A Antiga Igreja do Convento São Francisco recebe, no próximo sábado, dia 25 de março, pelas 21h30, o concerto de estreia do V CICLO DE REQUIEM – COIMBRA 2017, uma iniciativa do Coro Sinfónico Inês de Castro (CSIC) com o Alto Patrocínio da Câmara Municipal de Coimbra. “Stabat Mater”, de Gioacchino Rossini é a obra que abre o ciclo e que será dirigida pelo maestro António Vassalo Lourenço. Em palco a Orquestra Filarmonia das Beiras e o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da…
A Câmara Municipal de Coimbra inaugura, no próximo dia 26 (domingo), às 15h30, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Municipal – Edifício Chiado, a exposição de pintura “Ser humano ou pior que isso”, com obras de Nuno Fonseca. Sinopse da exposição, pelo autor: Ser humano ou pior que isso – A dicotomia humana, o melhor e o pior juntos num só espaço. Lugar-comum, cliché, ponto de vista. Não é crítica ou análise ao ser humano mas sim exploração plástica de uma temática. Sobre o…
É inaugurada, no próximo sábado (dia 25 de março), às 15h00, na Galeria Ferrer Correia (Casa Municipal da Cultura), a exposição de Desenho e Pintura “Primaveras”, que reúne trabalhos de Maria Amália Henriques e Maria Henriques, mãe e filha, que partilham a mesma paixão pelo desenho e pintura. Nesta exposição, com trabalhos maioritariamente alusivos às gentes e lugares da cidade de Coimbra, bem como às múltiplas tonalidades dos cenários naturais (florais e primaveris), predominam os desenhos a caneta e a grafite, de autoria de Maria…
O Dia Mundial da Poesia (celebrado no passado dia 21 março), o Dia Internacional do Livro Infantil (comemorado a 2 de abril) ou o Dia Mundial do Livro (efeméride assinalada a 23 de abril) servem de pretexto para – a par com o cumprimento daquilo que são os desígnios e a missão da Rede Pública de Bibliotecas – celebrar o livro e promover a leitura junto do público escolar infantil. Desta vez, a Câmara Municipal de Coimbra dirige a sua ação a grupos escolares, dos…
A Câmara Municipal de Coimbra convida crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos a ouvir contos, na Biblioteca Infantil/Ludoteca, cujas temáticas brindam a chegada da Primavera. “Contos com Plantas” são sessões de conto baseadas em livros que relatam histórias inspiradas em temas que a Primavera nos traz, como a germinação das sementes, o aroma das flores coloridas, a metamorfose das lagartas que se transformam em borboletas, ou o brilho do sol até mais tarde. Disponível até ao dia 28 de abril…
O Café Concerto do Convento São Francisco foi, esta quarta-feira, palco da sessão de apresentação do livro “Imprensa e I Guerra Mundial Censura e Propaganda 1914-1918”, da autoria de Noémia Malva Novais, editado pela Caleidoscópio em parceria com o Centro República. A apresentação, que teve o apoio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), contou, para além da autora, com a presença do presidente da CMC, Manuel Machado, da vereadora da Cultura, Carina Gomes, do Editor da Caleidoscópio, Jorge Ferreira, e da historiadora Isabel Nobre Vargues,…
No mês em que se celebra a Poesia, o ciclo “Coimbra (t)em Poesia”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, na Casa da Escrita, recebe, na edição de março, uma sessão sobre (e com) os poetas António Piedade e Paulo Archer. A iniciativa decorre na próxima quinta-feira (23 de março), a partir das 18h15 e conta, ainda, com a colaboração do grupo Oficinas de Poesia. António Piedade nasceu em 1967. É Bioquímico e Comunicador de Ciência. Atualmente, é coordenador e consultor científico do projeto nacional designado…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assinala o Dia Mundial da Poesia (comemorado amanhã, dia 21 de março) com programação de acesso gratuito, distribuída por vários pontos da cidade: na Casa-Museu Miguel Torga e na Casa da Escrita, no Museu Municipal de Coimbra (Edifício Chiado), na Rede de Bibliotecas Anexas Municipais e em outros diferentes espaços afetos à Biblioteca Municipal de Coimbra. A Casa-Museu Miguel Torga disponibiliza, às 15h00, uma oficina poética, transversal às áreas da expressão plástica e da ilustração. Já na Casa da…
O Café Concerto do Convento São Francisco acolheu, ontem ao final da tarde, a sessão de apresentação do livro «Biografia - Manuel Teixeira Gomes», da autoria do portimonense José Alberto Quaresma. Para além do autor, a apresentação esteve a cargo do diretor do departamento de Cultura, Turismo e Desporto da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Francisco Paz, e das professoras da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Cristina Robalo Cordeiro e Isabel Vargues. Francisco Paz começou por agradecer ao autor e a todos os…
Coimbra acolhe, pelo quinto ano consecutivo, mais uma edição do Ciclo de Requiem, iniciativa apoiada pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e organizada pela Associação Ecos do Passado, de que faz parte o Coro Sinfónico Inês de Castro (CSIC). Neste quinto ano, o evento contempla cinco concertos, nos quais participarão quatro coros e três orquestras. Os concertos vão decorrer no dia 25 de março, pelas 21h30, na Antiga Igreja do Convento São Francisco (CSF); no dia 1 de abril, pelas 21h30, na Sé velha; no…
A Câmara Municipal de Coimbra terá patente ao público, na Galeria Almedina (junto ao Arco de Almedina), a partir da próxima quinta-feira (16 de março), a exposição de pintura intitulada “Amor com Amor se paga”, de autoria de Ulrich Hilmer. Sobre a exposição, o artista plástico revela-nos: “O Amor é o sentimento mais condicionante de toda a existência humana e, desta forma, assim o particulariza Joaquim Pessoa ao dizer que O amor é o início. O amor é o meio. O amor é o fim…,…
Barrio Populo 15 março | 22h00 Barrio Populo é a energia do rock e a sensibilidade da canção francesa.Desde 2008 que Barrio Populo conta com mais de 600 concertos e, em Outubro de 2016, editou o terceiro disco, “Géographie du Hasard”.Liberdade, alegria, chorar e gritar por amor: Barrio Populo quer expressar esta vida apaixonada através da música, generosa e energética. Os oito jovens músicos moldaram as suas influências para criar uma sonoridade própria. Com o fim da infância, a imaginação desaparece, frequentemente, no chamado princípio…
O arquiteto Nuno Grande não esconde a sua satisfação por a exposição “700 + 25 Arquitectura na UniverCidade” ter sido remontada na Sala da Cidade, que define como um “espaço magnífico devolvido à sua grandeza”. O docente da Universidade de Coimbra deseja que a Arquitetura faça também parte da programação do Convento São Francisco e perspetiva os dois equipamentos – Sala da Cidade e CSF – ligados pela futura Avenida Central, que espera vir a tornar-se numa “Avenida da Arquitetura”. Recorde-se que a Câmara Municipal…
Terminou este domingo a segunda Coimbra BD - Mostra Nacional de Banda Desenhada, que desde quinta-feira conferiu um colorido diferente à Casa Municipal da Cultura, atraindo muito público. No último dia, preenchido com vários eventos, estiveram em destaque tertúlias, projeção de filmes de animação, sessões de autógrafos, a concorrida sessão de desenho de modelo e, a encerrar, a emissão em direto do programa Geekfreak, da Rádio Universidade de Coimbra (RUC).Mais uma vez a Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada foi organizada pela Câmara…
"Força Humana" parte do desejo de encontrar, na vastidão de Os Lusíadas, as pistas que nos permitam compreender quem somos hoje. Ler-lhes nas linhas e nas rimas o fado que transportamos e os riscos que aceitamos correr. Saber neles como é que alguns punhados de homens, na procura de superar mais um fim da história, podem lançar-se num espaço desconhecido e reinventar-se outros, complexos, grandes e mesquinhos, diligentes e aventureiros, convictos e inconscientes… Descobrir neles como ser grande no desespero, como romper a linha da…
A 2ª Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada recebeu, hoje, a visita do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e da vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes. Manuel Machado visitou os 17 expositores presentes na Casa Municipal da Cultura, cumprimentou os artistas convidados, e desejou a todos um bom evento. "A Banda Desenhada é uma expressão artística e cultural relevante. E esta é uma forma de mostrarmos à cidade e a todos os que nos visitam que Coimbra tem…
O desfile de Cosplay da segunda edição da Coimbra BD - Mostra Nacional de Banda Desenhada levou, esta tarde de sábado, dezenas de entusiastas à Casa Municipal da Cultura. Os cosplayers vestiram a pele das suas personagens, pousaram para as fotografias e receberam os maiores aplausos do público presente. Vieram de Barcelos, Coja, Pedrógão Grande, e claro também de Coimbra, para apresentaram as suas personagens ao público da segunda edição da Coimbra BD, com fatos feitos à medida e executados ao detalhe. E encarnaram as…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje dois protocolos de apoio financeiro que totalizam 178.000 euros. A maior fatia, 170.000 euros, vai para a Encontros de Fotografia (EF) - Associação Cultural e Recreativa e os restantes 8.000 euros para a Associação Ecos do Passado (AEP). As duas assinaturas, que contaram também com a presença da vereadora da Cultura, Carina Gomes, decorreram no gabinete do presidente da CMC. Trata-se de dois tipos de apoio distintos. No caso da EF, configura um…
A Câmara Municipal de Coimbra, dando continuidade a uma área de programação que tem vindo a implementar na Baixa de Coimbra, fomentando a divulgação dos produtos artesanais de natureza urbana, faz sair à rua, no próximo sábado, dia 11 de março, das 10h00 às 17h30, a primeira de uma série de dez Feiras de Artesanato Urbano que organizará, no decurso de 2017, com o intuito de incentivar a animação urbana e uma mais vincada afluência de pessoas à Baixa da cidade. As Feiras de Artesanato…
10 de março | 21h30 | Grande Auditório do Convento São Francisco A consagrada Orquestra Gulbenkian apresenta-se em Coimbra, com o maestro Hannu Lintu, para trazer a concerto obras de Tchaikowsky, Scriabin e Beethoven. Orquestra Gulbenkian Hannu Lintu direção musical Anika Vavic piano Programa Piotr Ilitch Tchaikovsky Romeu e Julieta: Abertura-Fantasia Alexander Scriabin Concerto para Piano e Orquestra, em Fá sustenido menor, op. 20 Allegro Andante Allegro moderato Ludwig van Beethoven Sinfonia n.º 3, em Mi bemol maior, op. 55 Eroica Duração: 110 m com…