bem vindo

Fundada em Dezembro de 1922, a BMC presta um serviço de leitura pública concelhia através de uma rede de bibliotecas anexas (Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, Ribeira de Frades e S. João do Campo) e de uma biblioteca itinerante (Bibliomóvel).

É beneficiária do Depósito Legal desde 1931 e, ao longo da sua existência, foram sendo incorporados importantes espólios de personalidades e instituições conimbricenses, tais como as bibliotecas da Revista Vértice e da Associação dos Artistas de Coimbra, ou os espólios de António Augusto Gonçalves, Afonso Duarte e Manuel da Silva Gaio, entre outros.

Conta actualmente com uma vasta colecção constituída por mais de 520.000 monografias, cerca de 30.000 títulos de publicações periódicas e de 6.000 documentos audiovisuais em permanente actualização, bem como um rico acervo fotográfico de temática predominantemente coimbrã, de onde se distingue o espólio do fotógrafo Formidável.

É de salientar o fundo de história coimbrã constituído por um vasto e rico acervo documental que é disponibilizado para consulta local, através do Gabinete de História da Cidade.

 


A Biblioteca Municipal de Coimbra dispõe de um núcleo em Braille e livros áudio para empréstimo gratuito a pessoas deficientes visuais ou com problemas de visão.

Com o objectivo permanente de promover hábitos de leitura facilitando o acesso ao livro e à informação, a Biblioteca Municipal disponibiliza um Serviço de Referência que presta um atendimento personalizado ao leitor, sendo de salientar a possibilidade de renovação de empréstimo de livros, cds áudio e filmes vídeo (VHS e DVD) através de correio electrónico.

Todos os documentos entrados na Biblioteca Municipal a partir de 1992 são pesquisáveis na base de dados bibliográficos informatizada.

© 2007  BMC  -  Todos os Direitos Reservados 
início | ligações | contactos | mapa do site