Município financia obras em Brasfemes e Santa Clara/Castelo Viegas

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra aprovou, por unanimidade, na sua reunião de segunda-feira, contratos interadministrativos de delegações de competências, para o corrente ano, na Junta de Freguesia de Brasfemes e na União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas. Esta última vai receber um total de 104.868 euros, montante que passa a 34.683 euros no caso de Brasfemes.

Entre outras realizações, em Santa Clara e Castelo Viegas está prevista a “Construção de campo de jogos na Urb. Vale Verde – Alto dos Barreiros”, pelo valor de 17 mil euros. Esta intervenção consiste na execução de pavimento, vedação e pintura do campo. Atualmente, o espaço de lazer existente na Urb. Vale Verde só está dotado com um parque infantil, não existindo nenhum equipamento para utilizadores seniores.

Já a “Requalificação da Estrada do Albanês – Castelo Viegas” ascende a 20 mil euros. Trata-se do melhoramento de um dos acessos ao cemitério de Castelo Viegas. O acesso “principal” ao cemitério efetua-se pela Ladeira da Paula. No entanto, os carros fúnebres têm alguma dificuldade em subir devido à inclinação do arruamento. Atualmente, e como alternativa, é utilizada a Rua do Albanês.

Nesta união de freguesias, destaque ainda para a “Requalificação do Largo do Mercado das Almas – Urbanização Santa Isabel – Santa Clara”, no valor de 15 mil euros. Será efetuada a repavimentação do arruamento em betuminoso, que atualmente se encontra degradado e com algumas depressões devido à utilização intensa de que é alvo.

Por seu turno, na freguesia de Brasfemes está prevista a “Pavimentação da Rua N.ª Sra.ª do Parto, em Brasfemes”, no valor de 20 mil euros. A obra implica a aplicação de pavimento betuminoso com características de desgaste em toda a extensão da rua e no encaminhamento das águas pluviais desta para a linha de água existente a cerca de 45m do seu término, através da construção de um canalete com grelha metálica e aplicação de manilhas em betão de Ø400 mm.

A “Remodelação do espaço envolvente da sede da Junta de Freguesia de Brasfemes”, no valor 10 mil euros, é outra das obras previstas. Esta passa pelo revestimento na zona poente adjacente ao edifício da Junta de Freguesia com material betuminoso com característica de desgaste para estacionamento, na redefinição dos lugares de estacionamento existentes no espaço em frente ao edifico da Junta, área que atualmente se encontra em mau estado de conservação, bem como na aplicação de lancil a definir as diferentes zonas de estacionamento.

Por último, será efetuada a “Organização de Estacionamento e Pavimentação do espaço exterior do Campo de Mualdes em Brasfemes (1.ª Fase)”, no valor de 4683 euros. A intervenção implica requalificar a berma lateral direita da Rua do Vale, no sentido Nascente/Poente, adjacente ao muro de vedação do Campo de Mualdes, cujo pavimento se encontra em terra batida, através da pavimentação da berma com material betuminoso e na construção de valeta em betão para drenagem das águas pluviais para a linha de água existente a poente do campo de futebol. Consiste também na pintura das marcas rodoviárias da Rua do Vale na extensão total do campo de futebol.

Atualmente, este espaço encontra-se em mau estado de conservação, sendo ocupado como estacionamento de viaturas de uma forma desorganizada, em dias de jogos e treinos de futebol.