O concerto do Dia da Brigada de Intervenção (BrigInt), que vai decorrer no dia 30 de maio, pelas 21h30, no Convento São Francisco (CSF), foi ontem apresentado numa conferência de imprensa que teve lugar no Café Concerto do CSF. Um espetáculo aberto à cidade, que celebra mais um Dia da BrigInt e que junta em palco o Destacamento do Norte da Banda do Exército, o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e o tenor Nuno Silva. “Vai ser um concerto de grande qualidade”,…
A Feira Cultural de Coimbra 2017, que vai decorrer entre os próximos dias 2 e 11 de junho, no Parque Dr. Manuel Braga, foi hoje apresentada, numa conferência de imprensa que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, pela vereadora da Cultura, Carina Gomes, e pelo vereador da Educação, Jorge Alves. São dez dias de uma oferta cultural diversificada, que cruza áreas como a literatura, o artesanato, a gastronomia, a música, as artes plásticas,…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje, no Salão Nobre dos Paços do Município, protocolos de Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural para Atividade Permanente em 2017. De acordo com a proposta aprovada na reunião do executivo municipal de 8 de maio último, estes protocolos contemplam 87 associações culturais (mais duas do que em 2016 e mais 12 do que em 2015) e perfazem uma verba global de 263.500 euros. Cerca de uma dezena de instituições não puderam comparecer na…
Sílvia Pérez Cruz é considerada uma das vozes mais arrebatadoras surgidas recentemente na Península Ibérica. A cantora de origem espanhola foi, desde muito jovem, influenciada pelo universo da música popular latino-americana e do seu país. Mais tarde, estudou clássica, jazz e deixou-se contagiar pelo flamenco. Este percurso, marcado pelo cruzamento de diversas linguagens musicais, reflete-se numa forma de cantar que é única e inconfundível. Fiel aos diferentes estilos que aborda, Sílvia Pérez Cruz nunca deixa de cantar de uma forma que é só sua e…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de ontem, uma proposta para a celebração de um acordo de colaboração com o Conservatório de Música de Coimbra, que prevê a entrega gratuita de instrumentos musicais a esta instituição, no valor de 80 mil euros, para serem utilizados para a formação musical e instrumental de crianças e jovens. Os instrumentos, propriedade da CMC, foram adquiridos pela autarquia para apoiar, através de um contrato de comodato, a instalação da Associação Escola…
A exposição “Actores Urbanos #05”, uma coprodução da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Cultural Itinerários Contemporâneos – Zero (ICZero), está patente na Sala da Cidade, em Coimbra, situada na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, num espaço contíguo aos Paços do Município, até ao dia 24 de junho. Trata-se de uma exposição que reúne trabalhos de sete artistas plásticos – António Azenha, Benvinda Araújo, Jorge Simões, José Higino, José Carlos Nascimento, José Vieira e Rodrigo Canhão – e que fecha um ciclo que se…
O concerto da Luísa Sobral esgotou, ontem à noite, o grande auditório do Convento São Francisco (CSF). O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assistiu ao espetáculo. Além de outras individualidades, marcaram ainda presença no grande auditório do CSF a vice-presidente da CMC e o vereador da Ação Social, respetivamente, Rosa Reis Marques e Jorge Alves. “Luísa”, o quarto álbum de originais de Luísa Sobral, editado em 2016, é agora apresentado ao vivo, com novas canções que colocam a cantora num patamar…
A vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes, visitou ontem a Feira das Viagens, que hoje encerra em Coimbra. A nossa cidade recebe, pela segunda vez consecutiva, a Feira das Viagens. Depois de Lisboa e Porto, o evento marca presença no emblemático Pavilhão Centro de Portugal, projetado pelo arquiteto Siza Vieira.Os expositores prometem surpreender o público com uma oferta alargada de pacotes turísticos a preços competitivos, animando também o evento com passatempos, revistas e brindes.O Museu “World of Discoveries” é uma das…
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes, afirmou esta tarde que, desde que a autarquia reabriu a Sala da Cidade, tem tentado fazer exposições ligadas a Coimbra ou com gente de Coimbra e artistas de Coimbra. A declaração da autarca foi proferida na inauguração da exposição “Actores Urbanos #05, de entrada livre, e que estará patente até ao próximo dia 24 de junho, de terça a sábado, entre as 13h00 e as 18h00. Carina Gomes recordou que a Sala da Cidade…
A população aderiu ao convite efetuado pela autarquia e visitou o antigo edifício da Manutenção Militar de Coimbra (futuro Centro de Documentação e Estudos da Cidade de Coimbra). Para além do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, marcaram presença no evento os vereadores do Urbanismo e da Cultura da CMC, respetivamente, Carlos Cidade e Carina Gomes, entre outras personalidades. Todos tiveram oportunidade de apreciar documentos preciosos como o original da Lei das Sesmarias, de D. Fernando, a escritura de contrato entre a…
O Choral Poliphonico de Coimbra organiza mais uma edição do projeto anual "MAIO CORAL" que oferece à região dois concertos que contribuem para a divulgação da música coral. O coro anfitrião, que comemora 45 anos a cantar, antecipa o evento, dia 21 de maio (domingo), com um concerto, às 17h00, na Igreja de Santa Maria de Lorvão (Mosteiro de Lorvão). No dia 27 de maio (sábado), juntam-se ao Choral Poliphonico de Coimbra o Coral Polifónico de Viana do Castelo e o Grupo Coral de Abraveses…
“De (sen) cantos e (alguns) gritos”, de Carlos d’Abreu (Lema d’Origem Editora), é o livro que será apresentado, na Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), sábado, 20 de maio, às 16h30. A obra será apresentada por Norberto Veiga, que prefaciou o livro. Trata-se do primeiro poemário publicado por Carlos d’Abreu. Raiano do Douro Transmontano (nasceu em 1961), a circunstância levou-o ao iberismo (sem estado espanhol), com vivências em Angola (onde teria nascido, não fora o início da luta armada anti-colonialista desviar-lhe a…
A Câmara Municipal de Coimbra convida a população para uma visita guiada ao edifício da Manutenção Militar de Coimbra (futuro Centro de Documentação e Estudos da Cidade de Coimbra), a realizar no próximo sábado, 20 de maio, pelas 11h00. Uma oportunidade para apreciar documentos preciosos como o original da Lei das Sesmarias, de D. Fernando, ou um traje de vereador do século XIX, entre outros. Estão todos convidados.
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) terá patente ao público, de 18 de maio a 09 de julho, na Galeria de Exposições Temporárias do Edifício Chiado, a exposição "O Indizível", que oferece um programa lúdico-pedagógico dirigido a diferentes grupos etários. O tema definido pelo ICOM (International Council of Museums) para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) no ano em curso é: “Museus e histórias controversas - dizer o indizível em museus”. Em resposta a este desafio foi efetuada uma seleção de peças…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) terá patente ao público, de 18 de maio a 16 de julho, na Galeria Almedina, a exposição "Despertares", com Desenho a Grafite sobre papel, de autoria de Carla Mendes. O projeto “Despertares” resulta de uma passagem pelo Jardim Botânico de Coimbra, um espaço onde Carla Mendes encontrou um refúgio ao frenesim constante da vida citadina. Os desenhos a grafite apresentados são, por isso, registos gráficos de nenúfares existentes no Jardim Botânico de Coimbra. São registos que procuram representar o…
“Luísa” é o quarto álbum de originais de Luísa Sobral, editado em 2016 e agora apresentado ao vivo. Neste disco, renovam-se cumplicidades e estreitam-se laços afectivos com quem ouve. Um álbum com novas canções que colocam a cantora num patamar mais elevado de maturidade criativa. “Luísa” foi gravado em Los Angeles, no mítico United Recording Studios, por onde já passaram nomes históricos como Frank Sinatra, Ray Charles, Ella Fitzgerald, Jay-Z, Radiohead e U2. Ao leme da produção esteve Joe Henry, vencedor de três Grammy Awards,…
A II Mostra de Caricaturas de Cultores da Canção de Coimbra está patente ao público, na sala de empréstimo da Biblioteca Municipal de Coimbra. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, no âmbito da mais importante celebração estudantil, a Queima das Fitas. A mostra, patente até ao dia 30 de junho, resulta da pesquisa de diferentes “Livros de Curso”, que constituem o acervo documental da CMC, associado ao Gabinete da História da Cidade da Biblioteca Municipal de Coimbra, tendo sido feita uma seleção…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organiza mais uma Feira de Artesanato Urbano, no próximo sábado (13 de maio). O evento decorre na Baixa da cidade, nas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz e no Largo da Portagem, entre as 10h00 e as 18h30. Com o objetivo de trazer mais alento às principais artérias do centro da cidade, contribuindo para o aumento da afluência de pessoas à Baixa e revitalização do comércio local, mais de uma centena de expositores acederam ao convite da CMC,…
Coimbra subiu 155 lugares no ranking mundial das cidades que receberam mais congressos e convenções internacionais durante o ano 2016, passando a ocupar o 218º lugar da tabela (ocupava o 373º lugar no ranking de 2015). E, a nível europeu, registou também uma subida de 75 lugares relativamente ao ranking de 2015. A tabela, elaborada pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA – International Congress and Convention Association), foi recentemente divulgada e foi também assunto, no período antes da ordem do dia, da reunião…
Quando o cinema nasceu, no tempo do mudo, surgiram também os músicos acompanhadores de filmes que, no encontro com a imagem, improvisavam as primeiras bandas-sonoras. Com estreias quase todas as semanas, estes músicos começaram a organizar o seu repertório por temas – ação, mistério, peripécias, romance e tragédia –, que depois adaptavam a cada novo filme que chegava. Inspirados por este primeiro encontro entre música, cinema, composição e improvisação, os criadores António-Pedro, Eduardo Raon e Ricardo Freitas preparam-se para um encontro único e desconhecido: o…