Intervenção inicial do vice-presidente Francisco Veiga | Reunião de Câmara, 21 de agosto

Francisco Veiga aproveitou o período antes da ordem do dia da Reunião de Câmara para fazer um balanço da participação do Município em dois eventos recentes: Dias nas Dioceses integrados na Jornada Mundial da Juventude 2023 e Luna Fest. “Demonstrámos que Coimbra tem capacidade na promoção e na coorganização de grandes eventos, que requerem, por parte do Município, um elevado sentido de responsabilidade, de cooperação e de articulação intersectorial”, frisou o vice-presidente do Município.

 

Intervenção na íntegra:

 

«Queria, antes de mais, salientar a colaboração e participação do Município Coimbra na integração e acolhimento de peregrinos durante os Dias nas Dioceses, evento antecipatório que decorreu entre 26 e 31 de julho, integrado na Jornada Mundial da Juventude 2023.

Nesta semana, a cidade encheu-se de jovens peregrinos, de múltiplas nacionalidades, que participaram em diversas atividades e iniciativas promovidas pelos respetivos Comités Organizadores Territoriais, e cujo momento alto culminou no Festival da juventude (For God Shake Festival), que teve lugar na Praça da Canção, no dia 29 de julho, com a presença de milhares de jovens.

De acordo com o relatório interno, elaborado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, o evento decorreu com normalidade, sem registo de ocorrências graves. O documento menciona 38 assistências, com 5 evacuações, 3 para o Hospital Pediátrico e 2 para o CHUC.  Apesar da quantidade de peregrinos que Coimbra acolheu nesta semana, e das normais preocupações em torno do evento, felizmente correu tudo de acordo com o previsto, tendo Coimbra demonstrado uma vez mais a sua capacidade operacional no acolhimento de grandes eventos, que envolvem a participação de multidões.

Neste contexto, cumpre-me deixar aqui uma palavra de agradecimento a todos os serviços, dirigentes e técnicos municipais que estiveram envolvidos, direta ou indiretamente, na organização do mesmo.

Quero deixar aqui, também, uma nota de agradecimento aos meus colegas de Vereação, pelos intensos meses de trabalho preparatório, destacando, naturalmente, o papel das escolas, que foram um importante apoio no acolhimento destes jovens, durante a sua permanência em Coimbra. Queria, por isso mesmo, saudar os diretores de Agrupamentos ou Escolas não Agrupadas que acolheram, nos seus estabelecimentos escolares, centenas de jovens peregrinos durante esta semana. Sem a sua indispensável colaboração, teria sido muito mais difícil garantir as indispensáveis condições para assegurar o seu acolhimento, dado que estamos a falar de muitos milhares de jovens.

Permitam-me, de igual modo, agradecer o trabalho desenvolvido e levado a cabo no terreno pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, forças de seguranças locais, Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa, que montaram, em conjunto com as Autoridades competentes, um forte dispositivo de segurança, de modo a dar resposta, rápida e eficaz, a qualquer ocorrência que eventualmente surgisse durante este período, no contexto específico deste evento.

Agradeço, por fim, aos SMTUC, que também tiverem uma participação importante, contribuindo, nomeadamente, com o reforço da oferta das linhas de transporte coletivo, de modo a permitir a circulação e evacuação dos jovens, sobretudo no final do Festival juventude do dia 29 de julho, na Praça da Canção, sendo este o momento que gerava maior apreensão no seio da organização. 

Bem sei que estamos a falar de um evento com características específicas, eu diria únicas, mas uma vez mais demonstrámos que Coimbra tem capacidade na promoção e, in casu, coorganização de grandes eventos, que requerem, por parte do Município, um elevado sentido de responsabilidade, cooperação e articulação intersectorial. Uma vez mais Coimbra correspondeu às expectativas e por isso a todos agradeço o profissionalismo e empenho demonstrados. 

 

 

Mudando de assunto, queria deixar também aqui uma nota sobre o Festival de rock Lunafest Estrella Damm 2023, que decorreu na Praça da Canção, entre 16 e 20 de agosto, com o apoio do Município, na qualidade de entidade parceira, prestando designadamente um apoio financeiro no valor de 25.000,00€ (IVA incluído), aprovado na última reunião de Câmara, conforme bem se lembram.   

O evento atraiu milhares de festivaleiros e revelou-se um êxito, apesar de duas bandas, cabeça de Cartaz, terem cancelado a sua presença. Estamos a falar de um público com um gosto musical muito específico e que não quis perder a oportunidade de assistir à atuação de muitas bandas conceituadas no mundo do rock. Entre 16 e 20 de agosto, período em que, tipicamente, Coimbra está “deserta”, a cidade encheu-se de pessoas (neste caso festivaleiros), facto que comprova que em agosto também é possível manter as dinâmicas culturais e “pôr a cidade a mexer”. É isto que eu defendo para Coimbra (transformar Coimbra numa cidade ativa e culturalmente atrativa durante todo o ano), e por isso é que é tão importante o Município acolher e apoiar todo o tipo de eventos e iniciativas (sejam elas privadas ou não, com intuitos comerciais ou não), que possam contribuir para inverter o falso mito de que em agosto não vale a pena fazer nada em Coimbra. Vale a pena. Claro que vale a pena. Tem de valer a pena.  É claro que este processo de mudança leva tempo a consolidar-se e requer por parte do Município uma visão mais abrangente e também um compromisso, que devolva aos agentes económicos e investidores privados a confiança no trabalho e no caminho que estamos a traçar para Coimbra. Só assim, promovendo mais eventos, diversificando a agenda e /ou apoiando iniciativas e projetos privados, com potencial atrativo, nomeadamente eventos de grande alcance e projeção mediática, Coimbra conseguirá reforçar sua agenda cultural e conquistar o seu merecido lugar na rota dos grandes eventos, o que contribuirá para reforçar a marca Coimbra, nacional e internacionalmente. O caminho faz-se caminhando e se tivermos de apoiar mais eventos como o Lunafest, ou outros, para promover e projetar Coimbra no país e no mundo, e tornar a cidade um destino turístico mais competitivo e atrativo, é certo que o iremos continuar a fazer.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×