Intervenção inicial da vereadora Ana Cortez Vaz | Reunião de Câmara, 19 de junho

A vereadora Ana Cortez Vaz aproveitou a sua intervenção inicial para fazer um ponto de situação relativamente a várias atividades no âmbito dos seus pelouros. Ana Cortez Vaz recordou o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, que a autarquia assinalou com um debate na passada sexta-feira, na Sala Francisco Sá de Miranda, na Casa Municipal da Cultura, com o intuito de sensibilizar a comunidade em geral para a problemática da violência contra as pessoas idosas. Entre outros temas, a vereadora lembrou também o programa de atividades para as férias de verão “Viver Coimbra #DesportoeAventura”, destinado a apoiar as famílias nas férias escolares das crianças do 1º ciclo do Ensino Básico que frequentam escolas da rede concelhia.

 

Intervenção na íntegra:

 

« Na quinta-feira passada, dia 15, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Consciencialização da violência contra a Pessoa Idosa, o Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo organizou a sessão ‘Encruzilhadas da violência contra as pessoas adultas mais velhas’. Neste encontro, com a participação ativa de algumas Entidades, como a APAV, PSP, SOS Pessoa Idosa – Fundação Bissaya Barreto e o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses. Efetivamente a violência contra as pessoas idosas assume diversos contornos e é um chapéu bastante abrangente – falamos de violência financeira, violência física – filhos para pais, conjugal e dentro da família, institucional, psicológica, sexual, falta de respostas do Estado para com estas pessoas, e negligência – e a negligência abarca a infantilização dos idosos, a despersonalização, a invisibilidade e o abandono. Segundo dados da APAV – Em 2021 chegaram ao conhecimento da associação 1.594 pessoas idosas vítimas de violência, sendo 70,6% vítimas de violência doméstica. No que se refere ao autor do crime, destaque para filhos que agridem os pais (35,1%) e para violência perpetrada entre cônjuges (28,6%). De facto, temos uma sociedade cada vez mais envelhecida – cerca de 24% da população portuguesa tem hoje mais de 65 anos – e Coimbra assistiu a um aumento do seu índice de envelhecimento de 160 para 215 pessoas idosas, ou seja, por cada 100 jovens há 215 idosos.

 

Para completar a comemoração desta efeméride, o GGEA vai lançar em breve um vídeo feito por utentes e trabalhadores da ACERSI, Associação Social, Cultural e Recreativa de São Paulo de Frades, Casa do Pai, Centro de Bem Estar Social de Brasfemes, Centro Social Paroquial de São João do Campo, Conferência de São Paulo em Ceira e Centro Social e Paroquial da Pedrulha, aos quais agradecemos os contributos.

 

 

Jardim vai à Escola

 

Início a 28.01.2022 – na EB1 de Almalaguês

Terminou a 16.06.2023 – na EB1 Solum Sul.

Total – 54 escolas; 118 turmas; 2243 alunos/alunas.

Objetivos – levar o Jardim Botânico às escolas e dar a conhecer o excelente património natural e todas as crianças do concelho; sensibilizar as crianças e consequentemente as suas famílias para o respeito pela natureza.

 

O Programa de Férias Escolares para 2023 – Programa #ViverCoimbra #DesportoEAventura, promovido pelo Município de Coimbra no âmbito do Programa Municipal de Ação Social Escolar 2022/2023, prevê a promoção e a oferta de atividades de exploração e descoberta motora, atividades lúdicas e atividades desportivas ao ar livre, de 3 a 28 de julho de 2023 integra atividades durante o mês de julho para o 1º CEB, de acordo com os critérios de seriação e vagas definidas para o efeito para cada um dos níveis. As inscrições são efetuadas na Plataforma SiGA.

 

O projeto #ViverCoimbra #DesportoEAventura é direcionado para as crianças, residentes no concelho de Coimbra, que frequentaram o 1º ciclo do ensino básico nos estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho, no ano letivo 2022/2023 e decorre durante o mês de julho. A participação encontra-se restrita a um período mínimo de 1 semana e um período máximo de 2 semanas, de forma a poder dar resposta a um maior número de famílias. A participação no projeto #ViverCoimbra #DesportoEAventura inclui atividades de exploração e descoberta motora, atividades lúdicas, atividades de construção, atividades expressivas e atividades desportivas ao ar livre, assim como refeições [almoços e lanches] e seguro de acidentes pessoais.

 

Para o 1º CEB as inscrições terminam dia 19 de junho e para o pré-escolar terão início a 1 de julho. Podem beneficiar deste apoio os alunos cujos pais comprovem que se encontram a trabalhar durante o período que indicarem no formulário, podendo optar por uma ou duas semanas no máximo, havendo, assim, oportunidade para que outras crianças possam beneficiar.

 

As atividades são gratuitas, decorrem das 8h45 às 17h45, e cabe aos pais a sua entrega e recolha nos locais onde aquelas se irão desenvolver. 

 

Este ano a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, a APCC, a praia fluvial do Rebolim, o Portugal dos Pequenitos, o Convento São Francisco, o Exploratório, entre outros, serão o palco para os mais pequenos se divertirem nos próximos meses de verão.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×