Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 21 de agosto

O vereador Miguel Fonseca recordou intervenções e iniciativas recentes promovidas no Mercado Municipal D. Pedro V. A Câmara Municipal (CM) de Coimbra concluiu a intervenção de atualização da rede de telecomunicações e de remodelação da Central Automática de Deteção de Incêndio. Um investimento, de cerca de 170 mil euros, que vai permitir àquele espaço maior eficiência energética, permitindo uma poupança na ordem dos 40% (com toda a requalificação). Depois desta intervenção, o espaço ficou ainda dotado aquele espaço de condições conformes à legislação atual, já que o sistema de deteção de incêndios, por exemplo, tinha cerca de 20 anos, já descontinuado, e em risco de ficar obsoleto. Por sua vez, no final de julho, a autarquia distribuiu novas tabelas de preços personalizadas e validadas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aos operadores do Mercado Municipal D. Pedro V. A medida pretende incentivar os vendedores ao cumprimento das regras de fixação de preços a que estão obrigados, evitando que sejam alvo de contraordenações. No final da intervenção, o vereador felicitou a Portugal Green Travel, uma empresa sediada em Coimbra que foi reconhecida como a melhor Destination Management Company Sustentável de Portugal nos European Travel Awards 2023 pelo segundo ano consecutivo.

 

Intervenção na íntegra:

 

«Após a minha evocação inicial, e em complemento da intervenção do Sr. Presidente, gostaria de partilhar com todos mais alguns passos que temos dado no sentido de aumentar a atratividade no Mercado Municipal D. Pedro V.

Concluímos a intervenção de atualização da rede de telecomunicações e a remodelação da Central Automática de Deteção de Incêndio. Esta ação, embora sem grande visibilidade, não só contribui para uma maior eficiência energética do espaço, gerando uma poupança significativa de cerca de 40%, como também garante a conformidade com as normas de segurança atuais. Com um investimento de cerca de 170 mil euros, a remodelação desta central, que contava já com cerca de 20 anos de utilização, permitirá assim aumentar a segurança do edifício contra incêndios.

Além disso, com o intuito de promover um ambiente propício à realização de negócios justos e transparentes, a Câmara Municipal de Coimbra distribuiu novas tabelas de preços personalizadas, validadas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), aos operadores do mercado (aos produtores agrícolas foram entregues 360 tabelas, os operadores de fruta receberam 150, assim como os de hortícolas e os de pescado fresco). Esta iniciativa insere-se igualmente na nossa estratégia de revitalização do Mercado Municipal, visando garantir a conformidade com as regras de fixação de preços e evitar assim possíveis contraordenações.

Só não vê quem não quer porque já se nota a nova dinâmica do Mercado Municipal, que conta com novas lojas, depois das três hastas públicas promovidas pelo nosso Executivo que permitiram até ao momento a concessão de 47 bancas e lojas, e que terão continuidade ainda no presente ano.

O nosso Mercado não pode nem deve ser comparado com outros, dentro ou fora de fronteiras, alheios às suas origens e descaracterizados, que o fizeram à custa da instalação de grandes superfícies dentro das suas portas, assim incorrendo numa concorrência direta contraproducente com os produtores.

Temos reformulado de forma coerente e consistente a atividade do Mercado, não subvertendo as suas raízes, defendendo e respeitando sempre o comércio tradicional, colocando-o nos roteiros da cidade e num ponto de paragem obrigatória para os nossos residentes e para quem nos visita. Basta ver a diversidade da oferta que hoje existe e que vai continuar a aumentar, pois estamos empenhados, e muito, em criar neste espaço uma nova centralidade, assim impulsionando o desenvolvimento económico de Coimbra. Tal é igualmente visível na crescente realização de eventos e iniciativas diversas no nosso Mercado D. Pedro V, como as constam da agenda desta reunião de Câmara, pelo que posso assegurar que todos os esforços serão feitos para dotar este espaço emblemático da nossa cidade de uma nova dinâmica e para captar novos públicos, preservando a tradição e o calor humano que o caracterizam desde sempre! 

 

Quero ainda endereçar as minhas felicitações à Portugal Green Travel, uma empresa sediada em Coimbra que foi reconhecida como a melhor Destination Management Company Sustentável de Portugal nos European Travel Awards 2023 pelo segundo ano consecutivo. Instalada na Incubadora do Instituto Pedro Nunes, é especializada na estruturação e comercialização de produtos turísticos sustentáveis, com carteira de clientes em mais de 10 países e três continentes. Este ano, a empresa expandiu a sua atuação para incluir a gestão de ativos, assumindo a gestão turística do Seminário Maior de Coimbra, sendo merecedora dos maiores elogios pelo elevado compromisso que vem mantendo com a inovação e com a sustentabilidade económica, social e cultural.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×