Museu Municipal

O Museu Municipal de Coimbra candidatou-se ao Prémio "Inovação e Criatividade" da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), relativamente às actividades desenvolvidas no ano de 2010, por ocasião das"Comemorações do Centenário do Edifício Chiado". A cerimónia de entrega de prémios das diferentes categorias decorreu no dia 12 de Dezembro, em Lisboa. O Museu Municipal de Coimbra recebeu uma "MENÇÃO HONROSA" na categoria a que se candidatou. Este prémio foi o único que distinguiu uma instituição museológica da Cidade.
O Museu Municipal, tutelado pelo Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, é actualmente constituído por dois pólos distribuídos por diferentes edifícios de interesse patrimonial, localizados no centro histórico da cidade, nomeadamente: o Edifício Chiado - Colecção Telo de Morais, a Torre de Almedina - Núcleo da Cidade Muralhada.
Quando a Colecção Telo de Morais foi doada à Cidade de Coimbra e instalado o respectivo acervo no Edifício Chiado, tal dádiva incluiu também uma pequena Biblioteca de Arte.
O Núcleo da Cidade Muralhada é dedicado à história da Cidade de Coimbra e integra um programa museológico que envolve dois contextos distintos.
O Edifício Chiado, elemento valioso da arquitectura do ferro, é o primeiro pólo do Museu Municipal que paulatinamente se estendeu ao Núcleo da Cidade Muralhada (Torre de Almedina) e à Colecção Louzã Henriques (Galeria do Turismo).