Coimbra Invest Summit

O Coimbra Invest Summit (Coimbra IS), uma organização do Município de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o iParque, regressa ao Convento São Francisco, para a sua segunda edição, nos dias 9, 10 e 11 de outubro. O evento, que pretende posicionar Coimbra no radar dos investidores e agregar o ecossistema empreendedor e inovador existente no concelho, terá, este ano, um cariz mais internacional, focando-se nos clusters da Tecnologia, Saúde e setor Espacial. A participação é gratuita.

Depois do sucesso que constituiu a primeira edição do Coimbra IS, que decorreu em setembro do ano passado e contou com a participação de cerca de mil pessoas, o evento regressa renovado em outubro deste ano. Câmara Municipal, UC, IPC, IPN e iParque unem-se com o mesmo objetivo: fortalecer o ecossistema empreendedor e de inovação e atrair investimento para o concelho.

O Coimbra IS’23 contou com mais de mil participantes, 41 empresas e instituições, 47 projetos de investigação, 40 oradores e 140 empresas reconhecidas pelo Município. Um inquérito de satisfação realizado durante o evento revelou que mais de 70% dos participantes ficaram muito satisfeitos com a experiência global do evento, sendo que 50% destacaram a mostra de empresas como o que mais apreciaram.

A edição deste ano está a ser preparada pelo Município, em conjunto com os parceiros, e contará com uma mostra de empresas e instituições, painéis de discussão e palestras, assim como diversos momentos de networking e reconhecimento de mérito empresarial. Uma das novidades de 2024 é a introdução do setor espacial, um cluster emergente no concelho e que tem despertado grande interesse, além dos clusters Tech e Health, já consolidados, que voltarão a ser uma presença forte.

“Este evento constituiu um momento de afirmação da excelência do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Coimbra, assim como do papel ativo deste Executivo Municipal na captação de novo investimento para o concelho”, considera Miguel Fonseca, destacando que “na edição de 2024, além de destacarmos um cluster em grande ascensão – o espacial – estamos a procurar imprimir um cariz ainda mais internacional ao Coimbra IS”.

As inscrições para o evento são gratuitas para os participantes e para as empresas que queiram estar presentes na mostra (sujeitas a validação e limitadas à lotação do espaço) e serão disponibilizadas em breve, assim como o programa, no site do evento coimbra IS’24 (coimbrainvestsummit.pt) e nos canais do Município.