CMC apoia realização do V Ciclo de Requiem – Coimbra 2017

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de ontem, uma proposta de concessão de um apoio pontual de 8 mil euros à Ecos do Passado – Associação, para a realização, através do seu Coro Sinfónico Inês de Castro (CSIC), do V Ciclo de Requiem – Coimbra 2017. O evento conta, este ano, com cinco concertos e com a participação de quatro coros e três orquestras. Os concertos estão já marcados para os dias 25 de março e 1, 2, 8 e 14 de abril, em vários espaços da cidade, entre eles o Convento São Francisco (CSF).

É a V edição do Ciclo de Requiem, um evento organizado pela associação Ecos do Passado, através do CSIC, que conta, desde a sua primeira edição, com o apoio da CMC. Este ano, o evento contempla cinco concertos, nos quais participarão quatro coros e três orquestras. Os concertos vão decorrer nos dias 25 de março, pelas 21h30, na Antiga Igreja do CSF; no dia 1 de abril, pelas 21h30, na Igreja do Museu Nacional Machado de Castro; no dia 2 de abril, pelas 18h00, no Grande Auditório do CSF; no dia 8 de abril, pelas 21h30, no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra; e, por último, no dia 14 de abril, pelas 18h00, na Igreja de Santa Justa (refira-se, contudo, que a associação indica que este local está ainda por confirmar).

A proposta, que vai à apreciação do executivo municipal, prevê a atribuição de um apoio de 8 mil euros (mais mil do que no ano passado) à associação Ecos do Passado para a realização do evento, bem como a cedência do CSF para a realização dos concertos programados para o dia 25 de março, às 21h30m, na antiga igreja, e para o dia 2 de abril, às 18h00, no Grande Auditório, ficando a associação responsável por todos os procedimentos legais inerentes, desde bilheteira, faturação e respetiva inscrição na plataforma BOL (bilheteira online).

A proposta sugere ainda a divulgação da iniciativa pela CMC e a fixação do preço unitário de 10 euros (já com IVA) para os bilhetes referentes aos concertos de 25 de março e 2 de abril, no CSF, cuja receita de bilheteira reverte para a associação Ecos do Passado.

Ontem, o executivo municipal aprovou também a minuta do Protocolo de Apoio ao Associativismo Cultural para a Realização de Atividade Pontual Relevante, que será celebrado entre a CMC e a Ecos do Passado.

O Ciclo de Requiem é uma iniciativa de características únicas no panorama nacional da música coral sinfónica, que diversifica e reforça a oferta cultural em Coimbra na quadra pascal, altura em que aumenta a afluência de turistas à cidade, e é organizada por uma associação de relevante atividade na cidade, nomeadamente na execução e divulgação de música coral sinfónica, na promoção do ensino do canto coral e na organização de eventos culturais na área da música, através do CSIC.