Atividades de Complemento Curricular

Programas | Atividades de Complemento Curricular 

A autarquia lança para este novo ano letivo diversos Programas, que serão desenvolvidos nos jardins de infância e escolas do 1º CEB, em articulação com os mesmos, devendo a solicitação da atividade ser efetuada para a Divisão de Educação e Ação Social através do e-mail educacao@cm.coimbra.pt

Atividades:   

PROGRAMA “COIMBRA SEGURA” | POLÍCIA MUNICIPAl

No âmbito das competências atribuídas à Policia Municipal de Coimbra e de forma a ir de encontro às necessidades do cidadão, foi desenvolvido o projeto “COIMBRA SEGURANÇA | POLICIA MUNICIPAL”, tendo em vista a promoção de ações de sensibilização e divulgação de matérias de interesse social, nomeadamente no que se refere à segurança nas escolas, à proteção do ambiente e à cidadania. Este Projeto prevê a promoção de ações de formação e divulgação junto da população que visem sensibilizar todos os seus intervenientes para a necessidade de educar para a segurança, para o respeito e confiança, fomentando o civismo e a cidadania, de forma a tornar os munícipes, cidadãos mais responsáveis, conscientes e conhecedores dos seus direitos e deveres. Para o efeito serão promovidas ações de sensibilização e divulgação, em cooperação com outras entidades intervenientes, em matérias direcionadas para comunidades específicas, de forma a mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para a compreensão e adaptação da realidade.

     

OS BOMBEIROS VÃO À ESCOLA| COMPANHIA DE BOMBEIROS SAPADORES DE COIMBRA

Este Programa procura dar a conhecer às crianças do pré-escolar e 1º ciclo a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBS) e permitir um contato direto com a atividade de proteção e de socorro, que ali se desenvolve. Assim os jardins de infância e as escolas do 1º ciclo, poderão solicitar a presença dos elementos da CBS nos jardins de infância ou nas escolas do 1º ciclo do ensino básico para realização das atividades com as crianças.
A marcação daquelas atividades deve ser efetuada para o e-mail da Divisão de Educação e Ação social: educacao@cm-coimbra.ptEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail educacao@cm.coimbra.pt


BEM COMER PARA MELHOR VIVER

Este programa destina-se a crianças a frequentar a educação pré-escolar e alunos do 1º ciclo do ensino básico da rede pública do município de Coimbra, bem como a toda a comunidade educativa. 

Objetivos:

- Divulgar procedimentos da constituição da ementa escolar;
- Alertar para os benefícios de uma alimentação equilibrada;
- Incentivar o consumo de legumes e frutas na alimentação diária;
- Promover a experimentação como forma de aprendizagem;
- Proporcionar atividades lúdicas e significativas como estimulo à criatividade das crianças;
- Fomentar a prática de atividades ao ar livre;
- Proporcionar o convívio entre pais e filhos.

 
Atividades a realizar:

- Ações de sensibilização na área alimentar;
- Rastreios na área da saúde;
- Execução de oficinas na área da restauração;
- Exposição de trabalhos pelos alunos;
- Promoção de prática de atividade física.

As atividades são realizadas e desenvolvidas por técnicos da Divisão de Educação e Ação Social e em estreita parceria com as Entidades que fornecem refeições escolares.

 


PROGRAMA DE RASTREIO OFTALMOLÓGICO

O Programa de Rastreio Oftalmológico é direcionado às crianças que frequentam a educação pré-escolar, e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Coimbra e o Hospital Pediátrico de Coimbra, que consiste na realização de um rastreio oftalmológico a estas crianças. 

UTILIZA OS TRANSPORTES PÚBLICOS DOS SMTUC 
 
O transporte público urbano é parte essencial de uma cidade, e como tal, deve constituir o meio de deslocação prioritário, garantindo o direito à mobilidade dos seus cidadãos. Assim, ao utilizar o transporte público, o cidadão contribui para a diminuição da poluição do ar e sonora, para a diminuição do consumo de combustíveis, para a diminuição do tráfego automóvel e, por conseguinte, para a melhoria da qualidade de vida urbana. 
Neste sentido, os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) pretendem levar a cabo uma campanha de promoção do transporte público, no decorrer do ano letivo 2014-2015, dirigida aos estudantes das escolas do ensino básico que são servidas pela sua rede de transportes. 
O objetivo primordial desta iniciativa passa por fomentar uma cultura de mobilidade urbana sustentável a cidade de Coimbra, junto dos alunos do ensino básico, sensibilizando os jovens mais pequenos, para a importância da utilização do transporte público, e dos benefícios económicos, sociais e ambientais daí inerentes. 
Nestas visitas às escolas serão disponibilizados horários e diversos artigos promocionais alusivos aos transportes, a distribuir por todos os alunos.
No caso concreto do 1º Ciclo, e no âmbito dos programas curriculares que as escolas venham a desenvolver, seria pertinente e interessante, a introdução da temática sobre os Transportes Públicos, podendo os SMTUC efetuarem essa abordagem, e assim participarem de forma ativa e pedagógica na unidade curricular sobre os transportes.