Arquivo Histórico Municipal

Coleção de Documentos da Inquisição, 1676-1793 - disponibilização de informação sobre o conjunto documental (exemplares em pergaminho e papel) | Catálogo da Colecção Pergaminhos da Inquisição.
A documentação que constitui esta COLECÇÃO é de índole muito variada, quer quanto ao assunto, quer quanto à tipologia documental que apresenta. Desde manuscritos de carácter literário a registo de bens e propriedades particulares e da Igreja, a diários contabilísticos e processos de carácter judicial entre a Câmara e particulares, de tudo se encontraForam reunidos sob a designação DOAÇÕES, que se refere à forma de aquisição e proveniência destes documentos para o AHMC.Como não constavam do catálogo publicado em 1964, nem de nenhuma relação ou…
O projecto Documenta, palavra latina que significa documentos, visa ultrapassar as barreiras físicas do Arquivo, divulgando os seus exemplares a um público mais vasto, que não pode deslocar-se para consulta dos originais presencialmente, nem pode conhecê- los através de exposições temporárias, sempre efémeras no tempo, exigindo condições de segurança e conservação adequadas para apresentar os documentos, que o AHMC não possui nas instalações provisórias que ocupa. Assim, resta-lhe aproveitar as possibilidades que as TIC's, novas Tecnologias da Informação e Conhecimento, oferecem para virtualmente divulgar o…
A COLECÇÃO de Crónicas do AHMC é constituída por um conjunto documental de volumes manuscritos oferecidos ao Arquivo Histórico Municipal de Coimbra. A designação Crónicas título escolhido para esta colecção de livros avulsos de variada proveniência, tem a ver com o carácter de narrativa histórica que estes exemplares apresentam. Neste separador específico do AHMC, divulga-se o seu conteúdo. Consulte o Catálogo Colecção Crónicas Séc. XVI-XVIII do Arquivo Histórico Municipal de Coimbra.
A COLECÇÃO de PERGAMINHOS AVULSOS do Arquivo Histórico Municipal de Coimbra é constituída por 129 documentos avulsos, de pergaminho, sendo os mais antigos, as espécies de mais recuada data, existentes no Arquivo Histórico Municipal. Gradualmente, serão disponibilizadas neste local as imagens digitais e as transcrições paleográficas. Consulte aqui o Catálogo Colecção Pergaminhos Avulsos do Arquivo Histórico Municipal de Coimbra 2016. Os exemplares que possuem transcrição paleográfica e imagem podem ser acedidos individualmente pela sigla da Colecção (PA) e nº de ordem respectivo, nos seguintes documentos.
A Planta Topográfica da Cidade de Coimbra, 1932/34, cartografia obtida por levantamento de fotografia aérea foi uma revolução tecnológica na época. A C. M. Coimbra entendeu mandar produzir este trabalho com base nesta técnica inovadora, tendo sido a primeira executada em Portugal a grande escala. A preocupação e prioridade do Município era a melhoria das condições de vida dos seus habitantes, quer na Alta da cidade, quer na zona da Baixa. Todavia, para desenvolver um Plano de Urbanização e melhoramentos era necessário o levantamento da…
A 9 de Junho comemora-se o Dia Internacional dos Arquivos. A data evoca, a fundação do Conselho Internacional dos Arquivos, CIA, pela Unesco, em 1948, organismo regulador a nível internacional da área arquivística. Tem como objectivo alertar a sociedade para a responsabilidade que tem na preservação dos arquivos e da sua memória colectiva. O Arquivo Histórico Municipal de Coimbra (AHMC), em parceria com o Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC), o Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação (DFCI) da Faculdade de Letras da Universidade de…
A cidade de Coimbra organizou ao longo dos séculos várias festividades. Embora a mais conhecida seja em honra da sua padroeira, a Rainha Santa, desde tempos recuados a Câmara realizava também uma Festa em honra de Santo António, a 13 de Junho. A documentação do Arquivo Histórico Municipal regista a realização do evento para o Séc. XVI., embora o teor do texto faça supor ser a tradição ainda mais antiga.A festa era conhecida por bodo de Santo António, tendo para isso provisão régia de Dom…
O ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE COIMBRA reúne documentação de diversa proveniência, ultrapassando a sua identificação como mero arquivo de história local. Possui cerca de 4 mil volumes de documentos (conjuntos encadernados em livro, arquivados em pastas, ou caixas) que se distribuem por um período cronológico dilatado do séc. XIII ao XX, contrariando um pouco a denominação estrita de "histórico", quando este adjectivo quer qualificar apenas "coisas antigas do século passado". Como unidade orgânica da instituição municipal, o Arquivo tem a sua génese em 1927, como…
O serviço de Arquivo tem por atribuição fundamental implementar e executar a política de arquivo do município, exercercendo as competências seguintes: a) Assegurar a gestão do património documental do município de forma integrada com os arquivos correntes de cada departamento; b) Recolher, conservar, organizar e divulgar, de acordo com as restrições legais próprias, os documentos, seja qual for o seu suporte, produzidos em qualquer época, pelo município de Coimbra no desempenho das suas funções; c) Recolher, conservar, organizar e divulgar também os documentos produzidos por…
Para divulgar o património do Arquivo Histórico Municipal elaboraram-se Postais de Natal, com base em imagens de iluminuras, ou outros documentos do AHMC. O público pode seleccionar um exemplar desta colecção, imprimir, recortar e enviar. Cartões: Cartão 1 Cartão 2 Cartão 3 Cartão 4 Cartão 5
VEREAÇÕES é o título de uma das séries mais antigas e extensas do AHMC. Os seus primeiros exemplares datam do século XV e registam as reuniões e deliberações da Vereação.Atendendo à sua antiguidade e ao estado de conservação de alguns dos exemplares, elaborou-se o Catálogo da série Vereaçóes sécs. XV-XVI, que pretende tornar mais acessível ao público estes documentos, sem os submeter ao frequente manuseamento da leitura presencial. Assim, no Catálogo Vereações Sécs. XV-XVI acederá ao sumário do conteúdo dos actos e no pdf do…