A programação que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) definiu para festejar o Dia da Mãe (comemorado a 7 de maio) inspira-se nos conteúdos museológicos do Museu Municipal de Coimbra, presentes quer no núcleo interpretativo da Cidade Muralhada (Torre de Almedina), quer na Coleção de Arte Telo de Morais (patente no Edifício Chiado). A programação, a concretizar nos próximos dias 4 e 5 de maio (quinta e sexta-feira), terá como público-alvo crianças dos 3 aos 12 anos e compreende duas oficinas temáticas. No Edifício Chiado,…
A biblioteca de jardim “Ler ao Cubo”, que funciona sazonalmente, na época de Primavera/Verão, no Parque Verde do Mondego, estará disponível no próximo fim de semana e no feriado do 1.º de Maio, entre as 14h00 e as 19h00.O equipamento proporciona, assim, gratuitamente, aos visitantes do parque de lazer, a leitura de livros e de publicações periódicas (jornais e revistas), bem como alguns jogos dirigidos ao público infanto-juvenil.Sábado, domingo e segunda-feira próximos, miúdos e graúdos poderão usar uma cadeira, uma almofada ou uma esteira para…
José González regressa a Portugal para apresentar, num ambiente intimista, o seu último álbum Vestiges & Claws. Este trabalho é também uma forma de o músico partilhar com o público algumas ideias sobre temas que o inquietam, como por exemplo a solidariedade e o sentido que hoje damos a conceitos como civilização e humanismo. Vestiges & Claws distingue-se dos álbuns anteriores por apresentar exclusivamente temas originais compostos pelo músico sueco. Envolvido por um ambiente mais quente, mas que é também mais escuro, o disco é…
Produzido pelo icónico Brian Eno e misturado por Flood, o álbum ALTAR é um sonho tornado realidade. Um projeto de vida que se realiza este ano e que a banda apresenta, agora, ao vivo. ALTAR é um disco com dez canções intemporais. Feitas durante dois anos, pensadas ao longo de três e sonhadas durante vinte e dois anos. Ao vivo, transforma-se num espetáculo que retrata todas as emoções vividas ao longo deste processo de criação e que convida o público a dançar e a vibrar.…
Rui Horta é um veterano selvagem. Só essa condição lhe concede a ousadia e a obstinação necessárias para regressar, após 30 anos de ausência, aos palcos como bailarino. A peça que Rui Horta vai apresentar no palco do Grande Auditório do Convento São Francisco chama-se “Vespa” e marca este regresso. “Vespa” é um solo, com um registo muito pessoal, íntimo, sem, no entanto, pretender “contar a vidinha em palco” o que seria, como afirma o criador, “o melhor caminho para a má arte”. Ao completar…
Ceci n’est pas un film é uma peça do coreógrafo Paulo Ribeiro. Um dueto para maçã e ovo em que os intérpretes, Ana Jezabel e João Cardoso, interagem com imagens de filmes que evocam e falam sobre o amor. Nesta peça, a intenção do coreógrafo não é ilustrar um filme com dança, mas antes oferecer ao público uma viagem por imagens, de passado e de futuro, que interrogam e inspiram o amor. Nas palavras de Paulo Ribeiro, um amor que se torna possessivo, exigente, dependente,…
O Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra da Câmara Municipal de Coimbra (situado na Torre de Anto) recebeu, esta quarta- feira, Nuno Silva (cantor que se iniciou nos anos 90) para uma conversa, na qual deu testemunho do seu tempo de inclusão estudantil na Canção de Coimbra, do seu contributo, assim como da sua análise aos tempos atuais. Nuno Silva afirmou que o “amadorismo está inerente ao que se faz em Coimbra”, por dois fatores, “porque o fazemos com amor e porque o…
O grande auditório do Convento São Francisco (CSF) recebe, no próximo dia 2 de maio, pelas 21h30, um concerto da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública (PSP), oferecido ao Município de Coimbra por ocasião do 139.º aniversário da PSP de Coimbra. O espetáculo conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a participação especial da fadista Joana Amendoeira e do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra (UC). Na conferência de imprensa de apresentação do espetáculo, que decorreu hoje,…
“Camilo Castelo Branco: Leis da Alma, Imperativos do Estômago” é o título da conferência que Maria Eduarda Santos (professora coordenadora do Instituto Politécnico de Castelo Branco) proferirá, na próxima sexta-feira, 28 de abril, no âmbito do ciclo “Sabores da Escrita”, seguida de um jantar temático que liga a escrita camiliana à gastronomia da época. Sobre a conferência, com entrada livre e início marcado para as 20h00, Maria Eduarda Santos, também membro do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) comemora o 25 de Abril com celebrações evocativas do 43.º Aniversário da revolução de abril, nos Paços do Município, e um conjunto diversificado de eventos que integram, desde ações de rua, relacionadas com as vertentes da Educação, Cultura e Desporto, na Baixa de Coimbra, a atividades desportivas em alguns dos equipamentos municipais. Na data que marcou, há mais de quatro décadas, a História de Portugal – 25 de Abril – a efeméride será evocada a partir das 11h00, nos…
O ciclo mensal “Coimbra (t)em Poesia”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, continua a celebrar a Poesia, na Casa da Escrita, e recebe, nesta edição de abril, uma sessão com o Grupo “Os ControVersos”. A iniciativa decorre na próxima segunda-feira (24 de abril), a partir das 18h15, na Casa da Escrita. “Os ControVersos”, grupo de Poesia e Teatro terapêutico da Associação ReCriar Caminhos, data de julho de 2011, tendo, desde então, vindo a desenvolver as suas atividades de forma ininterrupta, designadamente na área da organização…
O Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra da Câmara Municipal de Coimbra (situado na Torre de Anto) recebe, no próximo dia 26 de abril, a partir das 18h30, Nuno Silva (cantor dos anos 90), para uma conversa informal, de cerca de 45 minutos, na qual dará testemunho do seu tempo de inclusão estudantil na Canção de Coimbra, do seu contributo, assim como da sua análise aos tempos atuais, abrindo-se de seguida um breve período de discussão e troca de ideias entre o convidado…
A Câmara Municipal de Coimbra promove, na Casa-Museu Miguel Torga, no próximo dia 26 de abril (quarta-feira), pelas 18h00, mais uma sessão integrada no ciclo de conferências “Quartas no Torga”, uma iniciativa que apresenta, de forma intimista, personalidades que partilham com o público o testemunho de vivências em comum com o universo pessoal e/ou profissional do escritor e médico transmontano ou estudos de investigação académica acerca da obra torguiana. Inscreve-se na primeira perspetiva a palestra de Manuel Gonçalves Marques, denominada “Relembrar Torga e Valentim”, baseada…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) preparou um programa de comemoração do 25 de Abril com vários e diversificados eventos que não se ficam apenas pela data que marcou a História de Portugal nas últimas décadas, antes se estendem pelos dias que a antecedem e posteriores. Conforme a proposta de programação que o executivo municipal aprovou na reunião de ontem, o feriado do Dia da Liberdade contempla a Feira das Associações, na Praça do Comércio; jogos tradicionais no âmbito dos Jogos de Coimbra, no Terreiro…
O pianista de culto Grigory Sokolov estará, pela primeira vez, em Coimbra para um recital no Grande Auditório do Convento São Francisco, no próximo dia 24 de abril, às 21h30. Célebre pela sua mestria técnica, para este concerto Sokolov selecionou do seu vasto repertório obras de Mozart e Beethoven. Grigory Sokolov é reconhecido como um dos maiores pianistas do nosso tempo, um visionário universalmente admirado pela espontaneidade fascinante e entrega total à música. As suas interpretações poéticas tomam uma intensidade mística, efeito do profundo conhecimento…
“A Fórmula de Deus” regressa à Casa da Escrita nos próximos sábados, 22 e 29 de abril, a partir das 16h16. A versão teatral do romance de José Rodrigues dos Santos, apresentada pela Companhia de Teatro Fatias de Cá, insere-se no âmbito da parceria que a Câmara Municipal de Coimbra estabeleceu com aquela Companhia de Teatro, que visa a apresentar, na Casa da Escrita, um conjunto de espetáculos temáticos, a que estão associadas pequenas refeições que preveem a adesão do público. SINOPSE de A Fórmula…
Corpo-Mapa-Livro é uma peça que desarruma a biblioteca. Parte do Livro, enquanto objeto específico e como indutor de experiências transformadoras do Corpo. Propõe uma multiplicação de vivências plásticas, que levam à descoberta de novos espaços e sentidos. Um jogo poético de entradas e saídas, que nos levam numa viagem onde se revelam novos Mapas. Abre-se uma dimensão do livro, enquanto mapa e lugar da viagem corporal, e uma dimensão do corpo, enquanto inscrição de um processo traduzível em livros. Uma peça para um público que…
V CICLO DE REQUIEM - COIMBRA 2017 Requiem de Johannes Brahms encerra V Ciclo de Requiem | 14 de abril | 18h00 | Conservatório de Música de Coimbra O último dos cinco concertos integrados no V Ciclo de Requiem acontece sexta-feira próxima, dia 14, com a apresentação, no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, às 18h00, de “Um Requiem Alemão op.45”, de Johannes Brahms.O concerto será protagonizado pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, Orquestra de Espinho e os solistas Carla Caramujo (Soprano) e Rodrigo…
O Conservatório de Música de Coimbra, acolhe hoje, o Concerto de Páscoa. A ligação entre música e religião é transversal a todas as culturas e a todos os tempos, tendo, na Europa, levado à criação de grandes composições musicais. Com o passar dos séculos, a música sacra foi perdendo algum terreno, mas muitos compositores continuaram a trabalhar em obras ligadas à sua herança cultural e religiosa. Em Quinta-feira Santa teremos um programa rico em música composta especificamente para a Páscoa com três grupos da cidade…
O lançamento de um novo circuito pedonal – “O Passeio Público de Coimbra - Do Cais das Ameias à Portagem” – e de uma nova atividade lúdico-pedagógica, intitulada “À Descoberta do Museu Municipal”, são duas das propostas de programação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, efeméride que este ano é dedicada ao tema “Património Cultural e Turismo Sustentável” e se comemora na próxima terça-feira, 18 de abril. Neste dia, a cidade de Coimbra celebrará o património…