Coimbra recebe Taça da Europa de Judo em juniores com 425 atletas de 23 países

A Taça da Europa de Judo em juniores foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, equipamento que também vai acolher a prova, nos próximos dias 18 e 19 de março. Em competição vão estar 425 atletas (249 masculinos e 176 femininos), com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, em representação de 23 países (incluindo de outros continentes além do Europeu, uma vez que a designação da prova tem a ver com o local onde se realiza e não à sua abrangência).

Na conferência de imprensa participaram o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, o presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), Jorge Fernandes, o Secretário-Geral da Associação Distrital de Judo de Coimbra, Alfredo Lucas, o membro do Conselho de Arbitragem da União europeia de Judo, Nuno Carvalho, o diretor do Alto Rendimento e das Seleções Nacionais, Luís Monteiro, e a atleta Joana Fernandes, campeã nacional de juniores na categoria de -57kg, que vai participar na prova.

A Taça, organizada pela FPJ, com o apoio da CMC, é das mais importantes do calendário internacional de judo no escalão de juniores e faz parte do Junior Tour da Internacional Judo  Federation (IFJ), permitindo pontuar no ranking mundial de juniores.

Carlos Cidade começou por saudar o novo presidente da FPJ, Jorge Fernandes, e mostrou-se satisfeito por a cidade de Coimbra poder acolher esta iniciativa de judo jovem. “O judo é uma marca desportiva de Coimbra, que se tem desenvolvido muito na cidade”, realçou o vereador. Para o autarca, estes grandes eventos impulsionam a cidade não só a nível desportivo, mas também económica e turisticamente. Por fim, Carlos Cidade agradeceu à Câmara Municipal da Anadia, o facto de ter emprestado alguns tapetes.

O presidente da FPJ, Jorge Fernandes, salientou o facto de se realizarem três grandes competições internacionais em Portugal, com duas delas a terem lugar em Coimbra. “Esta é uma grande prova; em termos de participação penso que é mesmo a maior de sempre”, acrescentou.

O presidente da FPJ adiantou que, entre os dias 20 e 22 de março, também no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, irá decorrer um Estágio internacional para juniores no qual estão já confirmadas, até ao momento, a presença das seleções do Brasil, Canadá, da Finlândia, do Liechtenstein, da Nova Zelândia, da Rússia e da Suécia. Neste “Training Camp”, além dos judocas juniores participam também os atletas cadetes e seniores portugueses.

Nuno Carvalho, membro do Conselho de Arbitragem da União Europeia de Judo, realçou que a qualidade da competição motiva os árbitros a participar. “Vão estar 23 árbitros de 13 países diferentes”, especificou.

“Devemos destacar a qualidade deste evento e desejar que se possam receber mais provas deste calibre na cidade”, expressou, por seu turno, Alfredo Lucas, Secretário-Geral da Associação Distrital de Judo de Coimbra.

Luís Monteiro, diretor do Alto Rendimento e das Seleções Nacionais, disse que o grande objetivo passa por os judocas portugueses conquistarem medalhas e poderem chegar às meias-finais e finais. “Esta é uma boa oportunidade de os atletas nacionais competirem a grande nível”, realçou Luís Monteiro.

A atleta Joana Fernandes elogiou a qualidade da prova e deixou a vontade de poder voltar a ser medalhada. “Menos que isso não fico satisfeita”, rematou a judoca.

No sábado, decorrem provas nas categorias de -44, -48, -52, e -57 Kg, a nível feminino. Já nos masculinos teremos provas de -55, -60, -66 e -73 Kg. Por volta das 10h00 começam as eliminatórias/repescagens/meias-finais. Decorre ainda durante a manhã a cerimónia de abertura. À tarde haverá o bloco de finais.

Já no domingo, ao nível feminino, provas nas categorias de -63, -70, -78 e +78 kg. Quanto aos homens, judocas com -81, -90, -100 e +100 kg. As eliminatórias/repescagens/meias finais têm início às 10h00. O bloco de finais acontece às 16h00 de domingo.

No final da conferência todos os intervenientes deixaram o convite para que o público de Coimbra compareça, para poderem assistir a uma prova de grande nível.