Intervenção inicial da vereadora Ana Cortez Vaz | Reunião de Câmara, 18 de setembro

A vereadora Ana Cortez Vaz aproveitou a sua intervenção inicial para fazer um balanço do arranque do ano letivo, denotando que houve um aumento do número de alunos. “No concelho de Coimbra, do ano letivo transato para o presente, no que concerne à rede pública, registamos um aumento de 5% do nº de alunos, passando de 14576 em 22/23 para 15354 em 23/24. Também o número de turmas aumentou 4%, de 687 para 712”, explicou a vereadora da Educação. “Este significativo aumento de alunos nas nossas escolas é um sinal evidente de que Coimbra é uma cidade a retomar uma rota de crescimento e com um novo e promissor futuro”, sublinhou Ana Cortez Vaz.

 

«Na passada semana iniciou o ano letivo 2023/2024, e fazemos votos de muito sucesso para todos os alunos e alunas, professores e professoras, pessoal não docente, pais e mães, encarregados e encarregadas de educação.

 

No concelho de Coimbra, do ano letivo transato para o presente, no que concerne à rede pública, registamos um aumento de 5% do nº de alunos, passando de 14576 em 22/23 para 15354 em 23/24. Também o número de turmas aumentou 4%, de 687 para 712.

 

De registar que o aumento verificado decorre, de acordo com o que nos tem vindo a ser comunicado pelas direções dos/as AE/EnA, da entrada de alunos/as provenientes de outros países, maioritariamente do Brasil.

 

Todos os ciclos de ensino registam uma variação positiva, com exceção do nº de alunos do 2º ciclo, onde se registou uma quebra de 4% e do nº de alunos dos cursos PIEF (Programa integrado de educação e formação), que se manteve.

 

Realçamos o aumento do número de alunos a frequentar o ensino profissional – 10% – passou de 1118 alunos e 56 salas em 2022/2023, para 1233 alunos e 61 salas no presente ano letivo.

 

A educação pré-escolar registou um aumento do número de alunos, de 9% – passou de 1079 para 1179 e de 52 para 53 salas. Este aumento de salas, ainda que manifestamente insuficiente para a procura, deveu-se à abertura de mais uma sala de JI na EB Casais. Recorde-se que já o ano passado, tínhamos lá aberto a primeira sala de JI.

 

No que diz respeito aos alunos do 1º ciclo, registamos um aumento de 9%. De 3760 para 4100 e de 192 salas para 204 – este número de salas deveu-se à reativação de salas de algumas escolas, e a 2 turmas que se encontram na EB Alice Gouveia e mais 2 na EB Silva Gaio.

 

Chamo a atenção para o facto deste número não contemplar as 2 salas de JI e as 4 de EB1 do Centro Escolar de Cernache, que estará concluído em breve e receberá os primeiros alunos no início do 2º período.

 

Em relação às mudanças de estabelecimentos de ensino e escolas, temos 3 casos no concelho:

 

  1. Os alunos da EB1 Casconha manter-se-ão este 1º período nas instalações da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, tal como deliberado na última reunião de Câmara;
  2. 2 das 4 turmas da EB Conchada, a funcionar em monoblocos, irão para o Centro de Bem Estar Social da Sagrada Família, devido às condições dos monoblocos – esta informação vem para deliberação nesta reunião de Câmara;
  3. O JI Solum, dados os condicionalismos e os constrangimentos externos que decorrem das obras do Metro, nomeadamente o ruído produzido, conjugado com o facto de haver uma sala apta para os receber no CE da Solum-Sul, irão ocupar e partilhar os espaços afetos ao jardim de infância daquele estabelecimento, por decisão conjunta do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, Associações de Pais do JI Solum e do CE Solum Sul e do Município.

 

O balanço do nº de alunos e nº de salas é extremamente positivo.

 

Coimbra assume-se cada vez mais como uma cidade educadora de excelência, mas deixa-nos também o desafio de acompanhar este crescimento da população escolar, pelo que os serviços técnicos do Município se encontram a preparar soluções para que a oferta da rede pública de educação e ensino continue a crescer e a oferecer às nossas crianças e jovens, bem como aos professores, professoras e pessoal não docente, as melhores condições para o processo de ensino-aprendizagem.

 

Este significativo aumento de alunos nas nossas escolas é um sinal evidente de que Coimbra é uma cidade a retomar uma rota de crescimento e com um novo e promissor futuro.

 

De sublinhar, por fim, que iniciaram funções nas nossas escolas, no passado dia 14, 37 assistentes operacionais, número este que será reforçado ainda este ano em função dos rácios que vierem a ser definidos pelo Ministério da Educação.

 

 

»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×