Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 18 de setembro

Carlos Matias Lopes aproveitou o período antes da ordem do dia da Reunião de Câmara para fazer um ponto de situação relativamente a alguns dos seus pelouros. Relativamente ao Desporto, o vereador recordou o Campeonato Mundial de sub-20 feminino de Polo Aquático que decorreu no Complexo Olímpicos de Piscinas Municipal e que juntou mais de 3.000 pessoas al longo dos vários dias e competição. No que concerne à Proteção Civil e ao Ambiente, Carlos Matias Lopes destacou o trabalho desenvolvido no combate ao incêndio recente em Palheiros e Zorro.

 

Intervenção na íntegra:

 

«DESPORTO

 

Coimbra recebeu de 8 a 15 de setembro o Campeonato Mundial de sub-20 feminino de Polo Aquático.

 

Na cerimónia de abertura, que contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal e do Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Natação, oferecemos as boas-vindas às delegações das 19 seleções presentes.

 

Queria deixar uma palavra de apreço à seleção nacional que fez história, ao conseguir pela primeira vez uma vitória num campeonato do mundo. Além disso, a atleta portuguesa Madalena Lousã foi a melhor marcadora do Mundial com 28 golos.

 

Durante estes dias realizaram-se mais de 60 jogos, e passaram pelas bancadas do Complexo Olímpico de Piscinas Municipais mais de 3000 mil pessoas para assistir à competição, tendo sido atingido o pico de ocupação no jogo entre Portugal e o Chile, com a bancada repleta também de crianças, entre os 5 e 10 anos com as respetivas professoras/educadoras. Entoou-se em coro, o Hino Nacional num momento único.

sentaram a seleção nacional, Alice Rodrigues e Ana Vicente do Clube Náutico Académico de Coimbra e Maria Tejo da Associação Académica de Coimbra.

 

A seleção da Hungria sagrou-se campeã Mundial Sub 20 Feminino, na final contra a Espanha.

 

Mais uma vez, Coimbra recebe e organiza, de forma exemplar, mais uma competição desportiva mundial, onde todos os protagonistas, Federação Portuguesa de Natação e trabalhadores municipais estão de Parabéns!

 

PROTEÇÃO CIVIL E AMBIENTE

 

No dia 7 de setembro às 15h19 os bombeiros foram alertados para um incendio florestal nos Palheiros, freguesia de Torres do Mondego.

 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil efetuou de imediato o acionamento de vários meios para o local, mas, infelizmente e dado que se tratava de 5 focos de incêndio distintos na encosta das localidades dos Palheiros e Zorro, propagou-se com grande intensidade, tendo sido dominado às 12h15 do dia 8 de setembro.

 

Neste incêndio, esteve sempre presente a preocupação de não deixar progredir o fogo quer para o concelho de V.N de Poiares quer para o concelho de Miranda do Corvo.

 

Com um total de 135 hectares de área ardida (sobretudo eucaliptos), estiveram envolvidos 1022 operacionais com 280 veículos, 4 Máquinas de Rasto, 19 meios aéreos chegando a estar em simultâneo no combate ao incêndio perto de 700 operacionais, 4 máquinas de rasto e 14 meios aéreos.

 

O suporte logístico foi também uma grande operação. No total foram servidas 2993 refeições, onde se inclui almoços, jantares, reforço alimentar e pequenos-almoços a todos os

operacionais.

 

Este incêndio foi dado como extinto às 20h59 do dia 9 de setembro. (agradecer a pronta resposta no TO da ANEPC, do SMPC, Bombeiros Sapadores e Voluntários de Coimbra e Brasfemes, os departamentos da CMC – educação, ação social, habitação, gestão de frota).

 

Destaco ainda que já foram iniciados os trabalhos de análise do território ardido, tendo em vista o desenvolvimento de intervenções florestais, nomeadamente a abertura de novos estradões e no trabalho que estamos a desenvolver com o município de VN. Poiares, na criação de uma AIGP (Área Integrada de Gestão de Paisagem) na zona de interface entre Coimbra e V.N. Poiares.

 

Relembro que as AIGP têm como objetivo promover uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e que apesar do interesse já manifestado por Coimbra e Vila Nova de Poiares de termos a candidatura desde o ano passado pronta, o governo não abriu ainda uma nova candidatura para as novas AIGP depois do anterior executivo desta Câmara Municipal ter perdido a oportunidade de o fazer aquando da abertura da primeira fase para a constituição de AIGP´s, em 2018.

 

Por fim gostaria de destacar que temos já em fase de conclusão e para análise jurídica, o documento que irá regular a atividades dos madeireiros no nosso concelho. Este será um regulamento inovador para Coimbra e com o qual se pretende valorizar o património florestal deste concelho.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×