Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 19 de junho

O vereador Carlos Matias Lopes aproveitou a sua intervenção inicial para fazer um ponto de situação relativamente aos vários pelouros. Na área da Juventude, o vereador anunciou a realização do próximo Conselho Municipal da Juventude para a próxima sexta-feira, dia 23 de junho. No que concerne ao Serviço Municipal de Proteção Civil, Carlos Matias Lopes recordou o seminário internacional “Uma Abordagem Internacional no Combate aos Incêndios Estruturais”, que decorreu na passada sexta-feira, no auditório do Pavilhão Centro de Portugal, promovido pela Escola Nacional de Bombeiros, em parceria com a autarquia. No Ambiente, o vereador deu conta da realização da 3ª reunião da Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila, nas instalações da Mata Nacional do Choupal, onde foram aprovados documentos essenciais, designadamente o Plano de Atividades. Finalmente, no Desporto, Carlos Matias Lopes recordou o UCI GranFondo World Series – Coimbra Region by Margrés, um evento único na Península Ibérica, onde foram apurados os melhores, em cada faixa etária, para o Campeonato do Mundo UCI Granfondo, quer para o contrarrelógio individual, quer para a prova de fundo.

 

Intervenção na íntegra:

 

«Divisão da Juventude

 

A Divisão de Juventude, acompanhada do Presidente da Comissão Permanente do CMJ, esteve presente no Encontro Nacional de Conselhos Municipais na Juventude, ocorreu no Porto (dias 16 e 17 de junho), onde fomos referenciados como um dos CMJ mais participados por parte dos jovens, com maior organização e onde assuntos do interesse da nossa Juventude têm sido debatidos. As inovações introduzidas por nós, mudança de local, periodicidade, reuniões e contacto permanente com a já citada comissão, e com a CNJ e a FNAJ, têm permitido diálogo constante e profícuo, com vista à tomada de decisões.

 

Teremos o próximo Conselho Municipal da Juventude no dia 23/06, às 18h na Casa da Cultura.

 

Este plenário, convocado extraordinariamente, pretende responder à solicitação dos membros conselheiros, manifestada e aprovada na sessão anterior, de abrir espaços de debate em matérias municipais consideradas de superior interesse para a Juventude.

 

Neste sentido, e porque o tema escolhido foi URBANISMO e MOBILIDADE, foi convidada a estar presente, pela Mesa do Plenário e pela Comissão Permanente do CMJC, a Exma. Senhora Vereadora Ana Bastos, titular das pastas e matérias em discussão.

 

Relembramos que, para além dos membros que compõe o CMJC, temos um espaço reservado para o público em geral, permitindo que todos possam acompanhar os trabalhos.

 

Pretendemos com este novo formato, inédito, mas legalmente validado pelo CMJC, promover um conjunto de medidas e iniciativas, no sentido de garantir à Juventude o acesso aos seus direitos, à informação e à sua participação efetiva na tomada de decisões.

 

SERVIÇO MUNICIPAL DA PROTEÇAO CIVIL

 

O seminário surgiu do convite da Escola Nacional de Bombeiros ao município de Coimbra, para dinamizar um seminário na área dos incêndios Estruturais dirigido a Bombeiros e formadores externos da Escola Nacional de Bombeiros.

 

Estiveram presentes 4 formadores internacionais que fizeram uma sequência de apresentações relacionadas com a área, e onde foram abordados componentes técnicas e casos reais de elevada importância, totalmente aplicáveis no nosso país.

 

Inscreveram-se 81 pessoas e foram validadas 58 entradas.

 

Os oradores e apresentações foram:Doutor Lazarenko Oleksandr da Universidade de Lviv na Ucrânia, que fez uma apresentação sobre como os Bombeiros Ucranianos e o ensino da Universidade de Lviv se adaptaram e têm de viver e trabalhar no cenário de guerra (An overview of the Ukraine fire service during the wartime)

 

De seguida Steve Brisebois do Canadá fez uma apresentação sobre um incêndio onde houve bombeiros feridos, demonstrando como tudo aconteceu, tendo referindo no final, que infelizmente ele foi a vítima do acidente, mas que felizmente sobreviveu e ensina neste momento pelo mundo as lições aprendidas e a evitar que ocorram novos acidentes (How to develop tactical change leaders) Shan Raffel da Austrália, é um dos formadores mais experientes no mundo, que foi em abril deste ano reconhecido e admitido no Hall of Legends, Legacies and Leaders, pelo National Fire Heritage Center, nos estados unidos, tendo feito a apresentação sobre os Riscos que os bombeiros correm nos incêndios, nomeadamente na Zona de sinistro com o tema (Managing the “kill zone”)

 

Martin Corriveau do Canadá é além de formador, capitão da companhia de bombeiros mais movimentada da cidade de Montreal, apresentou o caso real de um incêndio muito complexo, designado “Near Miss”, onde refere a importância dos bombeiros conhecerem os edifícios e os sistemas de proteção contra incêndios existentes na sua área, (Flow path experience)

 

Por fim o Doutor Michael Reick, diretor regional do serviço de bombeiros em Göppingen, Alemanha e Engenheiro na ciência de segurança contra incêndios e o inventor da cortina de proteção “smoke stooper”, abordou e deu diversos exemplos reais, sobre a importância de utilizar os sistemas de proteção contra incêndios no apoio às operações dos bombeiros, nomeadamente de proteger as escadas dos edifícios para uma evacuação segura (Protect the stairway)

 

Divisão do ambiente e sustentabilidade

 

Realizou-se no dia 16/06/23, a 3.ª Reunião da Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila.

 

A Comissão que é presidida pela Câmara Municipal de Coimbra, participando na mesma o município de Montemor-o-Velho, o município de Condeixa, o ICNF, I.P., a Universidade de Coimbra (UC), a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), a Entidade Regional de Turismo do Centro (ERTC) Associação dos Amigos do Paúl de Arzila (AAPA) e, um representante das Organizações Não-Governamentais de Ambiente (ONGA).

 

A reunião foi realizada na Mata Nacional do Choupal onde esteve presente o Sr. Vereador Carlos Lopes.

 

Teve como finalidade aprovar documentos essenciais para o decorrer dos trabalhos da Comissão de Cogestão, designadamente o Plano de atividades, um inquérito de visitação da Reserva, um inquérito destinado às entidades interessadas na Reserva e consequentemente, a lista dessas mesmas entidades e um inquérito de perceção à população local. Foi ainda aprovada uma pequena brochura institucional que será publicada brevemente sobre a Reserva Natural do Paul de Arzila.

 

DESPORTO

 

– Este fim de semana tivemos mais uma edição da prova internacional de ciclismo Granfondo Coimbra Region. Uma prova em co-organização com o Município de Montemor-o-Velho.

 

No Sábado, em Coimbra, ocorreu o contra-relógio, com a presença de 300 atletas e no Domingo, a saída do Grandfondo, em Montemor, com a participação de 1600 atletas.

 

Dar nota, que tivemos nos dois dias, um acréscimo de 250 atletas, em relação ao ano passado.

 

– O Sport Club Conimbricense continua a fazer um trabalho muito meritório, no que ao desporto inclusivo diz respeito. Este fim de semana tive oportunidade de assistir ao campeonato nacional de showdown para invisuais, competição possível de organizar após aquisição de duas mesas desta modalidade, com o apoio desta autarquia.

 

– Sarau de Ginástica da Secção da AAC. Podemos assistir, num pavilhão Mário Mexia cheio, durante dois dias, à despedida de mais um ano desportivo, com excelentes resultados. Um grande momento, com familiares, atletas e dirigentes, a demonstrarem que o desporto é um elemento essencial nas suas vidas.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×