Convento São Francisco acolheu noite de celebração solidária para todos

A iniciativa “Coimbra Pink Move - DesportivaWoman Day” decorreu sábado (11 de março) na Praça das Bandeiras do Convento São Francisco (CSF). Com entrada gratuita, esta celebração foi promovida pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) no âmbito do Dia Internacional da Mulher e com objetivo ajudar a Casa da Mãe - Comunidade de Inserção para Mulheres Jovens em Risco, da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra. O “Coimbra Pink Move - DesportivaWoman Day” juntou cuidados de beleza, dança e atuações musicais dos mais variados géneros.

“Este evento, pelos vistos mal-entendido por alguns, foi um desafio que se colocou à Câmara Municipal de Coimbra que, felizmente, organiza iniciativas para todos e ninguém tem o direito de se apoderar deste ou daquele evento - é para todos - e esse foi o nosso grande objetivo”, afirmou o vereador do Desporto da CMC, Carlos Cidade. O autarca agradeceu a presença da embaixadora do evento, a atriz e modelo Dânia Neto, numa noite especial que levou muitas mulheres e alguns homens a aderirem, salientando que “Coimbra é uma cidade diferente, em que todos têm o direito de participar e de optarem pelos seus eventos”.

“É um prazer estar aqui em Coimbra, nesta cidade tão bonita, e ser embaixadora e madrinha deste evento associado a esta causa tão especial e à Casa da Mãe, da qual eu estou profundamente grata por estar a fazer parte”, afirmou a atriz Dânia Neto, que preparou uma pequena venda de roupa para que todo o dinheiro angariado possa servir para ajudar a Casa da Mãe.

Por seu turno, o presidente da Casa Mãe - Comunidade de Inserção para Mulheres Jovens em Risco, da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra, Mendes dos Santos, agradeceu o convite da autarquia, afirmando tratar-se de “um gesto de solidariedade que é também timbre desta Câmara Municipal”. “ A Casa da Mãe acolhe neste momento 11 mães e 11 pequeninos e fiz questão que elas estivessem aqui com os seus pequeninos”, destacou.

Zumba, ballet, fado, e outras músicas com os Átoa e o Dj Nanau integraram um programa gratuito, acessível a todos, numa noite diferente. Todos puderam colaborar voluntariamente, através da doação de dinheiro ou de bens destinados aos cuidados e alimentação dos bebés, para o funcionamento da Casa Mãe. Um estabelecimento que acolhe jovens adolescentes grávidas ou com filhos, assegurando-lhes um serviço terapêutico e pedagógico, sempre com vista à sua reintegração sociofamiliar e profissional. O espaço tem capacidade para dez mulheres e dez crianças.