Agenda

O concerto do Dia da Brigada de Intervenção (BrigInt), que vai decorrer no dia 30 de maio, pelas 21h30, no Convento São Francisco (CSF), foi ontem apresentado numa conferência de imprensa que teve lugar no Café Concerto do CSF. Um espetáculo aberto à cidade, que celebra mais um Dia da BrigInt e que junta em palco o Destacamento do Norte da Banda do Exército, o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e o tenor Nuno Silva. “Vai ser um concerto de grande qualidade”,…
A Feira Cultural de Coimbra 2017, que vai decorrer entre os próximos dias 2 e 11 de junho, no Parque Dr. Manuel Braga, foi hoje apresentada, numa conferência de imprensa que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, pela vereadora da Cultura, Carina Gomes, e pelo vereador da Educação, Jorge Alves. São dez dias de uma oferta cultural diversificada, que cruza áreas como a literatura, o artesanato, a gastronomia, a música, as artes plásticas,…
Sílvia Pérez Cruz é considerada uma das vozes mais arrebatadoras surgidas recentemente na Península Ibérica. A cantora de origem espanhola foi, desde muito jovem, influenciada pelo universo da música popular latino-americana e do seu país. Mais tarde, estudou clássica, jazz e deixou-se contagiar pelo flamenco. Este percurso, marcado pelo cruzamento de diversas linguagens musicais, reflete-se numa forma de cantar que é única e inconfundível. Fiel aos diferentes estilos que aborda, Sílvia Pérez Cruz nunca deixa de cantar de uma forma que é só sua e…
A exposição “Actores Urbanos #05”, uma coprodução da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Cultural Itinerários Contemporâneos – Zero (ICZero), está patente na Sala da Cidade, em Coimbra, situada na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, num espaço contíguo aos Paços do Município, até ao dia 24 de junho. Trata-se de uma exposição que reúne trabalhos de sete artistas plásticos – António Azenha, Benvinda Araújo, Jorge Simões, José Higino, José Carlos Nascimento, José Vieira e Rodrigo Canhão – e que fecha um ciclo que se…
O Choral Poliphonico de Coimbra organiza mais uma edição do projeto anual "MAIO CORAL" que oferece à região dois concertos que contribuem para a divulgação da música coral. O coro anfitrião, que comemora 45 anos a cantar, antecipa o evento, dia 21 de maio (domingo), com um concerto, às 17h00, na Igreja de Santa Maria de Lorvão (Mosteiro de Lorvão). No dia 27 de maio (sábado), juntam-se ao Choral Poliphonico de Coimbra o Coral Polifónico de Viana do Castelo e o Grupo Coral de Abraveses…
“De (sen) cantos e (alguns) gritos”, de Carlos d’Abreu (Lema d’Origem Editora), é o livro que será apresentado, na Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), sábado, 20 de maio, às 16h30. A obra será apresentada por Norberto Veiga, que prefaciou o livro. Trata-se do primeiro poemário publicado por Carlos d’Abreu. Raiano do Douro Transmontano (nasceu em 1961), a circunstância levou-o ao iberismo (sem estado espanhol), com vivências em Angola (onde teria nascido, não fora o início da luta armada anti-colonialista desviar-lhe a…
A Câmara Municipal de Coimbra convida a população para uma visita guiada ao edifício da Manutenção Militar de Coimbra (futuro Centro de Documentação e Estudos da Cidade de Coimbra), a realizar no próximo sábado, 20 de maio, pelas 11h00. Uma oportunidade para apreciar documentos preciosos como o original da Lei das Sesmarias, de D. Fernando, ou um traje de vereador do século XIX, entre outros. Estão todos convidados.
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) terá patente ao público, de 18 de maio a 09 de julho, na Galeria de Exposições Temporárias do Edifício Chiado, a exposição "O Indizível", que oferece um programa lúdico-pedagógico dirigido a diferentes grupos etários. O tema definido pelo ICOM (International Council of Museums) para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) no ano em curso é: “Museus e histórias controversas - dizer o indizível em museus”. Em resposta a este desafio foi efetuada uma seleção de peças…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) terá patente ao público, de 18 de maio a 16 de julho, na Galeria Almedina, a exposição "Despertares", com Desenho a Grafite sobre papel, de autoria de Carla Mendes. O projeto “Despertares” resulta de uma passagem pelo Jardim Botânico de Coimbra, um espaço onde Carla Mendes encontrou um refúgio ao frenesim constante da vida citadina. Os desenhos a grafite apresentados são, por isso, registos gráficos de nenúfares existentes no Jardim Botânico de Coimbra. São registos que procuram representar o…
“Luísa” é o quarto álbum de originais de Luísa Sobral, editado em 2016 e agora apresentado ao vivo. Neste disco, renovam-se cumplicidades e estreitam-se laços afectivos com quem ouve. Um álbum com novas canções que colocam a cantora num patamar mais elevado de maturidade criativa. “Luísa” foi gravado em Los Angeles, no mítico United Recording Studios, por onde já passaram nomes históricos como Frank Sinatra, Ray Charles, Ella Fitzgerald, Jay-Z, Radiohead e U2. Ao leme da produção esteve Joe Henry, vencedor de três Grammy Awards,…
A II Mostra de Caricaturas de Cultores da Canção de Coimbra está patente ao público, na sala de empréstimo da Biblioteca Municipal de Coimbra. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, no âmbito da mais importante celebração estudantil, a Queima das Fitas. A mostra, patente até ao dia 30 de junho, resulta da pesquisa de diferentes “Livros de Curso”, que constituem o acervo documental da CMC, associado ao Gabinete da História da Cidade da Biblioteca Municipal de Coimbra, tendo sido feita uma seleção…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organiza mais uma Feira de Artesanato Urbano, no próximo sábado (13 de maio). O evento decorre na Baixa da cidade, nas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz e no Largo da Portagem, entre as 10h00 e as 18h30. Com o objetivo de trazer mais alento às principais artérias do centro da cidade, contribuindo para o aumento da afluência de pessoas à Baixa e revitalização do comércio local, mais de uma centena de expositores acederam ao convite da CMC,…
Dando seguimento ao programa de visitas guiadas gratuitas organizado pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), que tem obtido o agrado dos munícipes e visitantes e uma procura crescente, a que não é alheia a aposta do Município no aumento da qualidade destas atividades culturais e sua diversificação, apresentamos o calendário com seis visitas do presente mês de maio de 2017. Para os próximo dias estão previstas as seguintes visitas: Dia 9, 15h00: Uma Cidade, Três Santos Visita guiada no Mosteiro de Santa Cruz, centralizada na…
A Câmara Municipal de Coimbra apresenta a exposição de Artes Plásticas “O Fascínio dos Números”, de autoria do artista plástico holandês Wessel Dijkstra. Estará patente ao público de 6 de maio a 17 de junho, na Galeria Pinho Dinis (Casa Municipal da Cultura, à Rua Pedro Monteiro, Coimbra). A inauguração acontecerá pelas 16h30. Wessel Dijkstra nasceu em 1944, em Schoonoord (Holanda), e vive, atualmente, em Leiria. Estudou na “Academia Minerva”, em Groninhgen. Expõe desde os anos 70. Os trabalhos do artista plástico passaram, maioritariamente, por…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) celebra a Natureza, no próximo sábado (6 de maio), cruzando duas iniciativas que encontram nas flores e nas plantas, e nas laranjeiras em particular, os principais motivos (aliados a um programa de animação de rua e várias outras ações multidisciplinares), para uma visita à Baixa da cidade e à Casa da Escrita e respetiva zona histórica envolvente. As razões para uma passagem pelo eixo pedonal que liga a Praça 8 de Maio à Rua Ferreira Borges prendem-se com a…
A programação que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) definiu para festejar o Dia da Mãe (comemorado a 7 de maio) inspira-se nos conteúdos museológicos do Museu Municipal de Coimbra, presentes quer no núcleo interpretativo da Cidade Muralhada (Torre de Almedina), quer na Coleção de Arte Telo de Morais (patente no Edifício Chiado). A programação, a concretizar nos próximos dias 4 e 5 de maio (quinta e sexta-feira), terá como público-alvo crianças dos 3 aos 12 anos e compreende duas oficinas temáticas. No Edifício Chiado,…
A biblioteca de jardim “Ler ao Cubo”, que funciona sazonalmente, na época de Primavera/Verão, no Parque Verde do Mondego, estará disponível no próximo fim de semana e no feriado do 1.º de Maio, entre as 14h00 e as 19h00.O equipamento proporciona, assim, gratuitamente, aos visitantes do parque de lazer, a leitura de livros e de publicações periódicas (jornais e revistas), bem como alguns jogos dirigidos ao público infanto-juvenil.Sábado, domingo e segunda-feira próximos, miúdos e graúdos poderão usar uma cadeira, uma almofada ou uma esteira para…
José González regressa a Portugal para apresentar, num ambiente intimista, o seu último álbum Vestiges & Claws. Este trabalho é também uma forma de o músico partilhar com o público algumas ideias sobre temas que o inquietam, como por exemplo a solidariedade e o sentido que hoje damos a conceitos como civilização e humanismo. Vestiges & Claws distingue-se dos álbuns anteriores por apresentar exclusivamente temas originais compostos pelo músico sueco. Envolvido por um ambiente mais quente, mas que é também mais escuro, o disco é…
Produzido pelo icónico Brian Eno e misturado por Flood, o álbum ALTAR é um sonho tornado realidade. Um projeto de vida que se realiza este ano e que a banda apresenta, agora, ao vivo. ALTAR é um disco com dez canções intemporais. Feitas durante dois anos, pensadas ao longo de três e sonhadas durante vinte e dois anos. Ao vivo, transforma-se num espetáculo que retrata todas as emoções vividas ao longo deste processo de criação e que convida o público a dançar e a vibrar.…
Rui Horta é um veterano selvagem. Só essa condição lhe concede a ousadia e a obstinação necessárias para regressar, após 30 anos de ausência, aos palcos como bailarino. A peça que Rui Horta vai apresentar no palco do Grande Auditório do Convento São Francisco chama-se “Vespa” e marca este regresso. “Vespa” é um solo, com um registo muito pessoal, íntimo, sem, no entanto, pretender “contar a vidinha em palco” o que seria, como afirma o criador, “o melhor caminho para a má arte”. Ao completar…