Notícias

O Dia Mundial das Zonas Húmidas comemora-se no próximo dia 2 de fevereiro e o Instituto da Conservação da Natureza promove, em Coimbra, na sede da Reserva Natural do Paul de Arzila (RNPA), uma sessão de apresentação - “Os bichos do Paul” - e um percurso pedestre, ambos gratuitos e dirigidos aos alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. A classificação RNPA deve-se, especialmente, à sua importância ornitológica, por ser zona de passagem outonal para aves migradoras transarianas, área de alimentação e repouso…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) recorda que, tal como previsto, não haverá recolha de resíduos e limpeza urbana no feriado de 1 de janeiro. Nesse sentido, voltamos a solicitar aos munícipes a contenção possível na deposição de resíduos neste dia. Na véspera do feriado - dia 31 de dezembro -, a recolha de resíduos e limpeza urbana culminará mais cedo do que habitual devido ao encerramento antecipado das instalações da ERSUC, destino final dos resíduos recolhidos. Acresce a estas contingências o facto de ter…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) informa que não haverá recolha de resíduos e limpeza urbana nos feriados de 25 de dezembro e 1 de janeiro. Nesse sentido, solicita-se aos munícipes a contenção possível na deposição de resíduos nestes dois dias. Na véspera dos dois feriados - dias 24 e 31 de dezembro -, a recolha de resíduos e limpeza urbana culminará mais cedo do que habitual devido ao encerramento antecipado das instalações da ERSUC, destino final dos resíduos recolhidos. Durante a noite de Fim…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra aprovou por maioria, na sua reunião de ontem, o Tarifário de Resíduos Urbanos para o período 2017-2019. Os novos preços resultam do facto de a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) ter determinado a necessidade dos municípios adotarem, até 2019, tarifários de resíduos que respeitem o conceito de utilizador/pagador. O tarifário para 2017-2019 inclui uma nova Taxa de Gestão de Resíduos (TGR). A TGR é uma taxa devida pelas entidades responsáveis pela gestão de resíduos…
No próximo dia 1 de novembro, feriado nacional e Dia de Todos os Santos, data com profundas raízes nas tradições católicas e em que as famílias prestam homenagem aos seus entes já desaparecidos, não haverá recolha de resíduos urbanos. Assim, solicita-se a todos os munícipes a melhor compreensão, no sentido de não depositarem resíduos neste dia, quer nos pontos de recolha habituais, quer na via pública.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou ontem, nos Paços do Município, o contrato de uma intervenção que permitirá melhorar as condições de estadia dos animais alojados no Canil/Gatil Municipal. A empreitada foi entregue à empresa Ramalpombeiro, Construções, Lda., que irá receber 39.116,10 euros (IVA incluído) para realizar a obra num prazo de 60 dias (contínuos, incluindo sábados, domingos e feriados). Acompanhado por Francisco Queirós, vereador da CMC responsável por esta infraestrutura, Manuel Machado desafiou os responsáveis da construtora: se a…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) celebra o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) com a realização, na Praça da Canção, do Encontro Nacional de Veículos Elétricos, no próximo sábado e domingo. A iniciativa é uma coorganização da CMC e da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), que hoje foi apresentada em conferência de imprensa, realizada no Museu da Água. A exposição, no Parque Manuel Braga, do troleicarro mais antigo de Coimbra [ente 3 e 12 de junho, durante a Feira Cultural de…
Os serviços de limpeza de Coimbra recolheram 35 toneladas de resíduos provocados pelo cortejo da Queima das Fitas, que decorreu na tarde de domingo, informou ontem o município. A operação envolveu 69 trabalhadores e 24 meios mecânicos, disse o vereador do Ambiente da Câmara de Coimbra, Carlos Cidade, que falava durante a sessão do executivo municipal. Esta quantidade de resíduos representa mais do dobro do volume de lixo resultante da edição de 2015 do desfile dos estudantes de Coimbra. Na altura, foram deixadas nas ruas…
Após a realização da serenata da Queima das Fitas, os trabalhadores e colaboradores da Câmara Municipal de Coimbra tinham uma enorme tarefa de limpeza pela frente que desempenharam com empenho e eficiência. Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver…
A Câmara Municipal de Coimbra prepara-se para introduzir melhorias significativas no Canil Municipal, capazes de aumentar o bem-estar dos animais que ali se encontram recolhidos e de melhorar as condições de trabalho dos funcionários. O projeto de execução, que aponta para um custo de obra de 34.044 euros, será apreciado e votado na reunião do executivo do próximo dia 21 de abril. No geral, o conjunto de beneficiações irá renovar as instalações do Canil Municipal de Coimbra, dotando-o de melhores condições de ventilação – essenciais…
Reunião da Audiência Final da Zona de Intervenção Florestas, dia 29 de setembro de 1016, pelas 18h30 na Junta de Freguesia de Ceira. Consulta Pública. Reunião com Produtores e/ou Proprietários Florestais das freguesias de União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Torres do Mondego, Ceira, Santo António dos Olivais e União de Freguesias de Coimbra do Concelho de Coimbra.
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) instalou 15 novos pontos de recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU) para utilização por parte de pequenos produtores.
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, recentemente, adjudicar à empresa Suma – Serviços Urbanos e Meio Ambiente SA a aquisição de serviços de recolha e transporte de resíduos e limpeza pelo valor total de 1.267.662,01 euros. O serviço será desempenhado na zona sul do concelho de Coimbra, na Baixa, Alta, em Celas e na Conchada. A proposta de adjudicação a esta empresa foi aprovada na reunião do executivo municipal de 17 de agosto de 2015.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, anunciou, no dia 20 de julho, durante a reunião quinzenal do Executivo, que o Tribunal Central Administrativo do Norte deu razão ao Município no recurso que apresentou em relação a uma decisão de primeira instância sobre a adjudicação da empreitada "da Alta à Baixa pelo Botânico", atualmente em curso.
Por razões de segurança e proteção das margens do Rio Mondego, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá proceder, amanhã e quarta-feira, ao corte de choupos, na Avenida Aeminium, no troço entre o Açude Ponte e a Estação Nova. Esta operação obrigará a fechar este troço ao trânsito, nos dois sentidos e nos dias referidos, no período entre as 9h30 e as 12h30.
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC), em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), comemora, no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente, com atividades, no Jardim da Sereia, entre as 9h30 e as 17h00. Pretende-se, através do contacto com o cidadão, promover a sensibilização ambiental junto do público em geral e, mais especificamente, perante alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Os organizadores da conferência Vehicle Power and Propulsion (VPPC) e o vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, concretizaram hoje a ação Carbon Care, no Parque Verde do Mondego, que consistiu na plantação de 17 árvores.
Vidro foi alvo de recolha seletiva O cortejo da Queima das Fitas de Coimbra, que desfilou na tarde do passado domingo, deixou cerca de 20 toneladas de resíduos sólidos nas ruas da cidade, disse ontem o vereador da Câmara Carlos Cidade. “Embora o apuramento definitivo só seja conhecido hoje à noite, já é possível concluir que, após o cortejo de ontem [domingo], foram recolhidas cerca de vinte toneladas de resíduos”, revelou o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, Parques e Jardins.
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) possui um reservatório, nas oficinas do Algar, Carvalhais de Baixo, para receção e acondicionamento de óleos lubrificantes usados, produzidos por pequenos produtores.
A Câmara Municipal de Coimbra iniciou, dia 28 de outubro, o plano de plantação de arbustos no separador central da Av. Emídio Navarro. Já na rotunda construída recentemente pela autarquia e situada entre a Av. Emídio Navarro e a Av. da Lousã/rua do Brasil, a plantação de relvado já se iniciou há alguns dias. A intervenção nestes dois pontos representa um investimento total muito próximo dos 25.000 euros (valor com IVA incluído).