Agenda

A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra acolhe, no dia 25 de fevereiro, às 15h00, a apresentação do livro “O Velho Marinheiro Novo”, da autoria de Fernando Franco. A obra, publicada no mês em curso, será comentada por Paulo Guerra e Anabela Quintanilha, a convite da editora. Fernando Franco nasceu em Lisboa, há 44 anos, tendo crescido em Coimbra, cidade onde se licenciou em Psicologia e que o fez optar por um percurso profissional relacionado com a proteção de menores e respetivas famílias.…
“Deixar Aleppo”, romance sobre os refugiados sírios, baseado em factos reais, de autoria de Manuela Niza, é o livro que será apresentado na Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), amanhã, (24 de fevereiro), às 18h00, pela escritora Ester Guedes. Manuela Niza Ribeiro é licenciada em Comunicação Social e mestre em Relações Internacionais. Colabora regularmente com os jornais “Público” e “OJE”, nos quais assina a coluna Igualmente Iguais analisando questões de política externa e interna. Presidente do Sindicato dos Funcionários do Serviço de…
A Clara e o Fernando não se conhecem. O Fernando quer conhecer a Clara, mas ela não quer conhecê-lo, pois não gosta dele. O Fernando insiste, pois gosta dela, mas a Clara mostra ao Fernando que é um monstro. Mesmo assim ele gosta disso e tenta aproximar-se. Ela não gosta. Então o Fernando revela que tem um mapa secreto que indica onde fica a glândula que nos faz gostar dos outros. Ele acha que a Clara pode ter um problema aí, mas ela reclama que…
A Câmara Municipal de Coimbra dá continuidade ao ciclo “O Primeiro Livro”, amanhã, às 18h00, na Casa da Escrita. O escritor visado na iniciativa é José António Franco, cuja obra será apresentada por António Pedro Pita (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). A casa outrora habitada pelo poeta João José Cochofel recebe, assim, uma iniciativa que abordará, genericamente, a obra do conimbricense José António Franco, a partir da primeira publicação do escritor, “Véspera Tardia” (publicado em 1986, sob pseudónimo de António…
“Pedro e Inês e os pares amorosos com desfecho trágico – do mito à realidade” é o tema da conferência que abre a terceira edição do ciclo “Sabores da Escrita”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (através do Projeto DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia, e do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades). No mês dedicado ao amor, a 23 de fevereiro,…
A Câmara Municipal de Coimbra promove, na Casa-Museu Miguel Torga, no próximo dia 22 de fevereiro, às 18h00, mais uma sessão integrada no ciclo de conferências “Quartas no Torga”, uma iniciativa que apresenta, de forma intimista, vários rostos que partilham com o público o testemunho de vivências em comum com o universo pessoal e/ou profissional do escritor e médico transmontano ou, até, estudos de investigação académica acerca da obra torguiana. Cabe a Maria da Conceição de Moraes Sarmento (professora reformada do Ensino Secundário, nas disciplinas…
O ciclo “Coimbra (t)em Poesia”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, na Casa da Escrita, recebe, amanhã (terça-feira), Albano Figueiredo (professor auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), para abordar a obra do escritor António Ferreira. A sessão decorre a partir das 18h15 e tem acesso livre. António Ferreira, poeta e dramaturgo, nasceu em 1528 e faleceu em 1569. É considerado um dos maiores poetas do classicismo renascentista da literatura portuguesa, de cuja obra se destaca a tragédia “Castro”, uma versão cuidadosamente apurada…
Em 2017, o dia 28 de fevereiro é simultaneamente Dia de Carnaval e Dia Internacional das Doenças Raras. Nesse dia, a Orquestra Clássica do Centro irá realizar um concerto, que será dedicado ao Laboratório de Bioquímica Genética, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Faculdade de Medicina (FMUC), Universidade de Coimbra (UC). Estima-se que cerca de 1 em cada 2.000 portugueses possam sofrer de citopatia mitocondrial, uma das doenças raras mais frequentes. Este evento tem como objetivo angariar fundos para a investigação e…
A completar 30 anos de atividade, a companhia Última Vez, do coreógrafo Wim Vandekeybus, sediada em Bruxelas, mantém-se como uma das mais prestigiadas companhias de dança europeia. Em “Speak Low if you Speak Love”, o coreógrafo evoca o lado emocional do amor. Para Wim Vandekeybus, o amor é talvez a forma de estar mais caprichosa. Se por um lado, este sentimento move montanhas, por outro é responsável pelos maiores transtornos emocionais. O coreógrafo não pretende explicar o amor enquanto sentimento, mas analisá-lo através da dança…
“A Fórmula de Deus”, versão teatral do romance de José Rodrigues dos Santos, será apresentada pela Companhia de Teatro Fatias de Cá, no próximo sábado (18 de fevereiro), a partir das 16h16, na Casa da Escrita. A representação insere-se no âmbito da parceria que a Câmara Municipal de Coimbra estabeleceu, em junho de 2016, com a Companhia de Teatro Fatias de Cá, que visa a apresentação, na Casa da Escrita, de um conjunto de espetáculos temáticos, a que estão associadas pequenas refeições que preveem a…
Tendo em vista comemorar o Dia de S. Valentim (celebrado a 14 de fevereiro), a Câmara Municipal de Coimbra proporciona, amanhã (10 de fevereiro), às 18h30, nas Bibliotecas Anexas Municipais de Almalaguês, Assafarge, Ribeira de Frades, S. João do Campo, Souselas e Trouxemil, uma hora do conto, dirigida a famílias, intitulada “Estórias de Amor em Família e ao Fim do Dia!”. A mesma iniciativa chega à Biblioteca Anexa Municipal de Brasfemes, no próximo dia 17 de fevereiro (sexta-feira), às 18h30. Com entrada livre, a hora…
Aclamada pelos media e pelo público desde o lançamento do seu primeiro disco, em 2013, Gisela João é hoje reconhecida como uma das mais importantes intérpretes do panorama musical português – vencedora dos prémios Blitz, Público, Time Out, Expresso, melhor disco de música portuguesa em 2014 e um Globo de Ouro para melhor intérprete nacional. Três anos depois do álbum de estreia, Gisela João volta com o seu segundo disco: ‘Nua’. São fados, tal como ela os sente e gosta de cantar. O disco dá…
A Câmara Municipal de Coimbra organiza mais uma sessão da iniciativa “Sábado à tarde”, um ciclo de conferências que traz à Casa da Escrita, no próximo sábado (28 de janeiro), às 16h00, Isabel Cristina Rodrigues, professora do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, para abordar o tema “Vergílio Ferreira, cem anos depois”. Isabel Cristina Rodrigues nasceu em Coimbra, em 1967, e licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses. É…
A Câmara Municipal de Coimbra, o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e a Universidade de Coimbra convidam para assistir ao concerto do prestigiado Coro de Capela da Universidade de Princeton, no próximo domingo, pelas 17h00, na antiga igreja do Convento São Francisco. A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete.
O cantor traz pela primeira vez a Coimbra e à antiga igreja do Convento São Francisco, no próximo dia 4 de fevereiro, sábado, pelas 22h00, o seu novo álbum “Hoje é assim, amanhã não sei” editado em abril de 2016 pela WARNER e apresentado na íntegra e pela primeira vez, no dia 30 de abril, no Coliseu de Lisboa. “Hoje é assim, amanhã não sei” recebeu por parte da crítica a cotação máxima (5 estrelas) no jornal Expresso, 4 estrelas no Ipsílon, na revista Blitz,…
“Logo à Tarde Vai Estar Frio”, romance de autoria de António Canteiro, é o livro que será apresentado na Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), amanhã, (21 de janeiro), às 17h00, por Carlos Fiolhais (Professor Catedrático de Física na Universidade de Coimbra e atual diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra). A sessão conta com a participação da Orquestra dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra e a presença dos cantores Paulo Amador e Fábio Borges. Sobre a obra: Foi inspirada…
Ano novo, nova viagem ao universo das narrativas infantis, que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) proporciona ao público escolar das instituições de ensino localizadas em diferentes freguesias periféricas do concelho, entre os meses de janeiro a março. Com a Hora do Conto, que intitulou Um Leão nos Meus Cereais e outras ESTÓRIAS GENIAIS!, a CMC chega ao público infanto-juvenil, apresentando uma série de três estórias que serão contadas e escutadas em seis polos da Rede de Bibliotecas Anexas Municipais, designadamente em Almalaguês, Assafarge, Brasfemes,…
A Câmara Municipal de Coimbra tem patente ao público, na Casa Municipal da Cultura (na escadaria de acesso ao Serviço de Audiovisuais da Biblioteca Municipal de Coimbra), até ao próximo mês de março, uma Mostra de Capas de Discos de Vinil de Música Brasileira. A música do Brasil formou-se através dos tempos, a partir de elementos africanos, indígenas e europeus. Desenvolveu-se, ao longo da sua história, com base em diferentes influências culturais e sonoridades, responsáveis pelo que hoje conhecemos como Música Brasileira. Uma música que…
Distinguido com um Globo de Ouro para melhor espetáculo de teatro de 2015 e prémio SPA de melhor ator para Miguel Moreira14 janeiro | Classificação Etária: M/12 | Duração: 150 minutos sem intervalo (2h30) Sinopse Ricardo ama Ricardo. Em 2015, dois anos passados sobre a descoberta dos ossos de Ricardo III, antigo rei de Inglaterra, sob o alcatrão de um parque de estacionamento da cidade de Leicester, é o momento perfeito para fazer desenterrar a peça homónima de William Shakespeare, datada de 1592, que relata…
Instalação e oficinas de exploração no Convento São Francisco Até 14 de janeiro | Escultura de luz sobre música de Francis Dhomont | 15h00 às 20h009 a 12 de janeiro | Oficinas para escolas – PEMP | 14h3013 de janeiro | Oficina para escola – Ana Mandillo | 14h3014 de janeiro | Oficina para famílias – Ana Mandillo | 16h00 Chambres d´ Enfants é um objeto artístico que através da sua presença promove uma série de experiências sensitivas e a curiosidade perante esta instalação multifuncional.…