Notícias

O Café Concerto do Convento São Francisco foi, esta quarta-feira, palco da sessão de apresentação do livro “Imprensa e I Guerra Mundial Censura e Propaganda 1914-1918”, da autoria de Noémia Malva Novais, editado pela Caleidoscópio em parceria com o Centro República. A apresentação, que teve o apoio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), contou, para além da autora, com a presença do presidente da CMC, Manuel Machado, da vereadora da Cultura, Carina Gomes, do Editor da Caleidoscópio, Jorge Ferreira, e da historiadora Isabel Nobre Vargues,…
O Café Concerto do Convento São Francisco acolheu, ontem ao final da tarde, a sessão de apresentação do livro «Biografia - Manuel Teixeira Gomes», da autoria do portimonense José Alberto Quaresma. Para além do autor, a apresentação esteve a cargo do diretor do departamento de Cultura, Turismo e Desporto da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Francisco Paz, e das professoras da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Cristina Robalo Cordeiro e Isabel Vargues. Francisco Paz começou por agradecer ao autor e a todos os…
Coimbra acolhe, pelo quinto ano consecutivo, mais uma edição do Ciclo de Requiem, iniciativa apoiada pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e organizada pela Associação Ecos do Passado, de que faz parte o Coro Sinfónico Inês de Castro (CSIC). Neste quinto ano, o evento contempla cinco concertos, nos quais participarão quatro coros e três orquestras. Os concertos vão decorrer no dia 25 de março, pelas 21h30, na Antiga Igreja do Convento São Francisco (CSF); no dia 1 de abril, pelas 21h30, na Sé velha; no…
O arquiteto Nuno Grande não esconde a sua satisfação por a exposição “700 + 25 Arquitectura na UniverCidade” ter sido remontada na Sala da Cidade, que define como um “espaço magnífico devolvido à sua grandeza”. O docente da Universidade de Coimbra deseja que a Arquitetura faça também parte da programação do Convento São Francisco e perspetiva os dois equipamentos – Sala da Cidade e CSF – ligados pela futura Avenida Central, que espera vir a tornar-se numa “Avenida da Arquitetura”. Recorde-se que a Câmara Municipal…
Terminou este domingo a segunda Coimbra BD - Mostra Nacional de Banda Desenhada, que desde quinta-feira conferiu um colorido diferente à Casa Municipal da Cultura, atraindo muito público. No último dia, preenchido com vários eventos, estiveram em destaque tertúlias, projeção de filmes de animação, sessões de autógrafos, a concorrida sessão de desenho de modelo e, a encerrar, a emissão em direto do programa Geekfreak, da Rádio Universidade de Coimbra (RUC).Mais uma vez a Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada foi organizada pela Câmara…
A 2ª Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada recebeu, hoje, a visita do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e da vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes. Manuel Machado visitou os 17 expositores presentes na Casa Municipal da Cultura, cumprimentou os artistas convidados, e desejou a todos um bom evento. "A Banda Desenhada é uma expressão artística e cultural relevante. E esta é uma forma de mostrarmos à cidade e a todos os que nos visitam que Coimbra tem…
O desfile de Cosplay da segunda edição da Coimbra BD - Mostra Nacional de Banda Desenhada levou, esta tarde de sábado, dezenas de entusiastas à Casa Municipal da Cultura. Os cosplayers vestiram a pele das suas personagens, pousaram para as fotografias e receberam os maiores aplausos do público presente. Vieram de Barcelos, Coja, Pedrógão Grande, e claro também de Coimbra, para apresentaram as suas personagens ao público da segunda edição da Coimbra BD, com fatos feitos à medida e executados ao detalhe. E encarnaram as…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje dois protocolos de apoio financeiro que totalizam 178.000 euros. A maior fatia, 170.000 euros, vai para a Encontros de Fotografia (EF) - Associação Cultural e Recreativa e os restantes 8.000 euros para a Associação Ecos do Passado (AEP). As duas assinaturas, que contaram também com a presença da vereadora da Cultura, Carina Gomes, decorreram no gabinete do presidente da CMC. Trata-se de dois tipos de apoio distintos. No caso da EF, configura um…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, assinou, ontem, o Protocolo de Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural para Atividade permanente em 2017 entre o Município e a Associação Orquestra Clássica do Centro (OCC), entidade gestora do equipamento cultural municipal Pavilhão Centro de Portugal, no valor de 180.000 euros. O documento, válido até ao final do presente ano, tem por objeto dotar a OCC de condições necessárias ao normal desenvolvimento da sua atividade de criação e produção artísticas na área da música, em…
A segunda edição da Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada, que vai decorrer de 9 a 12 de março, principalmente na Casa Municipal da Cultura, foi apresentada ao público, esta segunda-feira, numa conferência de imprensa que decorreu na Sala do Despacho Privado da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). Um evento promovido pela CMC que surge, este ano, reforçado, muito pelo sucesso da primeira edição. Esta segunda edição da Coimbra BD conta, assim, com mais expositores, uma maior diversidade de iniciativas dirigidas ao público…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 350 mil euros, a duas entidades gestoras de equipamentos culturais municipais, ao abrigo da 1.ª fase de candidaturas ao “Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural para Atividade Permanente para 2017 – Entidades com Gestão de Equipamentos Culturais Municipais”. A proposta passa pela atribuição de um apoio municipal de 180 mil euros à Associação Orquestra Clássica do Centro…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de ontem, uma proposta de concessão de um apoio pontual de 8 mil euros à Ecos do Passado – Associação, para a realização, através do seu Coro Sinfónico Inês de Castro (CSIC), do V Ciclo de Requiem – Coimbra 2017. O evento conta, este ano, com cinco concertos e com a participação de quatro coros e três orquestras. Os concertos estão já marcados para os dias 25 de março e 1,…
“Pedro e Inês e os pares amorosos com desfecho trágico – do mito à realidade” foi o tema da conferência que, no passado dia 23, abriu a 3.ª edição do ciclo “Sabores da Escrita”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), em parceria com os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (através do Projeto DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia, e do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades). António Rebelo (Faculdade de…
No próximo dia 23 de fevereiro assinalam-se os 30 anos da morte de Zeca Afonso. A Câmara Municipal de Coimbra recorda um espetáculo, promovido pelo Município e pelo Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, integrado nas III Jornadas de Cultura Popular organizadas pelo GEFAC. O espetáculo realizou-se a 26 de maio de 1983 e, no seu decurso, o músico foi distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra. 1.ª parte GEFAC e grupos de música tradicional (Brigada Victor Jara, “Sementes”…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou por unanimidade, na sua reunião de ontem, o projeto final do Regulamento do Prémio Municipal de Arquitetura Diogo Castilho, que se destina a distinguir obras cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam relevantes exemplos na realidade edificada do Município de Coimbra. O procedimento de modificação do regulamento teve início com a sua aprovação, em reunião de câmara, no dia 7 de novembro de 2016, e encontra-se agora concluído e pronto a ser submetido à votação da Assembleia…
“Entre a Ciência e a Literatura – Rotas para a Formação de Leitores” foi o tema do 4.º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, que começou ontem e prosseguiu esta manhã, na Casa Municipal da Cultura, terminando, durante a tarde, no Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra. O evento decorreu no âmbito do plano de ação “Coimbra a ler+” (relacionado com a missão das bibliotecas públicas enquanto promotoras da leitura e outras literacias, no sentido de uma maior informação, alfabetização, educação e cultura),…
O 4.º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, cujo tema é “Entre a Ciência e a Literatura – Rotas para a Formação de Leitores” começou hoje, na Casa Municipal da Cultura (Sala José Sebastião da Silva Dias), e termina, amanhã, no Exploratório. O evento decorre no âmbito do plano de ação “Coimbra a ler+” (relacionado com a missão das bibliotecas públicas enquanto promotoras da leitura e outras literacias, no sentido de uma maior informação, alfabetização, educação e cultura), consolidado através da parceria entre a Câmara…
A Biblioteca Municipal de Coimbra acolhe, dia 14 de fevereiro, às 18h00, uma conversa em torno da obra “Tríptico Litúrgico”, de Manuel Faria, no âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento do padre e compositor português (1916-1983). A iniciativa antecipa o concerto de órgão que será apresentado no dia seguinte (15 de fevereiro), às 21h00, na Sé Catedral de Aveiro, protagonizado por Giampaolo di Rosa, profundo conhecedor do “Tríptico” e da restante obra de Manuel Faria. Em Coimbra, para além da conversa que versará sobre…
A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra acolhe, em regime de Residência Artística, a escritora espanhola Montserrat Villar González, até ao próximo dia 5 de março. A Residência Artística (uma das principais valências da antiga Casa do Arco, por onde já passaram vários artistas nacionais e internacionais, desde escritores, atores, encenadores, fotógrafos, pintores, bailarinos, coreógrafos, professores e outros), decorre no âmbito da investigação académica que a poetisa está a realizar sobre a obra do poeta luso-brasileiro Álvaro Alves de Faria, assim como sobre…
O grande auditório do Convento São Francisco (CSF) recebeu, no sábado, o concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC). O espetáculo atraiu muito público, que praticamente lotou o grande auditório do CSF. Conduzida pelo maestro Jonas Alber, a Orquestra Metropolitana de Lisboa trouxe a Coimbra um concerto denominado “Para Lá de Shubert“. O programa incluiu a interpretação da melhor sinfonia do sueco Franz Berwald, que nasceu apenas um ano antes de Shubert e morreu um ano depois de Berlioz.…