Notícias

No próximo dia 23 de fevereiro assinalam-se os 30 anos da morte de Zeca Afonso. A Câmara Municipal de Coimbra recorda um espetáculo, promovido pelo Município e pelo Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, integrado nas III Jornadas de Cultura Popular organizadas pelo GEFAC. O espetáculo realizou-se a 26 de maio de 1983 e, no seu decurso, o músico foi distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra. 1.ª parte GEFAC e grupos de música tradicional (Brigada Victor Jara, “Sementes”…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou por unanimidade, na sua reunião de ontem, o projeto final do Regulamento do Prémio Municipal de Arquitetura Diogo Castilho, que se destina a distinguir obras cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam relevantes exemplos na realidade edificada do Município de Coimbra. O procedimento de modificação do regulamento teve início com a sua aprovação, em reunião de câmara, no dia 7 de novembro de 2016, e encontra-se agora concluído e pronto a ser submetido à votação da Assembleia…
“Entre a Ciência e a Literatura – Rotas para a Formação de Leitores” foi o tema do 4.º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, que começou ontem e prosseguiu esta manhã, na Casa Municipal da Cultura, terminando, durante a tarde, no Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra. O evento decorreu no âmbito do plano de ação “Coimbra a ler+” (relacionado com a missão das bibliotecas públicas enquanto promotoras da leitura e outras literacias, no sentido de uma maior informação, alfabetização, educação e cultura),…
O 4.º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, cujo tema é “Entre a Ciência e a Literatura – Rotas para a Formação de Leitores” começou hoje, na Casa Municipal da Cultura (Sala José Sebastião da Silva Dias), e termina, amanhã, no Exploratório. O evento decorre no âmbito do plano de ação “Coimbra a ler+” (relacionado com a missão das bibliotecas públicas enquanto promotoras da leitura e outras literacias, no sentido de uma maior informação, alfabetização, educação e cultura), consolidado através da parceria entre a Câmara…
Edital 5/2017 - Associativismo Cultural Geral Edital 6/ 2017 - Entidades com Gestão de Equipamentos Culturais Municipais_____________________________________________________________________________________ Edital 119/2015 - Entidades com Gestão de Equipamentos Culturais Municipais Edital 118/2015 - Associativismo Cultural Geral______________________________________________________________________________________ Avaliação Final 2016 - Associativismo Cultural GeralAvaliação Final 2016 - Entidades com Gestão de Equipamentos Culturais Municipais ______________________________________________________________________________________ Aplicação ASSOCIATIVISMO CULTURAL, que lhe permitirá preencher o formulário de candidatura e efetuar a submissão.Para registar a sua entidade, deverá enviar uma mensagem para o email cac@cm-coimbra.pt, com a indicação do NIF e nome…
A Biblioteca Municipal de Coimbra acolhe, dia 14 de fevereiro, às 18h00, uma conversa em torno da obra “Tríptico Litúrgico”, de Manuel Faria, no âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento do padre e compositor português (1916-1983). A iniciativa antecipa o concerto de órgão que será apresentado no dia seguinte (15 de fevereiro), às 21h00, na Sé Catedral de Aveiro, protagonizado por Giampaolo di Rosa, profundo conhecedor do “Tríptico” e da restante obra de Manuel Faria. Em Coimbra, para além da conversa que versará sobre…
A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra acolhe, em regime de Residência Artística, a escritora espanhola Montserrat Villar González, até ao próximo dia 5 de março. A Residência Artística (uma das principais valências da antiga Casa do Arco, por onde já passaram vários artistas nacionais e internacionais, desde escritores, atores, encenadores, fotógrafos, pintores, bailarinos, coreógrafos, professores e outros), decorre no âmbito da investigação académica que a poetisa está a realizar sobre a obra do poeta luso-brasileiro Álvaro Alves de Faria, assim como sobre…
O grande auditório do Convento São Francisco (CSF) recebeu, no sábado, o concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC). O espetáculo atraiu muito público, que praticamente lotou o grande auditório do CSF. Conduzida pelo maestro Jonas Alber, a Orquestra Metropolitana de Lisboa trouxe a Coimbra um concerto denominado “Para Lá de Shubert“. O programa incluiu a interpretação da melhor sinfonia do sueco Franz Berwald, que nasceu apenas um ano antes de Shubert e morreu um ano depois de Berlioz.…
Com o objetivo de corresponder às necessidades e procura culturais da maior diversidade possível de públicos, a Câmara Municipal de Coimbra proporciona, no âmbito do Serviço Educativo integrado no projeto museológico municipal, uma série de atividades dirigidas a todas as faixas etárias. Além da INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS PERMANENTES existentes nos núcleos museológicos do Edifício Chiado (Coleção de Arte Telo de Morais) e nos núcleos interpretativos da Torre de Almedina (Cidade Muralhada) e da Torre de Anto (Guitarra e Fado de Coimbra), o Serviço Educativo explora,…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, garante que ele e os seus pares dão conta pública das suas atividades com total transparência. “Como autarcas que somos, sentimos o direito e o dever de prestar contas públicas, com toda a transparência”, afirmou o edil, perante uma plateia com vários presidentes de câmara, na sessão de abertura do evento comemorativo do 6.º aniversário da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, que decorreu hoje, na antiga igreja do Convento São Francisco (CSF). Manuel Machado…
Os habitantes de Almalaguês estão convidados a partilhar vivências, recordando e recontando estórias da tradição oral, de forma descontraída e informal, no polo da Biblioteca Anexa Municipal que a Câmara Municipal de Coimbra disponibiliza naquela localidade. Trico(n)tando estórias – assim se designa o novo projeto de periodicidade mensal –pretende não apenas promover uma das valências da Biblioteca Municipal de Coimbra como, e sobretudo, fomentar a comunicação, através da escrita e da leitura, entre a população adulta da freguesia. As sessões desenvolvem-se de fevereiro a dezembro…
A antiga Igreja do Convento São Francisco recebeu hoje o concerto do Coro da Capela da Universidade de Princeton oferecido à cidade pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Universidade de Coimbra e Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. Marcaram presença a vereadora da cultura da CMC, Carina Gomes, o diretor do Departamento de Cultura, Turismo e Desporto, Francisco Paz, e (muito) público que quase lotou a igreja. A abrir o espetáculo o Coro dos Antigos Orfeonistas deu as boas vindas ao Coro de…
As visitas guiadas propostas pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) têm suscitado um crescimento de público que nelas participa a que não é alheio a aposta do Município no aumento da qualidade destas atividades culturais e sua diversificação. Para o ano de 2017 estão desde já programadas cerca de 70 visitas, incluindo cinco circuitos completamente novos e oito em que o itinerário foi modificado e melhorado. Estas 70 visitas constituem o que se poderá designar por oferta base da CMC a este nível. Na verdade,…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) informa que o Concerto de Reis da Orquestra Metropolitana de Lisboa, marcado para o passado dia 7 de janeiro e cancelado em virtude do falecimento do antigo Presidente da República Mário Soares, será substituído por um novo espetáculo, a realizar também no Convento São Francisco, no próximo dia 11 de fevereiro, sábado, pelas 22h00. Os bilhetes adquiridos para janeiro são válidos para a nova data de atuação da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Em alternativa, a CMC efetuará a devolução…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assistiu, ontem, ao primeiro de dois concertos de Ano Novo da Banda Sinfónica do Exército, eventos com entrada gratuita organizados pela Brigada de Intervenção (BrigInt) com o apoio do Município e do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). Diversos representantes de várias entidades e público em geral, numa plateia com mais de 700 pessoas, lotaram o auditório do TAGV. A Banda Sinfónica do Exército, herdeira das mais antigas tradições musicais do Exército Português, orientada pelo…
Um espetáculo de homenagem a Erik Satie, uma oficina de dança criativa que promove a escuta deste compositor francês, e um espetáculo musical interativo para bebés e crianças são as propostas do Convento São Francisco (CSF) para esta sexta-feira e sábado. “Harmonies”, que junta os músicos Joana Gama, Luís Fernandes e Ricardo Jacinto, numa celebração dos 150 anos do nascimento de Erik Satie, sobe ao palco da antiga igreja do CSF na sexta-feira, pelas 22h00. Já no sábado, “Larasati, ou canções de adormecer estrelas” convida…
A antiga Igreja do Convento São Francisco encheu e o público desfrutou hoje do Concerto de Ano Novo, magnificamente executado pela Orquestra Clássica do Centro (OCC), numa oferta da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) à cidade, que se vem repetindo desde 2014. Marcaram presença o presidente da CMC, Manuel Machado, as vereadoras Rosa Reis Marques e Carina Gomes, diversos representantes de várias entidades e público em geral, numa plateia com mais de 400 pessoas. O Concerto de Ano Novo da OCC, com entrada gratuita, sob…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, convidou, hoje, todos os munícipes e demais interessados a assistirem aos concertos de Ano Novo da Banda Sinfónica do Exército, com entrada gratuita e organizados pela Brigada de Intervenção (BrigInt) com o apoio do Município e do Teatro Académico de Gil Vicente. Este ano, e pela primeira vez, devido à afluência registada em anos anteriores, a orquestra vai realizar dois espetáculos. Manuel Machado falava numa conferência de imprensa conjunta, realizada no quartel de Santana, com…
Conheça aqui os espetáculos que vão estar no Convento São Francisco (informações adicionais em https://www.facebook.com/ConventoSF/?fref=ts). A GLÂNDULA SECRETA 2 a 4 de março | Convento São Francisco A Clara e o Fernando não se conhecem. O Fernando quer conhecer a Clara, mas ela não quer conhecê-lo, pois não gosta dele. O Fernando insiste, pois gosta dela, mas a Clara mostra ao Fernando que é um monstro. Mesmo assim ele gosta disso e tenta aproximar-se. Ela não gosta. Então o Fernando revela que tem um mapa…