Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 2 de outubro

O vereador Miguel Fonseca dedicou grande parte da sua intervenção inicial à Coimbra Invest Summit. Depois do sucesso que constituiu a primeira edição, que decorreu no Convento São Francisco entre os dias 27 e 29 de setembro, com a participação de cerca de mil pessoas, o evento já tem data marcada para 2024. O vereador Miguel Fonseca anunciou que o evento se realizará nos dias 9, 10 e 11 de outubro do próximo ano. “Este evento constituiu um momento de afirmação da excelência do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Coimbra, assim como do papel ativo deste executivo municipal na captação de novo investimento para o concelho”, afirmou Miguel Fonseca.

 

 

Intervenção na íntegra:

 

« Início este período antes da ordem do dia saudando a eleição da Profª Margarida Mano como Presidente da Direção da Transparência Internacional Portugal para o Triénio 2023-2026, em Assembleia Geral que decorreu no passado dia 30 de setembro.

 

Recordo que a Profª. Margarida Mano é Economista e Vice-Reitora da Universidade Católica Portuguesa. Exerceu funções de gestão universitária como Administradora, Pró-Reitora e Vice-Reitora da Universidade de Coimbra. Foi eleita deputada da Assembleia da República nas eleições legislativas de 2015, e nomeada Ministra da Educação e Ciência no XX Governo Constitucional (30 de outubro a 26 de novembro de 2015). É doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton (Reino Unido), mestre e licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde ainda leciona, pelo que será constitui um motivo de orgulho para Coimbra a sua eleição para a liderança de uma instituição independente, respeitada, credível e altamente prestigiada da sociedade civil portuguesa, e que tem dado um contributo indubitável para o combate à corrupção e para a melhoria do funcionamento das instituições democráticas em Portugal.

 

Nos passados dias 27, 28 e 29 de setembro decorreu a primeira edição do Coimbra Invest Summit (Coimbra IS), organizado pelo Município de Coimbra em parceria com Universidade de Coimbra, Politécnico de Coimbra – IPC, Instituto Pedro Nunes e iParque, pelo que a minha primeira palavra é de gratidão à equipa da CMC, aos colegas de vereação, e todos os departamentos que deram o seu apoio para que um evento desta dimensão fosse possível e um sucesso.

 

Umas palavras de agradecimento merecem igualmente os parceiros, já citados, bem como todos os empresários e instituições presentes…e já agora, também os críticos, pois deles também reza a história!

 

Este evento constituiu um momento de afirmação da excelência do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Coimbra, assim como do papel ativo deste Executivo Municipal na captação de novo investimento para o concelho.

 

De acordo com os dados de que dispomos, estimamos que tenham passado 1000 pessoas pelo magnífico Convento de São Francisco, onde decorreu o Coimbra Invest Summit 2023.

 

Existiram 584 entradas registadas, sendo que a mostra de empresas, de instituições e tecnológica era de acesso livre. As duas sessões de capacitação, em conjunto, contaram com 596 inscrições.

 

Neste contexto, recupero alguns dados que ilustram a dimensão que a Coimbra Invest Summit alcançou, recordando que se tratou tão somente da sua primeira edição e que foi delineada inteiramente de raiz:

 

– 44 empresas e instituições presentes na Mostra

– 47 projetos de investigação na mostra tecnológica

– 19 oradores no palco pitch

– 21 oradores no palco principal em 4 conferências

– 2 keynote speakers

– sunset com a presença de representantes de 6 empresas multinacionais que se instalaram no último ano em Coimbra

– 152 empresas reconhecidas por constituírem o motor do crescimento e da criação de emprego no nosso concelho…todas merecem um forte e justo aplauso pelo seu trabalho árduo, diariamente, para o desenvolvimento de Coimbra e de Portugal!

O Coimbra IS´23 ficou engrandecido pelo Alto Patrocínio da Presidência da República e pela participação do Sr. Ministro da Economia e do Mar e da Sra. Ministra da Coesão, que deixaram a mensagem de que Coimbra está finalmente a acontecer!

 

Internacionalização

 

O Coimbra IS constituiu igualmente um momento para projetar o Município em termos internacionais com a presença de Embaixadores da China e Luxemburgo, com quem realizámos reuniões de trabalho, assim como uma comitiva da cidade de Santos, que incluiu o perfeito desta cidade brasileira que está geminada com Coimbra, bem como o responsável do seu Parque Tecnológico.

Estiveram igualmente representantes das embaixadas da Índia, Timor, França, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, das Câmaras de comércio Luso-Alemã e Luso-Chinesa, e de uma comitiva de elementos do LEI Lithuanian Energy Institute (Lituânia).

 

Resultados imediatos

 

Em resultado de 3 dias de networking, temos já conhecimento que, durante o Coimbra IS, surgiram algumas parcerias entre entidades e empresas, que darão certamente frutos a curto prazo.

 

O Presidente da IBM Portugal anunciou a instalação de um centro de inovação e tecnologia em Coimbra e durante o evento, o Ministro da Economia assumiu o compromisso de apoiar a criação de um centro de computação quântica no nosso concelho.

 

Foi produzido conhecimento e massa crítica nas quatro conferências, que estão disponíveis para quem não pôde estar no evento no Facebook da Sic Notícias e do Expresso.

 

Mostrámos um ecossistema vivo, com inovação e tecnologia que queremos que continue a afirmar-se!

 

Obtivemos um feedback muito positivo por parte dos parceiros, empresários e participantes, estando igualmente a ser compilados os resultados do questionário que foi dirigido a todos os presentes. 

 

Nota final

 

Esta foi a primeira edição do evento, que terminou com um extraordinário momento musical a que o CORDIS sempre nos habituou (e que serviu de warm-up para os dois magníficos concertos realizados no fim-de-semana, e que celebraram os 15 anos deste grupo de Coimbra).

 

Já estamos a trabalhar na próxima edição do Coimbra Invest Summit, que está marcada para os dias 9, 10 e 11 de outubro de 2024.

 

Iremos melhorar o que tem de ser melhorado, e penso já ser evidente que Coimbra deixou de ser apenas um Município com muito potencial, e com este Executivo, passou, de uma vez por todas, à ação: Coimbra, the rigt place to do!»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×