Agenda

A Antiga Igreja do Convento São Francisco recebe, no próximo sábado, dia 25 de março, pelas 21h30, o concerto de estreia do V CICLO DE REQUIEM – COIMBRA 2017, uma iniciativa do Coro Sinfónico Inês de Castro (CSIC) com o Alto Patrocínio da Câmara Municipal de Coimbra. “Stabat Mater”, de Gioacchino Rossini é a obra que abre o ciclo e que será dirigida pelo maestro António Vassalo Lourenço. Em palco a Orquestra Filarmonia das Beiras e o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da…
O Dia Mundial da Poesia (celebrado no passado dia 21 março), o Dia Internacional do Livro Infantil (comemorado a 2 de abril) ou o Dia Mundial do Livro (efeméride assinalada a 23 de abril) servem de pretexto para – a par com o cumprimento daquilo que são os desígnios e a missão da Rede Pública de Bibliotecas – celebrar o livro e promover a leitura junto do público escolar infantil. Desta vez, a Câmara Municipal de Coimbra dirige a sua ação a grupos escolares, dos…
A Câmara Municipal de Coimbra convida crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos a ouvir contos, na Biblioteca Infantil/Ludoteca, cujas temáticas brindam a chegada da Primavera. “Contos com Plantas” são sessões de conto baseadas em livros que relatam histórias inspiradas em temas que a Primavera nos traz, como a germinação das sementes, o aroma das flores coloridas, a metamorfose das lagartas que se transformam em borboletas, ou o brilho do sol até mais tarde. Disponível até ao dia 28 de abril…
No mês em que se celebra a Poesia, o ciclo “Coimbra (t)em Poesia”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, na Casa da Escrita, recebe, na edição de março, uma sessão sobre (e com) os poetas António Piedade e Paulo Archer. A iniciativa decorre na próxima quinta-feira (23 de março), a partir das 18h15 e conta, ainda, com a colaboração do grupo Oficinas de Poesia. António Piedade nasceu em 1967. É Bioquímico e Comunicador de Ciência. Atualmente, é coordenador e consultor científico do projeto nacional designado…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assinala o Dia Mundial da Poesia (comemorado amanhã, dia 21 de março) com programação de acesso gratuito, distribuída por vários pontos da cidade: na Casa-Museu Miguel Torga e na Casa da Escrita, no Museu Municipal de Coimbra (Edifício Chiado), na Rede de Bibliotecas Anexas Municipais e em outros diferentes espaços afetos à Biblioteca Municipal de Coimbra. A Casa-Museu Miguel Torga disponibiliza, às 15h00, uma oficina poética, transversal às áreas da expressão plástica e da ilustração. Já na Casa da…
A Câmara Municipal de Coimbra terá patente ao público, na Galeria Almedina (junto ao Arco de Almedina), a partir da próxima quinta-feira (16 de março), a exposição de pintura intitulada “Amor com Amor se paga”, de autoria de Ulrich Hilmer. Sobre a exposição, o artista plástico revela-nos: “O Amor é o sentimento mais condicionante de toda a existência humana e, desta forma, assim o particulariza Joaquim Pessoa ao dizer que O amor é o início. O amor é o meio. O amor é o fim…,…
Barrio Populo 15 março | 22h00 Barrio Populo é a energia do rock e a sensibilidade da canção francesa.Desde 2008 que Barrio Populo conta com mais de 600 concertos e, em Outubro de 2016, editou o terceiro disco, “Géographie du Hasard”.Liberdade, alegria, chorar e gritar por amor: Barrio Populo quer expressar esta vida apaixonada através da música, generosa e energética. Os oito jovens músicos moldaram as suas influências para criar uma sonoridade própria. Com o fim da infância, a imaginação desaparece, frequentemente, no chamado princípio…
"Força Humana" parte do desejo de encontrar, na vastidão de Os Lusíadas, as pistas que nos permitam compreender quem somos hoje. Ler-lhes nas linhas e nas rimas o fado que transportamos e os riscos que aceitamos correr. Saber neles como é que alguns punhados de homens, na procura de superar mais um fim da história, podem lançar-se num espaço desconhecido e reinventar-se outros, complexos, grandes e mesquinhos, diligentes e aventureiros, convictos e inconscientes… Descobrir neles como ser grande no desespero, como romper a linha da…
A Câmara Municipal de Coimbra, dando continuidade a uma área de programação que tem vindo a implementar na Baixa de Coimbra, fomentando a divulgação dos produtos artesanais de natureza urbana, faz sair à rua, no próximo sábado, dia 11 de março, das 10h00 às 17h30, a primeira de uma série de dez Feiras de Artesanato Urbano que organizará, no decurso de 2017, com o intuito de incentivar a animação urbana e uma mais vincada afluência de pessoas à Baixa da cidade. As Feiras de Artesanato…
10 de março | 21h30 | Grande Auditório do Convento São Francisco A consagrada Orquestra Gulbenkian apresenta-se em Coimbra, com o maestro Hannu Lintu, para trazer a concerto obras de Tchaikowsky, Scriabin e Beethoven. Orquestra Gulbenkian Hannu Lintu direção musical Anika Vavic piano Programa Piotr Ilitch Tchaikovsky Romeu e Julieta: Abertura-Fantasia Alexander Scriabin Concerto para Piano e Orquestra, em Fá sustenido menor, op. 20 Allegro Andante Allegro moderato Ludwig van Beethoven Sinfonia n.º 3, em Mi bemol maior, op. 55 Eroica Duração: 110 m com…
O n.º 18 da revista “Nova Águia”, uma publicação semestral editada pelas Edições Zéfiro, será apresentado em Coimbra na próxima sexta-feira, dia 10 de março. Renato Epifânio, diretor da Nova Águia – Revista de Cultura para o Século XXI – Ensaio & Poesia, dará a conhecer esta edição n.º 18, pelas 18h00, na Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra (Rua João Jacintho, n.º 8). A edição evoca diversos autores marcantes da cultura lusófona destacando, neste número, uma série de textos sobre Ariano Suassuna…
Coimbra prepara-se para acolher, pela primeira vez, um Concerto Pela Paz, à semelhança do que sucede noutras grandes cidades do país. Organizado pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e apoiado pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), o espetáculo deverá realizar-se no próximo dia 19 de maio, na Antiga Igreja do Convento São Francisco. O programa ainda está por definir, mas uma das garantias é que a entrada será gratuita, apenas limitada à lotação máxima do espaço. A realização do Concerto Pela Paz,…
O espetáculo “Museu da Existência” estará nos dias 9, 10 e 11 de março no Convento São Francisco. Este espetáculo é o resultado final da Companhia Amarelo Silvestre junto de habitantes da freguesia de Santa Clara, que receberam a visita do Sr. Melo e lhe contaram as suas histórias. Um homem, Sr. Melo, decidiu construir um Museu com objetos que as pessoas fazem existir. Objetos com memórias vivas. Os objetos e as histórias são das pessoas que abriram a porta de casa ao Senhor Melo,…
Dando seguimento ao programa de visitas guiadas organizadas pela Câmara Municipal de Coimbra, que têm registado o agrado dos munícipes e visitantes e uma procura crescente, a que não é alheia a aposta do Município no aumento da qualidade destas atividades culturais e sua diversificação, apresentamos o calendário para o próximo mês. Para março de 2017 estão previstas as seguintes visitas, sete no total: Dia 7, 15h00: Mosteiro de Santa Maria de Celas Visita guiada aos espaços monásticos (parlatório, igreja, sacristia, coro, sala do capítulo…
A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra acolhe, no dia 25 de fevereiro, às 15h00, a apresentação do livro “O Velho Marinheiro Novo”, da autoria de Fernando Franco. A obra, publicada no mês em curso, será comentada por Paulo Guerra e Anabela Quintanilha, a convite da editora. Fernando Franco nasceu em Lisboa, há 44 anos, tendo crescido em Coimbra, cidade onde se licenciou em Psicologia e que o fez optar por um percurso profissional relacionado com a proteção de menores e respetivas famílias.…
“Deixar Aleppo”, romance sobre os refugiados sírios, baseado em factos reais, de autoria de Manuela Niza, é o livro que será apresentado na Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), amanhã, (24 de fevereiro), às 18h00, pela escritora Ester Guedes. Manuela Niza Ribeiro é licenciada em Comunicação Social e mestre em Relações Internacionais. Colabora regularmente com os jornais “Público” e “OJE”, nos quais assina a coluna Igualmente Iguais analisando questões de política externa e interna. Presidente do Sindicato dos Funcionários do Serviço de…
A Clara e o Fernando não se conhecem. O Fernando quer conhecer a Clara, mas ela não quer conhecê-lo, pois não gosta dele. O Fernando insiste, pois gosta dela, mas a Clara mostra ao Fernando que é um monstro. Mesmo assim ele gosta disso e tenta aproximar-se. Ela não gosta. Então o Fernando revela que tem um mapa secreto que indica onde fica a glândula que nos faz gostar dos outros. Ele acha que a Clara pode ter um problema aí, mas ela reclama que…
A Câmara Municipal de Coimbra dá continuidade ao ciclo “O Primeiro Livro”, amanhã, às 18h00, na Casa da Escrita. O escritor visado na iniciativa é José António Franco, cuja obra será apresentada por António Pedro Pita (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). A casa outrora habitada pelo poeta João José Cochofel recebe, assim, uma iniciativa que abordará, genericamente, a obra do conimbricense José António Franco, a partir da primeira publicação do escritor, “Véspera Tardia” (publicado em 1986, sob pseudónimo de António…
“Pedro e Inês e os pares amorosos com desfecho trágico – do mito à realidade” é o tema da conferência que abre a terceira edição do ciclo “Sabores da Escrita”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (através do Projeto DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia, e do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades). No mês dedicado ao amor, a 23 de fevereiro,…
A Câmara Municipal de Coimbra promove, na Casa-Museu Miguel Torga, no próximo dia 22 de fevereiro, às 18h00, mais uma sessão integrada no ciclo de conferências “Quartas no Torga”, uma iniciativa que apresenta, de forma intimista, vários rostos que partilham com o público o testemunho de vivências em comum com o universo pessoal e/ou profissional do escritor e médico transmontano ou, até, estudos de investigação académica acerca da obra torguiana. Cabe a Maria da Conceição de Moraes Sarmento (professora reformada do Ensino Secundário, nas disciplinas…