A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra acolhe, no dia 25 de fevereiro, às 15h00, a apresentação do livro “O Velho Marinheiro Novo”, da autoria de Fernando Franco. A obra, publicada no mês em curso, será comentada por Paulo Guerra e Anabela Quintanilha, a convite da editora. Fernando Franco nasceu em Lisboa, há 44 anos, tendo crescido em Coimbra, cidade onde se licenciou em Psicologia e que o fez optar por um percurso profissional relacionado com a proteção de menores e respetivas famílias.…
“Deixar Aleppo”, romance sobre os refugiados sírios, baseado em factos reais, de autoria de Manuela Niza, é o livro que será apresentado na Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), amanhã, (24 de fevereiro), às 18h00, pela escritora Ester Guedes. Manuela Niza Ribeiro é licenciada em Comunicação Social e mestre em Relações Internacionais. Colabora regularmente com os jornais “Público” e “OJE”, nos quais assina a coluna Igualmente Iguais analisando questões de política externa e interna. Presidente do Sindicato dos Funcionários do Serviço de…
A Clara e o Fernando não se conhecem. O Fernando quer conhecer a Clara, mas ela não quer conhecê-lo, pois não gosta dele. O Fernando insiste, pois gosta dela, mas a Clara mostra ao Fernando que é um monstro. Mesmo assim ele gosta disso e tenta aproximar-se. Ela não gosta. Então o Fernando revela que tem um mapa secreto que indica onde fica a glândula que nos faz gostar dos outros. Ele acha que a Clara pode ter um problema aí, mas ela reclama que…
No próximo dia 23 de fevereiro assinalam-se os 30 anos da morte de Zeca Afonso. A Câmara Municipal de Coimbra recorda um espetáculo, promovido pelo Município e pelo Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, integrado nas III Jornadas de Cultura Popular organizadas pelo GEFAC. O espetáculo realizou-se a 26 de maio de 1983 e, no seu decurso, o músico foi distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra. 1.ª parte GEFAC e grupos de música tradicional (Brigada Victor Jara, “Sementes”…
A Câmara Municipal de Coimbra dá continuidade ao ciclo “O Primeiro Livro”, amanhã, às 18h00, na Casa da Escrita. O escritor visado na iniciativa é José António Franco, cuja obra será apresentada por António Pedro Pita (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). A casa outrora habitada pelo poeta João José Cochofel recebe, assim, uma iniciativa que abordará, genericamente, a obra do conimbricense José António Franco, a partir da primeira publicação do escritor, “Véspera Tardia” (publicado em 1986, sob pseudónimo de António…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou por unanimidade, na sua reunião de ontem, o projeto final do Regulamento do Prémio Municipal de Arquitetura Diogo Castilho, que se destina a distinguir obras cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam relevantes exemplos na realidade edificada do Município de Coimbra. O procedimento de modificação do regulamento teve início com a sua aprovação, em reunião de câmara, no dia 7 de novembro de 2016, e encontra-se agora concluído e pronto a ser submetido à votação da Assembleia…
“Pedro e Inês e os pares amorosos com desfecho trágico – do mito à realidade” é o tema da conferência que abre a terceira edição do ciclo “Sabores da Escrita”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (através do Projeto DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia, e do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades). No mês dedicado ao amor, a 23 de fevereiro,…
A Câmara Municipal de Coimbra promove, na Casa-Museu Miguel Torga, no próximo dia 22 de fevereiro, às 18h00, mais uma sessão integrada no ciclo de conferências “Quartas no Torga”, uma iniciativa que apresenta, de forma intimista, vários rostos que partilham com o público o testemunho de vivências em comum com o universo pessoal e/ou profissional do escritor e médico transmontano ou, até, estudos de investigação académica acerca da obra torguiana. Cabe a Maria da Conceição de Moraes Sarmento (professora reformada do Ensino Secundário, nas disciplinas…
O ciclo “Coimbra (t)em Poesia”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, na Casa da Escrita, recebe, amanhã (terça-feira), Albano Figueiredo (professor auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), para abordar a obra do escritor António Ferreira. A sessão decorre a partir das 18h15 e tem acesso livre. António Ferreira, poeta e dramaturgo, nasceu em 1528 e faleceu em 1569. É considerado um dos maiores poetas do classicismo renascentista da literatura portuguesa, de cuja obra se destaca a tragédia “Castro”, uma versão cuidadosamente apurada…
Em 2017, o dia 28 de fevereiro é simultaneamente Dia de Carnaval e Dia Internacional das Doenças Raras. Nesse dia, a Orquestra Clássica do Centro irá realizar um concerto, que será dedicado ao Laboratório de Bioquímica Genética, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Faculdade de Medicina (FMUC), Universidade de Coimbra (UC). Estima-se que cerca de 1 em cada 2.000 portugueses possam sofrer de citopatia mitocondrial, uma das doenças raras mais frequentes. Este evento tem como objetivo angariar fundos para a investigação e…
“Entre a Ciência e a Literatura – Rotas para a Formação de Leitores” foi o tema do 4.º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, que começou ontem e prosseguiu esta manhã, na Casa Municipal da Cultura, terminando, durante a tarde, no Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra. O evento decorreu no âmbito do plano de ação “Coimbra a ler+” (relacionado com a missão das bibliotecas públicas enquanto promotoras da leitura e outras literacias, no sentido de uma maior informação, alfabetização, educação e cultura),…
O 4.º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, cujo tema é “Entre a Ciência e a Literatura – Rotas para a Formação de Leitores” começou hoje, na Casa Municipal da Cultura (Sala José Sebastião da Silva Dias), e termina, amanhã, no Exploratório. O evento decorre no âmbito do plano de ação “Coimbra a ler+” (relacionado com a missão das bibliotecas públicas enquanto promotoras da leitura e outras literacias, no sentido de uma maior informação, alfabetização, educação e cultura), consolidado através da parceria entre a Câmara…
Edital 5/2017 - Associativismo Cultural Geral Edital 6/ 2017 - Entidades com Gestão de Equipamentos Culturais Municipais_____________________________________________________________________________________ Edital 119/2015 - Entidades com Gestão de Equipamentos Culturais Municipais Edital 118/2015 - Associativismo Cultural Geral______________________________________________________________________________________ Avaliação Final 2016 - Associativismo Cultural GeralAvaliação Final 2016 - Entidades com Gestão de Equipamentos Culturais Municipais ______________________________________________________________________________________ Aplicação ASSOCIATIVISMO CULTURAL, que lhe permitirá preencher o formulário de candidatura e efetuar a submissão.Para registar a sua entidade, deverá enviar uma mensagem para o email cac@cm-coimbra.pt, com a indicação do NIF e nome…
A completar 30 anos de atividade, a companhia Última Vez, do coreógrafo Wim Vandekeybus, sediada em Bruxelas, mantém-se como uma das mais prestigiadas companhias de dança europeia. Em “Speak Low if you Speak Love”, o coreógrafo evoca o lado emocional do amor. Para Wim Vandekeybus, o amor é talvez a forma de estar mais caprichosa. Se por um lado, este sentimento move montanhas, por outro é responsável pelos maiores transtornos emocionais. O coreógrafo não pretende explicar o amor enquanto sentimento, mas analisá-lo através da dança…
“A Fórmula de Deus”, versão teatral do romance de José Rodrigues dos Santos, será apresentada pela Companhia de Teatro Fatias de Cá, no próximo sábado (18 de fevereiro), a partir das 16h16, na Casa da Escrita. A representação insere-se no âmbito da parceria que a Câmara Municipal de Coimbra estabeleceu, em junho de 2016, com a Companhia de Teatro Fatias de Cá, que visa a apresentação, na Casa da Escrita, de um conjunto de espetáculos temáticos, a que estão associadas pequenas refeições que preveem a…
A Biblioteca Municipal de Coimbra acolhe, dia 14 de fevereiro, às 18h00, uma conversa em torno da obra “Tríptico Litúrgico”, de Manuel Faria, no âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento do padre e compositor português (1916-1983). A iniciativa antecipa o concerto de órgão que será apresentado no dia seguinte (15 de fevereiro), às 21h00, na Sé Catedral de Aveiro, protagonizado por Giampaolo di Rosa, profundo conhecedor do “Tríptico” e da restante obra de Manuel Faria. Em Coimbra, para além da conversa que versará sobre…
A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra acolhe, em regime de Residência Artística, a escritora espanhola Montserrat Villar González, até ao próximo dia 5 de março. A Residência Artística (uma das principais valências da antiga Casa do Arco, por onde já passaram vários artistas nacionais e internacionais, desde escritores, atores, encenadores, fotógrafos, pintores, bailarinos, coreógrafos, professores e outros), decorre no âmbito da investigação académica que a poetisa está a realizar sobre a obra do poeta luso-brasileiro Álvaro Alves de Faria, assim como sobre…
O grande auditório do Convento São Francisco (CSF) recebeu, no sábado, o concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC). O espetáculo atraiu muito público, que praticamente lotou o grande auditório do CSF. Conduzida pelo maestro Jonas Alber, a Orquestra Metropolitana de Lisboa trouxe a Coimbra um concerto denominado “Para Lá de Shubert“. O programa incluiu a interpretação da melhor sinfonia do sueco Franz Berwald, que nasceu apenas um ano antes de Shubert e morreu um ano depois de Berlioz.…
Com o objetivo de corresponder às necessidades e procura culturais da maior diversidade possível de públicos, a Câmara Municipal de Coimbra proporciona, no âmbito do Serviço Educativo integrado no projeto museológico municipal, uma série de atividades dirigidas a todas as faixas etárias. Além da INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS PERMANENTES existentes nos núcleos museológicos do Edifício Chiado (Coleção de Arte Telo de Morais) e nos núcleos interpretativos da Torre de Almedina (Cidade Muralhada) e da Torre de Anto (Guitarra e Fado de Coimbra), o Serviço Educativo explora,…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, garante que ele e os seus pares dão conta pública das suas atividades com total transparência. “Como autarcas que somos, sentimos o direito e o dever de prestar contas públicas, com toda a transparência”, afirmou o edil, perante uma plateia com vários presidentes de câmara, na sessão de abertura do evento comemorativo do 6.º aniversário da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, que decorreu hoje, na antiga igreja do Convento São Francisco (CSF). Manuel Machado…