Notícias

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje, no Salão Nobre dos Paços do Município, protocolos de Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural para Atividade Permanente em 2017. De acordo com a proposta aprovada na reunião do executivo municipal de 8 de maio último, estes protocolos contemplam 87 associações culturais (mais duas do que em 2016 e mais 12 do que em 2015) e perfazem uma verba global de 263.500 euros. Cerca de uma dezena de instituições não puderam comparecer na…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de ontem, uma proposta para a celebração de um acordo de colaboração com o Conservatório de Música de Coimbra, que prevê a entrega gratuita de instrumentos musicais a esta instituição, no valor de 80 mil euros, para serem utilizados para a formação musical e instrumental de crianças e jovens. Os instrumentos, propriedade da CMC, foram adquiridos pela autarquia para apoiar, através de um contrato de comodato, a instalação da Associação Escola…
O concerto da Luísa Sobral esgotou, ontem à noite, o grande auditório do Convento São Francisco (CSF). O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assistiu ao espetáculo. Além de outras individualidades, marcaram ainda presença no grande auditório do CSF a vice-presidente da CMC e o vereador da Ação Social, respetivamente, Rosa Reis Marques e Jorge Alves. “Luísa”, o quarto álbum de originais de Luísa Sobral, editado em 2016, é agora apresentado ao vivo, com novas canções que colocam a cantora num patamar…
A vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes, visitou ontem a Feira das Viagens, que hoje encerra em Coimbra. A nossa cidade recebe, pela segunda vez consecutiva, a Feira das Viagens. Depois de Lisboa e Porto, o evento marca presença no emblemático Pavilhão Centro de Portugal, projetado pelo arquiteto Siza Vieira.Os expositores prometem surpreender o público com uma oferta alargada de pacotes turísticos a preços competitivos, animando também o evento com passatempos, revistas e brindes.O Museu “World of Discoveries” é uma das…
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes, afirmou esta tarde que, desde que a autarquia reabriu a Sala da Cidade, tem tentado fazer exposições ligadas a Coimbra ou com gente de Coimbra e artistas de Coimbra. A declaração da autarca foi proferida na inauguração da exposição “Actores Urbanos #05, de entrada livre, e que estará patente até ao próximo dia 24 de junho, de terça a sábado, entre as 13h00 e as 18h00. Carina Gomes recordou que a Sala da Cidade…
A população aderiu ao convite efetuado pela autarquia e visitou o antigo edifício da Manutenção Militar de Coimbra (futuro Centro de Documentação e Estudos da Cidade de Coimbra). Para além do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, marcaram presença no evento os vereadores do Urbanismo e da Cultura da CMC, respetivamente, Carlos Cidade e Carina Gomes, entre outras personalidades. Todos tiveram oportunidade de apreciar documentos preciosos como o original da Lei das Sesmarias, de D. Fernando, a escritura de contrato entre a…
Coimbra subiu 155 lugares no ranking mundial das cidades que receberam mais congressos e convenções internacionais durante o ano 2016, passando a ocupar o 218º lugar da tabela (ocupava o 373º lugar no ranking de 2015). E, a nível europeu, registou também uma subida de 75 lugares relativamente ao ranking de 2015. A tabela, elaborada pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA – International Congress and Convention Association), foi recentemente divulgada e foi também assunto, no período antes da ordem do dia, da reunião…
“Museus e histórias controversas - dizer o indizível em museus” foi o tema escolhido pelo Internacional Council Of Museums (ICOM) para assinalar o Dia Internacional dos Museu, que se celebra no próximo dia 18 de maio e cuja programação foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, no Pátio da Inquisição. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, esteve na conferência de imprensa e reconheceu que “o tema deste ano é desafiante”. “Os operadores turísticos sabem que os turistas querem conhecer…
Algumas pessoas foram hoje surpreendidas pela gravação de um DVD por parte da equipa do mágico Luís de Matos, na Praça 8 de Maio. Mesmo sem ter sido anunciada publicamente, os truques de magia do mágico Gazzo atraíram a atenção do público. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, acompanhou as gravações. Recorde-se que Luís de Matos é o produtor dos Encontros Mágicos de Coimbra, evento promovido pela CMC. Gazzo é um dos mais reconhecidos e aclamados mágicos de rua.…
Não faltaram motivos para visitar hoje o Centro de Histórico de Coimbra. A cidade vestiu-se de cor, aromas primaveris e sabores para celebrar a Natureza, cruzando duas iniciativas em que as flores, as plantas - e as laranjeiras em particular – atraíram milhares de pessoas. As iniciativas - a Festa da Flor e da Planta, na Baixa, e o Mercado da Laranja, na Alta - foram ambas promovidas pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC). A vereadora da Cultura e Turismo da CMC, Carina Gomes, visitou…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assistiu ontem, no grande auditório do Convento São Francisco (CSF), ao concerto da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública (PSP), integrado no seu 139.º aniversário. A cidade aderiu em massa e marcou presença num espetáculo oferecido à cidade, com o alto patrocínio da CMC, e que teve como convidados a fadista Joana Amendoeira e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra (UC). Além de outras individualidades, marcaram ainda presença no grande auditório…
O Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra da Câmara Municipal de Coimbra (situado na Torre de Anto) recebeu, esta quarta- feira, Nuno Silva (cantor que se iniciou nos anos 90) para uma conversa, na qual deu testemunho do seu tempo de inclusão estudantil na Canção de Coimbra, do seu contributo, assim como da sua análise aos tempos atuais. Nuno Silva afirmou que o “amadorismo está inerente ao que se faz em Coimbra”, por dois fatores, “porque o fazemos com amor e porque o…
O grande auditório do Convento São Francisco (CSF) recebe, no próximo dia 2 de maio, pelas 21h30, um concerto da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública (PSP), oferecido ao Município de Coimbra por ocasião do 139.º aniversário da PSP de Coimbra. O espetáculo conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a participação especial da fadista Joana Amendoeira e do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra (UC). Na conferência de imprensa de apresentação do espetáculo, que decorreu hoje,…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) lançou, no passado dia 30 de março, um concurso público para a aquisição de serviços nas áreas técnicas de luz, vídeo, áudio, maquinaria de cena e direção técnica para o Convento de São Francisco. Os concorrentes tinham de apresentar propostas para um prazo de nove meses e o preço não poderia ultrapassar 135.000 euros (+IVA). A empresa vencedora deste concurso público é a Luís Bastos – Creative Lighting Solutions, Unipessoal, Lda., pelo valor de 115.425 euros, acrescido de IVA…
O Convento São Francisco (CSF) Coimbra, Cultura e Congressos celebrou, este sábado, um ano de atividade com um concerto de Dulce Pontes. A celebração aconteceu no Grande Auditório, que se apresentou praticamente lotado. Entre as muitas individualidades presentes, destaque para o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, para a vereadora da cultura, Carina Gomes, ou para o músico Rui Veloso e o mágico Luís de Matos.Senhora de uma voz poderosa e arrebatadora, Dulce Pontues apresentou um concerto que misturou vários estilos de…
 A Fundação Inês de Castro entregou ontem, no Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra, o seu prémio literário, referente a 2016, ao poeta Rui Lage, pela obra "Estrada Nacional", enquanto Maria Velho da Costa recebeu o prémio carreira.A cerimónia foi presidida pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, que entregou o prémio a Rui Lage. Já o prémio carreira foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, à antiga ministra Isabel Pires de Lima devido à ausência de Maria Velho…
O Convento São Francisco (CSF) celebra amanhã um ano de atividade com um concerto de Dulce Pontes. Um ano experimental, mas que contabiliza a passagem de cerca de 20 mil congressistas, mais de 35 mil espetadores e várias centenas de artistas pelo espaço, informou hoje o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, na conferência de imprensa de balanço de um ano atividade do CSF, que decorreu no Café-Concerto deste complexo. Mas muito mais aí vem. Grigory Sokolov, The Gift, José González, Salvador…
O modelo de gestão do Convento São Francisco (CSF) foi um dos temas abordados, hoje, na conferência de imprensa de balanço de um ano de atividade do CSF, que decorreu no Café-Concerto do CSF, logo após a inauguração do novo parque de estacionamento do complexo. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, considerou que a criação de uma empresa municipal será a “solução mais adequada” para a gestão do CSF. “A minha opinião é que a solução poderá ser criar uma empresa…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, pediu à Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) 2017 melhorias na imagem da festa estudantil, o que, no seu entender, contribuirá para tornar esta celebração ainda mais única no contexto nacional. O autarca recebeu hoje a COQF 2017, na Sala de Despacho Privado do Município. Por seu turno, Luís Lobo, secretário-geral do evento, apresentou as atividades que durante mês e meio pretendem reaproximar mais a Queima das Fitas à cidade. A vice-presidente da CMC,…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) voltou a organizar, de 9 a 12 de março, na Casa Municipal da Cultura, a Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada. Foi a segunda edição de um evento que se revelou um êxito já no seu ano de estreia, 2016, e que está a conquistar o seu espaço no calendário de eventos nacionais de Banda Desenhada (BD). O executivo municipal da CMC teve conhecimento, na sua reunião de ontem, do relatório desta segunda edição da Coimbra BD…