Intervenção inicial do vice-presidente Francisco Veiga | Reunião de Câmara, 2 de outubro

O vice-presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Francisco Veiga, aproveitou a sua intervenção inicial para fazer um ponto de situação de algumas iniciativas recentes que decorreram no âmbito dos seus pelouros. A apresentação da Estratégia para o Turismo de Coimbra, apresentada por ocasião do Dia Mundial do Turismo, marca o ponto de viragem no Turismo de Coimbra, recordou o vice-presidente. O documento, desenvolvido pela Divisão de Turismo da CM de Coimbra, em colaboração com uma empresa de consultoria especializada, traça objetivos estratégicos para afirmar Coimbra como destino turístico atrativo e inovador, no contexto nacional e internacional, e enumera as ações que a Divisão de Turismo tem vindo a implementar, no sentido de contribuir para uma maior dinâmica e notoriedade do destino turístico. Outro dos destaques foi a formalização da entrada de 4 novos membros na Coimbra Rede de Museus, no dia 26 de setembro. As novas entidades aderentes são a Casa de Infância Doutor Elysio de Moura, o Seminário Maior da Sagrada Família de Coimbra, a Confraria da Rainha Santa Isabel e a Fundação Inês de Castro. Com a entrada destes novos quatro membros, a Coimbra Rede Museus, criada em 2013, passa a ser composta por 12 instituições detentoras de coleções visitáveis com relevante interesse histórico para Coimbra.

 

 

 

Intervenção na íntegra:

 

«Comemorações do Dia Mundial do Turismo e Apresentação da Estratégia de Turismo

 

Começo por recordar que, no dia 27 de setembro, se celebrou o Dia Mundial do Turismo, que este ano teve como tema “Turismo e Investimentos Verdes”, apelando a uma maior consciência para as questões da Sustentabilidade e para a necessidade de priorizar um paradigma de investimentos assente em infraestruturas verdes, mais sustentáveis e ecológicas, valorizando as pessoas e o planeta. 

 

Para assinalar a efeméride, desenvolvemos, ao nível da Divisão de Turismo, várias ações de divulgação e promoção turística, que incluíram a instalação de dois postos móveis de atendimento turístico, um no Largo da Portagem e outro junto ao Edifício das Matemáticas, que estiveram em permanente funcionamento das 9:00h às 17:30h, para reforçar o papel da autarquia na promoção do território e na disponibilização de informação turística. Para dinamizar estes dois pontos de apoio, solicitámos à FLUC e ao ESEC, mediante convite, que foi de imediato acolhido por ambas as instituições, a colaboração de alunos dos cursos superiores de Turismo, numa perspetiva de cooperação institucional, com benefício recíproco. Quero, por conseguinte, agradecer a colaboração prestada e agradecer o apoio.  O dia ficou também marcado pelo contributo da Estudantina, que protagonizou 3 atuações em diferentes pontos da cidade: Largo da Portagem, Praça D. Dinis e Praça 8 de maio. Foram também disponibilizadas visitas guiadas gratuitas, pensadas especialmente para este dia, e protagonizadas pelos nossos guias intérpretes, a quem eu uma vez mais agradeço todo o empenho e dedicação, agradecimento extensível, naturalmente, a todos os técnicos da Divisão de Turismo que estiveram envolvidos nas ações promovidas pelo Município, neste importante dia para o Turismo, a nível global.

 

Ainda no âmbito do Dia Mundial de Turismo, destaco, com particular satisfação, a apresentação pública da nossa Estratégia para o desenvolvimento turístico de Coimbra, que teve lugar no CSF, integrado na primeira edição do Coimbra Invest Summit, e que incluiu uma mesa-redonda, com a presença e participação de três especialistas e um moderador, todos eles com uma vasta formação e experiência na área do turismo, promoção e gestão de territórios, que prontamente aceitaram o nosso convite. Portanto, aos quatros aqui expresso, também, o meu sincero e reconhecido agradecimento.

 

Recordo que a estratégia tem por base o Plano de Ação Turístico, que foi apresentado a esta Câmara na reunião do dia 4 de setembro, e nela estão plasmadas, de forma sistematizada e objetiva, as linhas orientadoras da nossa ação, e do trabalho que queremos desenvolver, nos próximos anos, tendo em vista transformar Coimbra num polo sustentado de atração turística e reforçar a nossa marca como destino de excelência, aumentando nomeadamente o número médio de dormidas.

 

Espero, sinceramente, que a apresentação pública da estratégia se traduza num ponto de viragem e que o trabalho de aproximação aos operadores e agentes turísticos privados (que temos vindo a fazer nos últimos meses), possa consolidar-se no futuro, agora que os dados estão lançados e que estamos em condições de implementar a estratégia , numa lógica de trabalho colaborativo e em rede, assente na concertação de esforços, para que possamos alcançar os nossos objetivos estratégicos e reforçar a competitividade de Coimbra como destino turístico. Não podemos esquecer que temos pela frente um importante evento. Falo, naturalmente, da nossa participação na próxima edição da BTL com a chancela de Município Convidado. Aproveito para relembrar que não iremos participar sozinhos, nem faria sentido se assim fosse. Conforme já foi anunciado publicamente, teremos como principais parceiros a Universidade de Coimbra, a Fundação Bissaya Barreto e a Praxis, a quem também aqui expresso o meu agradecimento, pessoal e institucional. Estamos efetivamente confiantes, unidos e motivados, nesta importante missão de promover o desenvolvimento turístico de forma integrada e sustentada e em estreita articulação com todas a entidades, públicas e privadas.  

 

Jornadas Europeias do Património 2023

 

Relembro que, entre os dias 22, 23, 24 e 25 de setembro, assinalámos também as Jornadas Europeias do Património, com um programa diversificado, subordinado à temática PATRIMÓNIO VIVO, enquanto elemento dinâmico, vivo e em constante evolução, reforçando a importância da valorização do património material, e imaterial, com a preservação das vivências locais, costumes e tradições, populares e académicas.

 

Para assinalar esta iniciativa, integrámos os contributos de várias unidades orgânicas com responsabilidades ao nível da preservação e valorização do património, entre as quais a Divisão de Turismo, a Divisão de Museologia (e respetivos núcleos museológicos), sem esquecer, naturalmente, o Gabinete de Arqueologia.

 

O programa disponibilizado pelo município, com atividades todas elas gratuitas, incluiu visitas guiadas promovidas pela Divisão de Turismo, exposições, 1 peddy-paper com passagem pelos núcleos museológicos do Museu Municipal e, ainda, um concerto de FADO DE COIMBRA, protagonizado por Francisco Costa, vencedor do Prémio Edmundo de Bettencourt 2023, e Beatriz Villar.

  

Coimbra | Rede Coimbra – Assinatura de adenda ao protocolo para entrada de novos membros 

 

Não posso deixar de assinalar um outro acontecimento importante, que teve lugar também na semana passada. Falo, neste caso, da assinatura da adenda ao Protocolo da Coimbra | Rede de Museus, tendo em vista formalizar a adesão de 4 novos membros, passando de 8 para 12 as instituições culturais que fazem agora, oficialmente, parte deste importante grupo de trabalho.

 

A rede foi criada em 2013, por iniciativa do Município, tendo como parceiros fundadores, para além do Município, claro:

 – a Universidade de Coimbra,

– o Museu Nacional de Machado de Castro,

– a Direção Regional de Cultura do Centro;

– a Santa Casa da Misericórdia,

– a Fundação Bissaya Barreto

 – a Águas de Coimbra;

– e o Memorial e Arquivo Irmã Lúcia.

 

Com a assinatura da adenda, que teve lugar no dia 26 de setembro, passaram a integrar oficialmente a rede:

– a Confraria da Rainha Santa Isabel, com o Mosteiro de Santa Clara a Nova; 

– o Seminário Maior de Coimbra;

– a Casa da Infância Doutor Elysio de Moura; e

– a Fundação Inês de Castro (com o jardim Quinta das Lágrimas, que não é propriamente um museu, mas que tem também uma dimensão cultural importante no contexto da tradição e da história coimbrã).

 

Relembro que a principal missão da Coimbra | Rede de Museus consiste em dinamizar a ação museológica no espaço público e mobilizar esforços no sentido de consolidar a nossa atividade cultural e dar a conhecer a oferta de forma integrada, até para reforçar a nossa atratividade turística enquanto destino.

 

A atividade da Coimbra|Rede de Museus incide, sobretudo, na definição e articulação dos eventos organizados no âmbito do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus (que se celebram anualmente por altura do mês de maio), sem prejuízo de outros projetos que estamos a desenvolver em conjunto e em estreita colaboração.

 

Destaco, por exemplo, o trabalho que está a ser desenvolvido no sentido de promover a criação de um bilhete único, de modo a estruturar a oferta de uma forma integrada e facilitar o acesso aos espaços museológicos que estão representados nesta rede.

 

Para além do bilhete único, está em fase de conclusão a edição de um mapa dedicado exclusivamente aos museus que compõem a Rede, que será apresentado a esta Câmara muito em breve.

 

Lançamento oficial da parceria “COIMBRA+ e EDUROAM”

 

Também na passada 6.ª feira (29 de setembro), realizou-se aqui, nos Paços do Município, a cerimónia de lançamento oficial da parceria “Coimbra+ e Eduroam”, que comprova a relação de cooperação institucional entre o Município e a Universidade de Coimbra.

 

Esta parceria tem por objetivo a colaboração para o desenvolvimento de atividades no domínio das tecnologias digitais, possibilitando, entre outras vantagens, que a infraestrutura municipal da rede WiFi COIMBRA+ (rede municipal de acesso público à internet) disponibilize a rede WiFi EDUROAM (rede académica internacional), e que a infraestrutura EDUROAM disponibilize a COIMBRA+.

 

Esta iniciativa permitirá que toda a comunidade académica possa usufruir do acesso à sua rede WiFi em pontos distribuídos por todo o território do concelho de Coimbra. Da mesma forma, todos os cidadãos, nacionais e estrangeiros, poderão usufruir de acesso gratuito à internet, através da rede municipal Coimbra+, nos campus da Universidade de Coimbra.

 

Num mundo em que já quase nada se consegue fazer sem acesso à internet, diria que esta parceria vem contribuir, e muito, para facilitar não só as nossas vidas (de quem aqui vive e aqui trabalha diariamente), mas também a vida dos estudantes, e de quem nos visita, que assim passarão a dispor de mais e melhores condições de acesso à rede. Ao aumentar a cobertura de rede, estamos também a potenciar o desenvolvimento do concelho. 

 

 Gincana do Coração

 

Recordar também que, no dia 30 de setembro, entre as 10h e as 17h, a cidade de Coimbra acolheu novamente a iniciativa Gincana do Coração, integrada no âmbito do protocolo Coimbra Unida pelo Coração.

 

Esta iniciativa tem como objetivo consciencializar/sensibilizar a população para a adoção de hábitos de vida e comportamentos saudáveis, de modo a prevenir as doenças cardiovasculares e dar a conhecer as respostas existentes na comunidade a este nível. Iniciativas deste género, de promoção da saúde e bem-estar, numa lógica de prevenção, são sempre bem-vindas. Portanto, um agradecimento e uma saudação especial à Fundação Portuguesa de Cardiologia pelo seu importante contributo na consolidação deste trabalho de parceria com o Município, que tem sido de facto uma mais-valia para aumentar a consciencialização para os problemas do coração e, sobretudo, para a adoção de comportamentos mais saudáveis, sempre na perspetiva da prevenção ou deteção precoce da doença.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×