Programa 3ª Idade | Desporto para Todos

A prática regular de movimentos físicos – devidamente orientados em função das necessidades de cada um – é uma das estratégias mais importantes na promoção e manutenção da «qualidade de vida». 

O idoso não é um sujeito improdutivo ou passivo. Ele vive em conformidade com as suas reais capacidades físicas do momento. 

Sabemos que muitas das dificuldades por que passam alguns idosos têm a sua origem no isolamento. Isto não quer dizer que estejamos perante algo impossível de minimizar, suavizar e contrariar. O idoso é um «activo social» com quem todos podemos aprender e, nessa condição, acarinhar. 

Atento a esta realidade, a Câmara Municipal de Coimbra, através do seu Departamento de Desporto, Juventude e Lazer, desenvolve um programa específico para a população idosa do concelho, denominado "Programa de Animação Desportiva Para a 3ª Idade", um evento no qual participam 13 Instituições, com aproximadamente 300 idosos, e que repousa sobre três áreas principais: 

Área 1. Actividades lúdico-desportivas em sala.

Objectivo principal: repetição de gestos realizados pelos idosos nas suas actividades quotidianas tendo em vista a promoção da autonomia funcional do idoso perante algumas tarefas (desempenhos) básicas. 

Área 2. Hidroginástica.

Objectivo principal: melhoria do sistema cárdio-respiratório e prevenção de algumas patologias do foro ortopédico. 

Área 3. Actividades "Outdoor".

Objectivo principal: troca de experiências dos idosos entre si e destes com as demais colectividades de acolhimento. 

O "Programa de Animação Desportiva Para a 3ª Idade" decorre de Janeiro a Dezembro, interrompendo-se no mês de Agosto, podendo as instituições e idosos que nele desejarem participar contactar a Divisão de Gestão Desportiva, no Estádio Cidade de Coimbra, R. D. Manuel I, Coimbra, Telefone: 239798300.