenciar o desenvolvimento turístico da cidade e da região e melhorar o nosso desempenho na arte de bem receber.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×