Exposições

A Câmara Municipal de Coimbra inaugura, no próximo dia 29 (domingo), às 16h00, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Municipal – Edifício Chiado, a exposição “Crónicas da Atlântida”, com fotografias de António Luís Campos. O autor estará presente na inauguração, ocasião em que apresentará o projeto “Crónicas da Atlântida”, que vai muito além das mais de 30 fotografias patentes no espaço municipal. Dedicada aos Açores, arquipélago que o continental percorreu numa jornada visual por todas as ilhas, captando o pulsar quotidiano das suas gentes,…
A Câmara Municipal de Coimbra apresenta a exposição de Pintura “4.745 jour après”, de autoria de Gilles Bergoin. Estará patente ao público de 27 de janeiro a 2 de março, na Galeria Pinho Dinis (Casa Municipal da Cultura, à Rua Pedro Monteiro, Coimbra). A inauguração acontecerá amanhã (dia 27), pelas 17h30. Gilles Bergoin nasceu em Paris, em 1947. Cresceu no meio da pintura dado que o pai era pintor (impressionista). Fez estudos na área da encadernação artística, na Escola “Estienne”, onde se formou em Desenho…
A Galeria Almedina (junto ao Arco de Almedina) terá patente ao público, a partir de hoje, a exposição de pintura intitulada “Um Regresso Feliz”, de autoria de Mário Couto. O artista plástico nasceu em 1950, em Vila Nova de Gaia, onde reside. Fez estudos em Contabilidade, mas veio a licenciar-se em Línguas. Em 1978 concluiu o Curso Complementar da Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis (Porto) e frequentou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Pinta desde 1976, altura em que juntou…
A Galeria Almedina (contígua ao Edifício Chiado – Museu Municipal de Coimbra) terá patente ao público, a partir de 22 de novembro, uma exposição fotográfica, promovida pela Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, intitulada “No Rasto de D. Sesnando”. Diferentes olhares percorreram a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego. Cada um, apropriando-se de um fragmento da história, de um modo de sentir. Esta exposição revela 19 olhares sobre o nosso legado, através das fotografias eleitas no âmbito do passatempo fotográfico “No Rasto de…
A Câmara Municipal de Coimbra apresenta a exposição “Dois Olhares para a Arte”, que reúne Escultura, de Armando Martinez, e Pintura, de Gabriela Carrascalão. A inauguração acontecerá no próximo dia 4 de novembro (sexta-feira), às 18h30, na Galeria Pinho Dinis (Casa Municipal da Cultura, à Rua Pedro Monteiro). Armando Martinez nasceu na Galiza (Pontevedra). Tem a sua obra espalhada por diversos países, nomeadamente Espanha, Portugal, Itália e Escócia, muito em parte, fruto das constantes viagens que fez para contemplar a arte pelo mundo. Aos 23…
A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra terá patente ao público, a partir do próximo sábado, 1 de outubro, com inauguração prevista para as 16h00, uma exposição de fotografia, de Nuno Moreira, intitulada ZONA. ZONA é um projeto de edição do fotógrafo Nuno Moreira, realizado entre Tóquio e Lisboa, que tem como base uma performance pensada exclusivamente para o registo das cerca de trinta imagens resultantes desta série, que culmina num livro de artista. ZONA é a segunda monografia do autor (depois de…
De 22 de setembro a 20 de novembro 2016 Natural de Lisboa, a artista plástica é licenciada em Marketing pelo IADE (Creative University), possui o curso de Design de Moda, com especialização em Audiovisuais de Moda, e o curso de Modelagem Industrial (CIVEC). Dedicou-se, durante muitos anos, ao universo da moda (desfiles, revistas e coleções de marcas e designers portugueses). Na área da pintura, fez o curso de formação artística na Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa. Expõe, com regularidade, desde 2003, contando com mais…
A Câmara Municipal de Coimbra inaugura, amanhã, às 16h30, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Municipal – Edifício Chiado, a exposição “Nova Pintura + Obras escolhidas ”, pintura de Manuel Oliveira. A exposição estará patente até ao dia 13 de novembro de 2016, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00; aos sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Encerra à segunda-feira e aos feriados (Galeria de Exposições Temporárias do Edifício Chiado; Rua Ferreira Borges, nº 85). Sobre Manuel…
A Câmara Municipal de Coimbra apresenta a exposição de Pintura, de autoria de Elizabeth Leite, intitulada “Pintura Porque Sim!”. Estará patente ao público de 9 de setembro a 29 de outubro, na Galeria Pinho Dinis (Casa Municipal da Cultura, à Rua Pedro Monteiro, Coimbra). A exposição será inaugurada no dia 9, pelas 21h30. Elizabeth Leite nasceu na Venezuela, em 1982. Em 2005, licenciou-se em Pintura, pela ARCA|EUAC. Posteriormente, concluiu o Mestrado em Comunicação Estética e a Pós-graduação em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo…
A Câmara Municipal de Coimbra apresenta a exposição de Pintura, Instalação e Desenho, intitulada “Princípio e Substância”, de Conceição Mendes, na Casa Municipal da Cultura (Rua Pedro Monteiro). A exposição será inaugurada no dia 28 de maio, às 16h00, na Galeria Pinho Dinis. Conceição Mendes nasceu em Nova Lisboa (Huambo), Angola, país onde obteve formação em Decoração de Interiores, pelo Instituto Luso-Brasileiro. Licenciada em Educação do Ensino Básico e, posteriormente, em Pintura, é Pós Graduada em Comunicação Estética, a mesma área em que obteve o…
"Afrodites", é o tema da exposição de Cláudia Ferro, inaugurada no dia 30 de abril, na Casa da Escrita, e que pode ser visitada até ao dia 14 de Maio de 2016. Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver…
A Câmara Municipal de Coimbra inaugura, em parceria com o Centro de Documentação 25 de Abril, a exposição de fotografia “25 de Abril – Rostos e Memória”, amanhã, às 18h00, na Casa da Escrita. Com o propósito de evocar este marco histórico nacional, a inauguração da exposição contará com a presença do general Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril, para quem “O 25 de Abril foi Liberdade, Paz, Democracia, Justiça Social, Estado de Direito. Mas foi, acima de tudo, Sonho. Hoje, é Esperança…
A Câmara Municipal de Coimbra inaugura, no dia 9 de abril (sábado), às 16h00, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Municipal – Edifício Chiado, a exposição “Olhares”, com pintura de Edite Melo.
A Câmara Municipal de Coimbra e a Mercearia de Arte apresentam a exposição “À Prova de Fogo e de Bala”, de Andrea Inocêncio, de 12 de março a 16 de abril, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra. A mostra, com inauguração às 17h00 do próximo sábado, na Galeria Pinho Dinis (Casa Municipal da Cultura, à Rua Pedro Monteiro), apresenta uma série de fotopinturas de médio/grande formato, num trabalho de reconstrução da figura da supermulher dos livros de banda desenhada contra a banalização do papel…
A Câmara Municipal de Coimbra inaugura, no dia 20 de fevereiro (sábado), às 16h00, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Municipal – Edifício Chiado, a exposição “Impressions Series”, com pintura de Isabel Pavão. A exposição está patente até ao dia 3 de abril de 2016, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00; aos sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Encerra à segunda-feira e aos feriados (à Rua Ferreira Borges, nº 85). A entrada é livre.
De 17 a 29 de fevereiro, na Casa Municipal da Cultura
A Galeria Almedina (contígua ao Edifício Chiado – Museu Municipal de Coimbra) terá patente, a partir de 4 de fevereiro, a exposição “Candura de Terra”, de Sofia Cravo.
Encontra-se patente, até abril, na Casa Municipal da Cultura (no acesso à Sala de Audiovisuais da Biblioteca Municipal de Coimbra) a exposição de capas de discos de vini dos QUEEN, por ocasião dos 30 anos do LP “A Kind of Magic”, décimo segundo álbum da banda britânica, editado pela EMI.
A exposição “A Casa de Coimbra”, de Pedro Cabrita Reis, patente na Sala da Cidade e com final previsto para 17 de janeiro, foi prorrogada até ao dia 31 do corrente mês.
A Câmara Municipal de Coimbra inaugura, no dia 16 de janeiro, às 16h00, na Galeria Pinho Dinis (Casa Municipal da Cultura), a exposição “Origens” de autoria do artista plástico Johan Traxel.