Jogos de Coimbra 2017

Jogos de Coimbra, um regresso que se saúda

Recuperar um sucesso que marcou muitas gerações de jovens da cidade e após um interregno superior a uma década, os Jogos de Coimbra, na sua 14ª edição, são o primeiro evento desportivo organizado pela Câmara Municipal de Coimbra em parceria com as freguesias do concelho de Coimbra.

O objetivo principal desta iniciativa é proporcionar a prática do desporto a um número cada vez maior de crianças, jovens e adultos.

Este evento desportivo, em colaboração com Juntas de Freguesia, Associações Desportivas e Federações Desportivas, pretende ser um fator de união e integração. Pretende promover o desporto para todos, afirmar o princípio da igualdade nas suas diversas aceções e possibilitar a inclusão de todos na prática da atividade física e do desporto.

Procura-se, ainda, estimular a identidade e o espírito de pertença das populações às suas freguesias. Nesta nova edição e após reunião já realizada com as Juntas de Freguesia, optou-se pelas seguintes modalidades: Andebol (todos os escalões); Atletismo (pista e corta mato em todos os escalões); Basquetebol (Minibasquetebol e 3X3 Veteranos + de 40); Futebol (petizes e traquinas); Futsal (Petizes, Traquinas e Veteranos + de 40); Jogos Tradicionais (Todos os escalões); Mini Triatlo (Todos os escalões); Natação (Todos os escalões) e Voleibol (Todos os escalões).

Destaque, nesta edição, para o Desporto Adaptado em todos os escalões nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Boccia e Natação.

Também o movimento associativo tem aqui um desafio de "conquistar novos públicos", aproveitando esta "janela de oportunidade", proporcionada por um evento direcionado "para quem está a começar ou para quem ainda deve experimentar".

Numa primeira fase, entre fevereiro e abril de 2017, estas modalidades serão disputadas a nível de todas as freguesias. Na segunda fase, os melhores de cada freguesia disputam as finais concelhias, entre maio e julho do próximo ano. Mas ainda antes de tudo isto, até janeiro de 2017, decorre a fase de divulgação – no sentido de se garantir a participação do maior número possível de atletas e equipas – e as inscrições para a Fase Local dos jogos.

Carlos Cidade

Obtenha aqui a Ficha de Inscrição Individual de Atleta.
Obtenha aqui a Ficha de Inscrição de Equipa.
As inscrições deverão ser enviadas para desporto@cm-coimbra.pt até ao próximo dia 31 de janeiro de 2017.

REGULAMENTO

Consulte aqui o Regulamento dos Jogos e Coimbra 2017 e aqui os anexos I