Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 19 de junho

O vereador Miguel Fonseca começou por destacar o facto de duas aldeias do concelho de Coimbra – Arzila e Almalaguês/Torre de Bera – terem classificadas como “Aldeias de Portugal” pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia, na sequência de uma candidatura submetida pela associação de desenvolvimento local CoimbraMaisFuturo. Miguel Fonseca fez ainda menção à participação do Município na conferência JNation, com o stand “The Right Place to Be”. A iniciativa que decorreu a 6 e a7 de junho no Convento São Francisco, apoiada pelo CM, reuniu programadores e empresas de software, com sessões sobre “DevOps”, segurança de software e design de interface com o utilizador, “machine learning” e software verde, foi um sucesso.

 

Intervenção na íntegra:

 

« Senhor Presidente

Caros colegas de vereação

Caras e caros trabalhadores municipais

Senhoras e Senhores jornalistas

Caros e caras munícipes, todos os que estão a assistir via plataformas digitais

 

Boa tarde a todas e a todos,

 

Quero começar por salientar que duas aldeias – Arzila e Almalaguês/Torre de Bera – do concelho de Coimbra foram classificadas como “Aldeias de Portugal”:. pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia (que é composta por várias instituições empenhadas em potenciar o desenvolvimento socioeconómico, a promoção turística e a preservação patrimonial dos territórios rurais mais representativos das origens da genuína identidade portuguesa, contando atualmente com 17 associados de todo o país). Aquelas candidaturas foram submetidas pela associação de desenvolvimento local CoimbraMaisFuturo num processo que contou com diversas etapas e culminou no passado sábado na realização de uma Comissão de Avaliação, que decorreu na Marmeleira, uma aldeia já classificada do concelho de Mortágua, e contou com a minha presença.

 

As “Aldeias de Portugal” constituem uma rede criada no âmbito de atuação das Associações de Desenvolvimento Local/Grupos de Ação Local, que tem como objetivos o desenvolvimento local, assente no protagonismo dos atores locais, na conceção de estratégias socioeconómicas e de valorização do património cultural e natural e na sua implementação. Utiliza o turismo de aldeia, traduzido na oferta de experiências de ruralidade, como uma das ferramentas de dinamização dos seus recursos e ativos endógenos que caracterizam a sua identidade.

 

O trabalho desenvolvido pela Rede “Aldeias de Portugal” tem por base uma forte comunicação intrarrede e a partilha de conhecimentos e de boas práticas. O processo de classificação de aldeias acontece desde 1996, contando no seu conjunto com 132 aldeias classificadas de norte a sul do país, sendo Arzila e Almalaguês/Torre de Bera as primeiras do concelho de Coimbra a integrar a lista.

 

Esta classificação é muito relevante, dado que evidencia a componente rural do nosso concelho e ilustra a riqueza e diversidade da atividade económica de Coimbra, pelo que felicitamos todos os residentes nestas freguesias e os respetivos presidentes de junta (até porque esta classificação só pode ser atribuída a aldeias cujas comunidades estejam envolvidas desde início no processo de candidatura, porquanto o mesmo implica obrigatoriamente a constituição de um comité local integrando porta-vozes de entidades como a junta de freguesia, a população residente, o tecido económico e a estrutura associativa), assim como todos os envolvidos neste processo, do qual resultará uma elevada projeção a nível nacional e internacional das aldeias que integram uma das redes mais genuínas de Portugal!

 

Uma segunda nota para referir que Coimbra recebeu nos dias 6 e 7 de junho a 6ª edição da JNation, uma conferência internacional direcionada para profissionais de desenvolvimento de software. Este ano, pela primeira vez, o Município de Coimbra participou com o seu próprio stand (assegurado pelo Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento, através da Divisão de Empreendedorismo e Atividades Económicas, e pelo Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital, através do Centro de Inteligência de Coimbra), onde teve a oportunidade de mostrar aos mais de 1200 participantes, maioritariamente de fora da cidade e cerca de 15% do estrangeiro, porque Coimbra é o lugar certo.

 

Com o mote “Coimbra, the right place to be.”, o Município destacou o ecossistema empreendedor do concelho, com ênfase para o cluster tecnológico e o elevado acesso ao talento gerado nas suas instituições de ensino superior. A iniciativa #Coimbracitylab, que apresenta a cidade como um laboratório para a experimentação de ideias e projetos inovadores em contexto real, também despertou grande interesse.

O stand da Câmara Municipal de Coimbra foi dos mais concorridos e a participação ativa do Município na JNation demonstra o nosso compromisso e empenho em impulsionar o setor tecnológico, bem como em posicionar Coimbra como um local de referência para profissionais e empresas desta área.

 

Estamos certo de que esta conferência terá um impacto fortemente positivo no desenvolvimento da cidade e na sua afirmação como um polo tecnológico de grande relevo no contexto nacional e internacional.

 

Parabéns à JNation, na pessoa dos seus entusiásticos impulsionadores, por esta organização de excelência, e um agradecimento especial aos colaboradores do Município que, estou certo, deixaram a marca distintiva de Coimbra em todos aqueles com que se cruzaram. Este Executivo continuará a promover e a apoiar iniciativas e eventos que reforcem o seu potencial como um destino privilegiado para viver, estudar, trabalhar e investir!»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×