Notícias

O vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, reuniu ontem na Junta de Freguesia de Martinho de Árvore com a respetiva Comissão Social de Freguesia (CSF) e, hoje, deslocou-se à Junta de Freguesia de Almalaguês, onde reuniu com a respetiva CSF. “O objetivo destes encontros é avaliar as implementações da política social municipal e do FMES [Fundo Municipal de Emergência Social]”, afirmou o vereador da Ação Social da CMC, que pretende ter reuniões com todas as CSF, nas respetivas juntas.…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aumenta para 100.000 euros a verba total do Fundo Municipal de Emergência Social (FMES) para o corrente ano, consoante proposta aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo de ontem. O FMES visa assegurar as condições mínimas de vida com dignidade aos agregados familiares mais vulneráveis das várias freguesias e uniões de freguesia do concelho e promover a melhoria da sua qualidade de vida. Foi lançado em 2015, então com uma dotação de 68.000 euros que, no ano passado, subiu…
O vereador responsável pela área da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, reuniu ontem na Junta de Freguesia de São João do Campo com a respetiva Comissão Social de Freguesia (CSF). Segundo Jorge Alves, o objetivo destes encontros “é avaliar a implementação da política social municipal e da implementação do FES [Fundo de Emergência Social]”. Esta foi a primeira das reuniões que o vereador pretende ter com todas as CSF, nas respetivas juntas. De salientar que as CSF - que começaram…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e o vereador da Ação Social, Jorge Alves, receberam esta semana, nos Paços do Município, o presidente da direção do Centro de Solidariedade Social da Adémia (CSSA), Rogério Gomes, o vice-presidente, José Gaspar, e o vogal, Valdemar Barbeiro. A construção de uma futura Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) foi o tema principal da reunião. Manuel Machado alertou para o lançamento, em breve, de um aviso para a abertura de um concurso de apresentação de candidaturas,…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) acionou o Plano Municipal de Contingência para Vagas de Frio 2016/2017, que estará em vigor pelo menos até ao próximo sábado. O plano dirige-se sobretudo às populações mais vulneráveis do concelho, nomeadamente aos sem-abrigo. Aplicável entre 1 de novembro e 31 de março de 2017, tem como objetivo dar uma resposta eficaz e atempada às necessidades que possam surgir pela ocorrência das chamadas vagas de frio – com graves riscos para a saúde humana e o potencial aumento de…
Um grupo de cerca de 25 elementos da Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos (UCCNM) cantou hoje as janeiras, no átrio da Câmara Municipal de Coimbra. O presidente da CMC, Manuel Machado, a vice-presidente, Rosa Reis Marques, e a coordenadora da UCCNM, Clara Lopes, estiveram presentes na iniciativa. Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem!…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, sete contratos de arrendamento e um de comodato que permitem alojar um total de 16 pessoas com baixos recursos. No caso dos arrendamentos, trata-se de um T1, dois T2 e quatro T3 situados nos bairros da Rosa, Fonte da Talha e Ingote e nas ruas Direita e Verde Pinho. As rendas apoiadas a pagar oscilam entre os 4,19 euros por um T2 e os 80,09…
A Câmara Municipal de Coimbra foi um dos municípios hoje galardoados com a Bandeira Verde com Palma, atribuída por boas práticas e políticas “amigas das famílias”. A cerimónia de entrega do galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável” aconteceu na Fundação CEFA (Centro de Estudos e Formação Autárquica), em Coimbra. O reconhecimento resulta de um inquérito realizado a nível nacional pela entidade promotora do projeto, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que avalia as políticas de família dos municípios em diferentes áreas de atuação. Coimbra…
Ao discursar no terceiro painel das Primeiras Jornadas do Observatório do Envelhecimento – Por Um envelhecimento Positivo, organizadas pela Associação de Aposentados e Pensionistas Reformados (APRe!), o vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra CMC), Jorge Alves, anunciou que o projeto de Regulamento de Funcionamento da Comissão Municipal de Proteção do Idoso de Coimbra (CoMPIC) irá ser apresentado na próxima sessão da Assembleia Municipal de Coimbra, a decorrer no próximo dia 16 de novembro. Segundo o vereador, “esta comissão deverá estar a funcionar…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por maioria, na sua reunião de ontem, uma proposta para a inclusão de uma adenda ao Plano Municipal de Transportes Escolares, aprovado em maio passado, que possibilite que os alunos das turmas do 5º, 7º e 10º das Escolas Particulares e Ensino Cooperativo do concelho, que pertençam a agregados familiares com comprovada carência financeira, possam usufruir dos benefícios sociais estipulados nesse plano municipal. Um apoio que abrangerá cerca 50 alunos e que significa uma despesa estimada…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por maioria, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de apoio financeiro, no montante de 16.254,32 euros, à Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência (AFSD), destinado a auxiliar nos encargos assumidos por esta instituição com a construção das vias de acesso e infraestruturação do projeto de construção do Centro Cavalo Azul. O Centro Cavalo Azul, que foi inaugurado no dia 15 de maio do ano passado, oferece as respostas sociais de Lar Residencial (com capacidade…
O vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, participou hoje no arranque da iniciativa “Compromisso Com o Desporto Social – Atividade Física para a 3ª Idade”, na Celium – instituição particular de solidariedade social situada na freguesia de Ceira. No arranque desta nova época, o vereador congratulou-se com o facto de haver mais participantes e mais instituições inscritas. “Este ano volta a crescer, com 430 participantes e mais duas instituições”, realçou. Jorge Alves lembrou que este é um programa que…
O vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, agradeceu hoje, o “bom trabalho, excelente trabalho, que as instituições de solidariedade social vão fazendo neste concelho e por todo o país fora”, durante a X Festa da Solidariedade, que se realizou na Praça do Comércio, em Coimbra, e contou com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, o vice-presidente da Assembleia da República, José Manuel Pureza, e o padre Lino Maia, entre outras personalidades. No…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou por unanimidade, na sua reunião de ontem, uma proposta para a celebração de um protocolo que visa a atribuição de um apoio financeiro de 10.000 euros à Associação das Cozinhas Económicas da Rainha Santa Isabel (ACERSI). O montante destina-se ao desenvolvimento das suas atividades sociais, nomeadamente no apoio à população que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconómica. A ACERSI é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com sede em Coimbra, que serve cerca de…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou por unanimidade, na sua última reunião, uma proposta para concretização do 2.º Ciclo do Projeto Educativo desenvolvido em colaboração com o Teatrão. A proposta prevê a atribuição de um apoio financeiro pontual de 25 mil euros à companhia de teatro, para a concretização do segundo ciclo dos programas “Ver e Pensar” e “P’ros Grandes: detráspráfrente”, que irão beneficiar crianças e idosos de sete jardins-de-infância (JI), 11 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e 11…
A X Festa da Solidariedade realiza-se, este ano, em Coimbra, no próximo dia 30, na Praça do Comércio, entre as 16h00 e as 22h00. Trata-se de um evento anual de âmbito nacional que procura promover o encontro, convívio e partilha entre as instituições sociais do país, envolvendo os seus utentes, colaboradores e dirigentes. A organização aponta para a participação de mais de duas centenas de instituições, muitas delas oriundas do distrito de Coimbra, mas também de outros distritos. Ainda conforme a organização, a Praça do…
Consciente das dificuldades que as famílias têm vindo a atravessar, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) tem vindo a implementar diversas medidas inovadoras de apoio às famílias, ultrapassando, inclusive, aquilo que são os apoios definidos, no âmbito da Ação Social Escolar, pelo Ministério da Educação. Para este ano letivo, por exemplo, foram alargados os apoios que eram prestados aos alunos beneficiários do 1º e 2º escalão de abono de família aos dp 3º escalão. Ao contemplar este 3.º escalão, a CMC está a prestar apoio…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou por unanimidade, na sua reunião de 16 de agosto, a atribuição de um subsídio de 12.646,76 euros ao Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola nº 10 – CASPAE, na qualidade de entidade gestora do Projeto Trampolim – Programa Escolhas 6.ª Geração. O montante será pago em três tranches até ao final deste ano. O orçamento global deste projeto é de 241.496,44 euros, correspondente a três anos de execução (2016-2018), sendo 197.936,16 euros…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, inaugurou hoje o novo edifício do Centro de Apoio Social de Souselas (CASS), que conta com as valências de creche, centro de dia, estrutura residencial para idosos e serviço de apoio domiciliário. “Este é um excelente equipamento social que serve não só Souselas, mas também as redondezas”, afirmou o presidente da CMC, no final da visita que realizou às novas instalações do CASS, instituição que hoje celebra os seus 24 anos. O dia foi de…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) comemorou hoje o Dia Mundial da Criança, junto ao Pavilhão de Portugal, no Parque Verde do Mondego, dinamizando diversas atividades para os mais pequenos, no âmbito do projeto “Aldeia das Oficinas”. Presente no evento, o vereador da Educação da CMC, Jorge Alves, salientou que, nestas atividades, “as crianças e jovens em idades educativas têm contato com a proteção civil, com os bombeiros, com a polícia municipal, num conjunto de atividades que contribuem para a sua educação”, acrescentando que o…