Coimbra BD mostra que a "Cultura tem que ser diversificada"

A 2ª Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada recebeu, hoje, a visita do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e da vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes. Manuel Machado visitou os 17 expositores presentes na Casa Municipal da Cultura, cumprimentou os artistas convidados, e desejou a todos um bom evento. "A Banda Desenhada é uma expressão artística e cultural relevante. E esta é uma forma de mostrarmos à cidade e a todos os que nos visitam que Coimbra tem estas coisas boas", afirmou o presidente da CMC.

"A Cultura tem que ser diversificada. Não é boa a ideia de uma monocultura. Aqui, na Coimbra BD, a Banda Desenhada, a estética, a mensagem, seja subliminar ou expressa, são formas de Cultura", acrescentou ainda Manuel Machado, recordando que, neste segunda edição da Coimbra BD, "foi melhorado o espaço da exposição, aumentaram o número de expositores, aumentou a divulgação e o orçamento", que este ano foi de 6437,39 euros (mais do triplo da edição de 2016).

"Esta é uma oportunidade ímpar dos cidadãos acederem à Cultura de forma gratuita", referiu ainda o presidente da CMC, salientando "o grande lucro social desta iniciativa". "Coimbra é uma cidade moderna, que acolhe esta forma de arte e Cultura. E temos aqui artistas geniais, que surpreendem também pela simplicidade", concluiu Manuel Machado, sublinhando que "esta é uma mostra para visitar e usufruir".

A segunda edição da Coimbra BD conta com mais expositores, uma maior diversidade de iniciativas dirigidas ao público e um programa de qualidade, juntando convidados nacionais e internacionais, livreiros e editores especializados em Banda Desenhada (BD). Um evento que oferece workshops de desenho e BD, tertúlias, exposições, sessões de autógrafos de autores de BD, mesas de artistas, jogos de tabuleiro, sessões de curtas-metragens e muito mais.

Amanhã, o programa tem início pelas 11h00 com cinema de animação para miúdos e graúdos e um workshop de livros de pop-up. À tarde, vai haver sessões de desenho, tertúlias, sessões de autógrafos com artistas convidados e a emissão do programa GEEKFREAK, da Rádio Universidade de Coimbra, em direto da Casa Municipal da Cultura.